sábado, 20 de agosto de 2011

Valeu Hulk que em plena época de caça "matou" o galo!

Diante do Gil Vicente, moralizado, após o empate na jornada inaugural, o FC Porto conquistou uma vitória difícil.

Estávamos avisados para a qualidade do onze de Barcelos, nomeadamente Hugo Vieira, mas Sapuranu completamente a "dormir", com um perda de bola infantil permite que o gilista se isole, obrigando Otamendi a cometer falta para grande penalidade, que lhe poderia também ter custado a expulsão. O Gil Vicente chegou assim à vantagem logo aos 3 minutos.

Os cerca de 44 mil no Dragão, após a conversão da grande penalidade, em constante apoio, empurraram uma equipa nervosa, trapalhona, e incapaz de criar oportunidades de golo, para a reviravolta no marcador ainda na primeira parte.

Primeiro de penálti, a punir uma falta sobre Hulk e depois de canto, com o incrível a colocar com conta peso e medida a bola na cabeça de Sapunaru que não perdoou.

Após a reviravolta no marcador, pensei que o FC Porto fosse acordar para o jogo, mas não, continuavam os disparates, o nervosismo, e o Gil Vicente criou pelo menos duas oportunidades para levar o jogo empatado para o intervalo.

Na segunda parte, foi mais do mesmo, e só Hulk tranquilizou as bancadas ao fuzilar de livre a baliza gilista.

Até ao apito final, foi um jogo entediante, que só Djalma e Belluschi sacudiram.

Quanto à performance dos jogadores, os mais lúcidos foram claramente Helton, que tentava motivar os 4 da sua frente, e Hulk o melhor em campo. Nota de realce também para Otamendi.

Hulk mesmo sem efectuar um jogo brilhante lutou, empurrou a equipa para a frente e criou os escassos lances de perigo a partir de com cruzamentos ou passes para o miolo da área.

O incrível já leva 3 golos marcados na liga, indiciando mais uma época em excelente nível.

Fucile não está na melhor forma, e por conseguinte falta-lhe a agressividade quer a defender quer a atacar, foi melhorando ao longo do jogo.

Sapunaru cometeu o citado erro que permitiu ao Gil Vicente chegar à vantagem, mas redimiu-se ao de cabeça empatar o jogo 6 minutos depois.

Rolando ontem esteve muito apático, e não acertou na marcação a Hugo Vieira.

Otamendi foi o mais lúcido da defesa, até na hora de ser o único a correr para varrer Hugo Vieira no lance do penalti. Este argentino é um líder na defesa, e muito rápido nas antecipações, cortou inúmeras investidas gilistas.

Souza começou trapalhão, mas com o decorrer do jogo foi ganhando confiança e fez um jogo tranquilo. Mas continuo convicto que não é solução para o nosso meio campo.

Guarin ainda não está na melhor forma física, e não ajudou os seus parceiros de meio campo a defender. Valeram os 2 remates perigosos que efectuou.

Moutinho também não está na sua melhor forma, e ontem no meio da trapalhice que estava instalada no meio campo azul e branco, foi o mais lúcido.
Moutinho mesmo não estando bem,  luta, corre, faz carrinhos, e tenta carregar a equipa para a frente.

Kléber depois de ver afastado o fantasma Falcao, pensei que ontem iria dar uma resposta positiva, mas não.
O Brasileiro andou sempre muito longe da sua área de acção e só dei conta da sua presença em campo aquando do cabeceamento que quase deu golo.

Varela não está bem, mas sejamos justos com ele, os homens do apito da bancada têm de ter mais paciência.
Não é assobiando que o motivam. Varela apesar de estar menos bem, ontem a par de Hulk, ainda era um dos que partia sempre para cima dos adversários, nem sempre correndo bem é certo, mas criando alguns dos escassos lances de perigo. Sofreu um lance passível de grande penalidade que não foi assinalado (clica para visualizar).

Belluschi entrou mais pro-activo no jogo, espevitando-o. Teve uma boa oportunidade para marcar e esteve bem na combinação com Djalma que poderia ter marcado num grande remate à entrada da área.

Djalma entrou bem em jogo, dando velocidade à ala e criando alguns lances perigo. esteve perto de marcar.

Walter entrou trapalhão, atropelou adversários e falhou um golo fácil.

Dragão Azul TV



Resumindo, após a semana conturbada com as saídas de Falcao e Ruben, e do alegado interesse em Moutinho e Alvaro, a equipa ressentiu-se, entrando nervosa e trapalhona.
Valeu Hulk que em plena época de caça "matou" o galo com aquele balázio de livre que tranquilizou as bancadas e companheiros de equipa.

Nota de realce para o muito público que marcou presença no Dragão, e que após o penalti foi importante no empurrar da equipa para a reviravolta, embora fossem escusados os assobios a Varela.

Galeria de fotos do jogo


(Clique na imagem para entrar)

Temos de melhorar em termos mentais, e para tal é necessário que o mais rapidamente possível esteja definido o plantel 2011/2012.

Na próxima sexta-feira diante do Barcelona, não podemos ter a atitude de ontem sob pena de sermos cilindrados

Post Scriptum:

Excelente e inteligente a resposta do nosso treinador Vítor Pereira ao analfabronco de cabelo à Roberto Leal.
Começou o choradinho ... o João "Pode Ser" amuou e só apita jogos do Benfica.

Boa semana
Paulo

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

As equipas crescem a ganhar.

Mesmo quando, como foi o caso de hoje, a exibição ficou muito abaixo dos mínimos que se exigem e se esperam, de uma equipa com as responsabilidades da equipa portista.
Entrando trapalhão, complicativo, errando e perdendo a bola em fase de transição, o que que deixava a equipa desequilibrada e à mercê dos contra-ataques de um Gil Vicente atrevido e a jogar bem, o F.C.Porto onde há gente que parece jogar com o telemóvel no bolso, ficou cedo a perder e mesmo depois de dar a volta, Hulk de penalty e Sapunaru em canto de Hulk, nunca foi mandão, nunca controlou e se foi para o intervalo a ganhar, foi porque a equipa de Barcelos desperdiçou, pelo menos um golo feito.
Na etapa complementar a equipa de Vítor Pereira melhorou, mas não muito.

Apesar de ter conseguido o 3-1 cedo e com essa vantagem, poder gerir de outra forma o jogo, voltamos a não encontrar as melhores soluções, a perder bolas fáceis, a ser poucos esclarecidos e discernidos na construção e se de vez em quando colocavamos o Gil em situações de perigo, era sempre através de Hulk, que mesmo não estando ainda na melhor condição física, é o único capaz de dar safanões no jogo e deixar as defesas em pânico.
Ganhamos e como disse no título do post, as equipas crescem a ganhar e nesta altura, em que as indefinições ainda são muitas, ainda não há conjunto, boa ocupação dos espaços, preenchimentos correctos entre linhas e boa condição física, conquistar os três pontos é fundamental. Permite encarar o futuro com alguma tranquilidade, até porque o próximo jogo para o campeonato, não me canso de dizer, o principal objectivo da época, já é em Setembro e aí quem cá fica, de boa ou má cara, já sabe que tem de dar o litro e ter a "tola" no lugar, caso contrário tem dois prejuízos: não joga, se não joga não brilha e sem brilho, nem ao F.C.Porto interessa.

O melhor e decisivo, foi Hulk. Dois golos e uma assistência, numa exibição boa, apesar e como referi, o Incrível ainda não estar na planitude da sua condição física.
Os mais fraquinhos, foram Sapunaru, apesar do golo e porque cometeu vários erros primários e Varela, que teve variadíssimas situações de um para um, nunca desequilibrou e nas poucas vezes que o conseguiu, o cruzamento saiu quase sempre mal.
Que se passa com o Drogba da Caparica?

Notas finais:
Cerca de 44 mil espectadores, uma excelente moldura humana e que nunca regateou apoio.

Ao ouvir o treinador do Gil Vicente, depois do que ouvi de Manuel Machado e do bronco que treina o Benfica - tem direito a um capítulo à parte -, fiquei com uma certeza: é permitido derrubar jogadores dentro da área... Até ao dia que um árbitro não marcar um lance desses a favor dos citados, aí o discurso vai mudar, ai se não vai!

Disseram a um bronco para falar do penalty marcado a favor do F.C.Porto no domingo passado. O bronco falou, mas como bronco é bronco ou entra mosca ou sai asneira. Saiu asneira e o bronco, ao querer tocar no mérito da vitória portista, teve a resposta, forte, contundente, onde mais lhe toca, no ego. Vítor Pereira lembrou ao bronco que o F.C.Porto ganhou com um penalty que só ele e o amigo Machado não viram, mas em contrapartida o clube que o bronco treina, empatou um jogo que devia ter perdido se João Ferreira e o Ferrari tivessem, como deviam, ter invalidado o primeiro golo do clube do regime, obtido em fora-de-jogo. Mais, ao dizer que o bronco quando ganha o mérito é dele, mas quando perde as derrotas são dos jogadores, o treinador do Campeão passou a mensagem que é clara, conhecida de todos e a razão pela qual o clube da freguesia de Benfica teve de fazer uma limpeza no balneário: a grande maioria dos jogadores já não podiam olhar para a cara do mister chiclete.

Abraço

P. Ungaro disse...

Boas,

O jogo não foi um primor futebolistico, a equipa ainda está "perra", não podemos esquecer que estamos a começar e com os jogos o entrosamento vai acontecer e a qualidade do futebol tambem.
O que realmente interessa são 2 jogos 6 pontos !!!

Um abraço e bom fim de semana

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Ana Andrade disse...

Boas,
O jogo não foi fácil, tal como eu esperava. E não foi fácil porque o Gil Vicente tem uma boa equipa, que vinha super motivada. Para além disso o FC Porto jogou o primeiro tempo numa ansiedade que não ajudou nada. Terá essa ansiedade alguma coisa a ver com a saída de Falcao? Não sei, talvez sim, talvez não, o que eu sei é que na próxima semana os jogadores não podem facilitar, a defesa tem de estar concentrada, porque o Barça não brinca em serviço. Mas isso fica para depois, agora este jogo. Foi mais uma vitória, mas sem brilho quase nenhum. O segundo tempo foi um pouco melhor que o primeiro, e por isso gostei um pouco mais da segunda parte que da primeira. Acredito que o FC Porto vai estabilizar com o fecho do mercado e que nessa altura as ideias do treinador já vão ser postas em prática. Mais uma vez o melhor foi o resultado e a consequente soma dos três pontos.

Notas:
Bem Hulk, o Brasileiro marcou dois golos e mais uma vez, na minha opinião, levou a equipa às costas.

Não tão bem Varela, precisa de estar mais concentrado.

Muito bem o público do Dragão a apoiar sempre a equipa, mesmo com um jogo fraquinho.

Muito bem Vítor Pereira na resposta a Jorge Jesus!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

Gaspar Lança disse...

Não seria um jogo fácil e a equipa de Barcelos confirmou isso logo nos primeiros minutos. Tinha a lição bem estudada e as posições acertadas, mas conseguimos mais uma vez contrariar e ultrapassar as oposições e acabámos por sair do Dragão com um resultado positivo, apesar de uma exibição algo murcha - onde apesar de tudo já se notaram melhorias, especialmente na segunda parte.

Agora resta-nos continuar a trabalhar e preparar da melhor maneira o jogo com o Bercelona.

Um abraço