sábado, 17 de setembro de 2011

Aqui já fomos felizes…


E desde então que o FC Porto só tem ganho com excepção da Supertaça Europeia onde defrontámos a mais forte equipa do mundo. Ou seja, 7 jogos oficiais esta época, 6 vitórias, 1 derrota e um título conquistado. Nada mau…

O adversário de amanhã é o Feirense, equipa que regressou este ano ao confronto entre os grandes. Com muitos desconhecidos dos adeptos de futebol, o Feirense tem tido um inicio de época um pouco irregular fruto da inexperiência de 1ª Liga de muitos dos jogadores que formam o plantel. Ainda assim o Feirense conta com 5 pontos, os mesmos que o candidato ao título Sporting!

Nestes primeiros 4 jogos destaque claro para a viagem até Lisboa onde defrontaram o Benfica, perdendo por 3-1, mas enervando e muito o adversário, ao ponto de até o árbitro do jogo ter cometido lapsos a mais contra a equipa do Norte. O Feirense é das equipas que menos golos marcaram (apenas 3), mas curiosamente é das equipas que menos golos têm sofrido (apenas 4), o que denota alguma timidez da equipa em arriscar.
Será interessante ver a atitude desta equipa frente ao FC Porto, sobretudo quando União Leiria e Setúbal adoptaram estratégias opostas e foram ambas derrotas pela mesma diferença de golos. Mas é previsível que o Feirense adopte a mesma estratégia até aqui e que coloque muitas dificuldades ao FC Porto, tal como o Vitória de Setúbal o fez na primeira metade do jogo.

Do lado do FC Porto esta semana confirmou que as pequenas mazelas e esforços adicionais de Alvaro Pereira e Hulk irão impedir de ambos estarem à disposição de Vítor Pereira. Mas nem tudo são más noticias. Sapunaru está recuperado e foi convocado, tal como Guarin e Walter que voltam às opções. De saudar o regresso de Guarin, opção nos primeiros jogos da época.
Aliás, Vítor Pereira convocou 19 jogadores o que pode significar que um deles possa não estar nas melhores condições.

Quem voltou a ficar de fora foi Iturbe. Tal como Maicon, foram os únicos que por opção não fazem parte desta convocatória. Relativamente a Maicon percebe-se a gestão dos 4 centrais do plantel, no caso de Iturbe, e quando Hulk ficou fora da convocatória não se entende para quando este jovem promessa terá uma oportunidade de alguns minutos. Este jogo penso que faria sentido a integração de Iturbe, mas assim não entendeu Vítor Pereira. Há que referir, ainda a propósito de Iturbe que este jogador tem idade para jogar nos juniores o que, comparativamente com Anderson, quando veio para o FC Porto, poderia estar a rodar e a ambientar-se ao futebol europeu.


Lista de convocados: Helton, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

O FC Porto vai cumprir o 4º jogo deste ciclo apertado de 7 jogos, entre Liga e Champions. Até agora todos eles resultaram em vitórias e amanhã espera-se, com maior ou menor dificuldade o mesmo desfecho. É claro a diferença de qualidade entre as equipas mas também é um facto que por vezes, depois de um jogo na Europa o confronto com uma equipa menos forte pode dar asneira, dado os níveis de confiança estarem acima da concentração.

E o melhor exemplo que o FC Porto deve ter em mente é o fantástico campeonato realizado a época passada, onde a concentração nestes jogos, com equipas teoricamente mais acessíveis resultou em vitórias, com excepção do penúltimo jogo do campeonato onde o FC Porto escorregou com o Paços de Ferreira.

Portanto, deve ser este o espírito, encarar este jogo com a mesma importância que o ultimo jogo com o Shakthar, não porque depois do Feirense vem o Benfica, mas porque é mais um jogo na longa época que teremos pela frente e que queremos, mais uma vez, acabar na frente.

Mesmo com as ausências de Alvaro Pereira e Hulk, Vítor Pereira não deverá mexer na estrutura da equipa, mantendo a mesma estratégia que tem vindo a utilizar e que tem sido ultimamente alterada sobretudo na dinâmica do meio campo.

E neste jogo poderá ser mesmo essa a única alteração de inicio face aos últimos jogos. É muito provável que Vítor Pereira aposte de inicio no tal meio campo dinâmico, mais agressivo do ponto de vista ofensivo. Como tal, nem Fernando nem Souza deverão jogar de inicio, dando o lugar de médio com características mais defensivas a Defour ou mesmo Guarin.

Face à previsível dificuldade que o FC Porto terá em penetrar na defensiva do Feirense é provável que a escolha recaía desta vez por Guarin, tirando o FC Porto partido de um jogador agressivo a defender e a atacar e perigoso nos remates à baliza contrária.

Curiosidade também para saber quem será o substituto de Hulk lá na frente. Os candidatos são Varela, Cristian Rodriguez e Djalma. Varela foi opção nos primeiros jogos da época, mas tem vindo a descer de produção. Djalma, tem sido aposta irregular mas sempre que foi chamado nunca acrescentou nada de novo ao jogo. E Cristian Rodriguez tem-se pautado pela entrega e agressividade nos minutos que tem feito esta época, sendo provavelmente a opção mais natural para este jogo, contudo, sabendo que James produz mais na esquerda e que Cristian Rodriguez também, Vitor Pereira poderá dar mais uma nova oportunidade a Varela, equilibrando o sector ofensivo com opções mais fortes em cada uma das alas.

Equipa Provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Otamendi e Rolando, Moutinho, Guarin e Belluschi, James, Varela e Kléber.

Face à hora que o jogo está marcado é provável que o FC Porto conte com muitos adeptos, mais uma vez, em Aveiro. É por vezes nestes jogos que a massa adepta deve marcar presença para que os jogadores sintam o verdadeiro entusiasmo dos adeptos, pois nos jogos grandes é normal a presença massiva em apoio à equipa.

O jogo está marcado para as 18:15 e terá transmissão na TVI, o que é sempre interessante do ponto de vista da mediocridade dos comentários e análise!

Força Porto.
Ricardo Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã vamos defrontar um adversário que está moralizado após uma vitória no difícil reduto da Olhanense na última jornada.

Trata-se de uma equipa jovem, irreverente, com jogadores de qualidade, tais como Ludovic, Jonathan, Rabiola etc.

Apenas perdeu esta época no "salão de festas" da forma que todos vimos.

Ao Porto cabe encarar o jogo com uma atitude séria e lutar pelos 3 pontos desde o apito inicial.

Espera-se muito público da região a apoiar a nossa equipa, para alcançar mais uma vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Mery disse...

Olá, boa sorte para o Porto e toda a sua torcida...e me incluo nessa massa também.
Aqui no Brasil eu torço pelo Vasco da Gama que é o time que tem mais torcedores portugueses, e está muito bem, é vice líder do campeonato brasileiro.
Ah, gosto também do meu Botafogo, onde o Garrincha começou a carreira dele, eu sou uma fã de futebol, herdei isso do meu pai.
Sorte e sucesso pra vocês,muitos beijos da Mery.

dragao vila pouca disse...

Antes de receber o clube do regime, na próxima sexta-feira, o F.C.Porto tem uma viagem curta até Aveiro, casa emprestada do C.D.Feirense, para defrontar a equipa de S.M. da Feira, em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga Zon Sagres. Se todos os jogos são importantes, há uns mais importantes que outros. É o caso deste. Não porque porque a equipa da Feira seja um adversário poderoso, o ambiente complicado, não, nada disso - embora pequenos a ganharem aos favoritos, sejam o pão nosso de cada dia -, mas por duas razões diferentes: uma, como somos melhores, claramente favoritos, podemos ter tendência a relaxar, acreditar em facilidades, deixar correr o tempo, na certeza que mais tarde ou mais cedo ganharemos e às vezes as surpresas acontecem; a outra razão porque o jogo é muito importante, é porque antecede o jogo contra o clube do regime e se queremos chegar a essa partida na frente, mas isolados, só o conseguiremos, se conquistarmos os três pontos. Assim, é necessário um Porto forte, concentrado, disponível, com o espírito correcto, encarando com respeito, um adversário que não tem nada a perder. Se fizermos isso, com mais ou menos dificuldades, ganharemos, manteremos a vantagem e encararemos o jogo da próxima sexta-feita com toda a tranquilidade e confiança.
Também porque antecede o jogo frente aos vermelhos, nada de protestos, reacções a entradas mais fortes, marcações mais apertadas, provocações de qualquer tipo, etc. Comer e calar, tem de ser o lema.

Abraço

TertúliaPortista disse...

Oi amigo, esperamos m,ais uma vitória, pois ganhar é sempre bom.
Saudações Portistas
Muito sucesso!
Melhores cumprimentos
http://tertuliaportista.blogspot.com/