sábado, 13 de agosto de 2011

Preparados para a Batalha

Perante as exibições que o FC Porto tem demonstrado é caso para afirmar que os jogadores estão preparados para a Batalha que amanhã se inicia.

Com uma preparação sempre com muitas ausências e com a chegada dos principais jogadores a conta gotas o FC Porto demonstrou já um ritmo muito interessante para além de mostrar já a interligação dos sectores tal como fez durante a época passada.

E no passado domingo foi possível observar que ainda com várias ausências o FC Porto que se apresentou foi suficiente para conquistar mais um troféu frente a este Vitória de Guimarães.

Pelo que foi possível observar, este Vitória está em construção e será bem mais forte durante a época do que foi neste jogo. Defensivamente possuem algumas lacunas para os objectivos que se propõem e no sector atacante ainda não têm todos os jogadores disponíveis. Também é verdade que o FC Porto que se apresentou em Aveiro será muito mais forte, quer pela integração dos jogadores que chegaram mais tarde, quer pela natural evolução que todas as equipas terão.

Mas o jogo de amanhã será totalmente diferente. Primeiro o Vitória joga em casa, que face ao ambiente que é conhecido será claramente uma motivação adicional para a equipa da casa. Depois há a vontade de quererem mostrar que os dois últimos desaires não se repetirão. Por último, é o primeiro jogo do campeonato e é sempre muito importante começar bem.

Mas nesta perspectiva existe também muitos factores de motivação para o FC Porto.

Começar bem e com uma vitória frente a um dos mais fortes adversários e sabendo já à partida que um dos rivais escorregou em Barcelos motiva qualquer equipa que pretende mostrar que são os favoritos para a reconquista do título de campeão nacional.

O FC Porto iniciou a semana de preparação com a integração de Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez, que chegaram mais tarde depois da brilhante vitória do Uruguai na Copa América. Esta semana permitiu igualmente que Guarin e Falcão subissem mais alguns degraus na preparação, uma vez que apenas contam com 2 semanas de treino.

Aos poucos e poucos o FC Porto conta com todos os seus jogadores com excepção de James Rodriguez e Iturbe no Mundial de Sub-20, Alex Sandro que estará em Portugal no inicio da próxima semana, ainda que venha lesionado, e por fim Danilo que só integrará o plantel em Dezembro.

Alheio às noticias diárias que dão conta da saída de Rolando, Alvaro Pereira, Fernando, Guarin e Falcão o FC Porto preparou este primeiro jogo integrando já na primeira convocatória para a Liga todos estes jogadores com excepção de Fernando.

E se a ausência de Fernando pode levantar rumores de uma possível saída também deveria ser perceptível que na convocatória estão 5 médios e Souza, que fez o inicio da pré-época com Fernando, já mostrou que está bem acima e que merece esta oportunidade que está a ter.

Vítor Pereira optou e bem por manter a ultima convocatória com a excepção da saída de Sereno e a chamada de Alvaro Pereira. É neste momento o grupo de 18 jogadores que reúnem as melhores condições para actuar no momento.

Lista de convocados: Bracali, Helton, Alvaro Pereira, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando, Sapunaru, Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael, Souza, Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.

E se Vítor Pereira apenas mexeu apenas em uma unidade na convocatória é previsível que, no máximo, também o faça na equipa inicial.

No sector defensivo, e mantendo a mesma coerência, Maicon deverá manter-se a titular tal como os restantes que surgiram em Aveiro. No meio campo a dúvida está no jogador que jogará ao lado de Moutinho, ou Ruben Micael ou Belluschi, dependendo aqui da avaliação física de Ruben Micael, pois Belluschi tem menos tempo de preparação. No ataque, é certo que Hulk e Varela estarão no onze inicial, quanto ao 3º avançado poderá ser aqui a surpresa de Vítor Pereira, optando por um tridente mais móvel com Djalma, em detrimento do sistema apresentado em Aveiro com Kléber. Esta opção poderá surpreender o Vitória de Guimarães que estará à espera de um esquema de jogo que inclua um jogador de área. Certo é que Falcão continuará no banco.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Maicon e Rolando, Souza, Moutinho e Ruben Micael, Hulk, Varela e Kléber.

Antevisão de Vítor Pereira



Muitas expectativas do lado dos adeptos do FC Porto, depois da conquista do 70º título da história do clube. Pretendem agora que a equipa inicie a Liga com uma vitória e assim embale para mais uma época de sucessos.

A todos os portistas que possam estar em Guimarães apoiem a nossa equipa do inicio ao fim. Este grupo já mostrou, no pouco tempo desta época, que estão motivados e com qualidade para alcançar os objectivos.

Última nota para a equipa de arbitragem, sobretudo para o árbitro Olegário Benquerença. Que não faça a exibições desastrosas que fez o ano passado e que passe ao lado do jogo, pois nem ele nem nenhum outro árbitro deverão ser a figura do jogo. João Ferreira não deu ontem o exemplo, que seja Olegário Benquerença a dar.

O jogo está marcado para as 19:00 de domingo e terá transmissão na Sporttv1.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

O FC Porto abre o campeonato num terreno, onde na época passada perdeu 2 pontos depois de estar a vencer.

Trata-se de um adversário complicado, que nunca desiste enquanto lhe é possível lutar pelo resultado.

É equipa bem orientada, que se reforçou bem, e que apresenta um bom futebol.

Portanto ao FC Porto cabe encarar o jogo com a seriedade devida, e lutar pela vitória, que acredito que conquistaremos.

Somos melhores, mas temos de ser sérios.
É importante entrar no campeonato a vencer, pois são as vitórias que moralizam e fazem com que as equipas maturem.

Espera-se bastante apoio azul e branco em Guimarães e um grande espectáculo de futebol.

Desejo que o Sr. Olegário Benquerença seja sério, e que faça uma arbitragem que honre a valia dos dois emblemas.

Um bom fim de semana,

Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Perante o fervilhar de entradas e saídas, com tudo o que isso implica no espírito de um profissional, este jogo de Guimarães é também, por isso, muito importante. Ganhar e arrancar na frente e marcar o rumo, é uma tarefa difícil, mas ao nosso alcance.

Um abraço