sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Basquetebol * FC Porto perde no jogo de apresentação

Publicado em fcporto.pt e jornal "O Jogo"

O FC Porto Ferpinta perdeu esta quinta-feira com o Obradoiro (79-87), no Dragão Caixa, em jogo de apresentação dos portistas aos sócios. Apesar da derrota, os azuis e brancos discutiram a partida frente a uma equipa do principal campeonato espanhol, tendo estado mesmo a vencer a menos de dois minutos do fim. Ao intervalo, o FC Porto também liderava, por um ponto (44-43).

Depois de um início mais forte do Obradoiro, os Dragões fizeram um óptimo segundo período, encaixando defensivamente no adversário, o que lhes permitiu passar para a frente do marcador. O encontro manteve-se equilibrado até ao último minuto, já que o FC Porto vencia por três pontos a 1:40 minutos do final. Em resumo, os portistas mostraram-se prontos para competir oficialmente, o que acontece já este fim-de-semana, no Troféu António Pratas (Barcelos e Guimarães são os adversários, no sábado e no domingo).

Em termos individuais, destacam-se os números de Carlos Andrade (19 pontos e 5 ressaltos), João Santos (15 pontos e 3 ressaltos, 3 triplos em 4 tentativas) e Greg Stempin (17 pontos e 5 ressaltos). Marcaram ainda Reginald Jackson (9), Miguel Miranda (8), Nuno Marçal (7), Anthony Hill (2) e Miguel Maria (2).

Como jogaram os reforços

Jackson Jr.
O base norte-americano de 1,80m e 27 anos estreou-se no cinco inicial da equipa portista. Reginald Jackson Jr. mostrou-se mais activo nas penetrações do que Sean Ogirri e ao longo dos cerca de 28 minutos somou nove pontos, um ressalto e quatro assistências.

Anthony Hill
O poste oriundo do Milwaukee Panthers mostrou mais dificuldades no entrosamento, mas relembre-se que o americano de 2,01m chegou ao Porto mais tarde que Jackson Jr. Na estreia jogou cerca de 13 minutos, tendo registado dois pontos e um ressalto.

Na sala de imprensa, Moncho López mostrou-se agradado com a equipa:
“Estou muito satisfeito com a imagem que transmitimos, contra uma equipa de altíssima qualidade. Temos de gerir melhor alguns momentos do jogo, mas o mais importante foi conseguir contrariar uma equipa do segundo melhor campeonato do mundo. Estou contente com a nossa resposta”.

O técnico criticou ainda a calendarização das competições oficiais:

“Não acredito no sorteio do Troféu António Pratas, voltamos a jogar sempre fora. Este é um troféu que, quando o ganhamos, não tem importância, mas quando perdemos ganha um enorme relevo”.

Extremo portista João Soares pára devido a operação

O extremo portista João Soares vai parar de mês e meio a dois meses devido a uma operação na mão direita. O jogador lesionou-se e só a intervenção cirúrgica resolvia o problema, ficando agora sujeito a um longo período de recuperação, devendo voltar à competição apenas em Dezembro.

O FC Porto joga amanhã em Barcelos, pelas 17h30, em jogo a contar para o Troféu António Pratas, prova que marca o início da época. Contudo, os portistas mostraram já estar a pensar na conquista da Supertaça, na próxima quarta-feira, frente ao CAB Madeira, em Vagos, pelas 17h30.

Troféu António Pratas faz as honras da nova época

A temporada 2011/12 do basquetebol português começa esta noite com a primeira jornada das eliminatórias do Troféu António Pratas, prova que reúne as 12 equipas da Liga, divididas em quatro grupos. A abrir no Grupo Norte, Guimarães (vencedor em 2009/10) e Barcelos medem forças, enquanto o FC Porto, vencedor na época passada, apenas entra em acção amanhã. A Centro-Norte, defrontam-se Ovarense e CAB Madeira, duas equipas que não perderam na fase de preparação da nova época. No conjunto Centro-Sul, Académica e Ginásio protagonizam mais um dérbi , enquanto, a Sul, o Benfica recebe o campeão da última Proliga, o Terceira Basket. Os vencedores de cada grupo garantem a presença na fase final, marcada para o próximo fim-de-semana.

Entretanto o CAB Madeira, equipa que devia esta sexta-feira defrontar a Ovarense na 1.ª jornada do Grupo Centro-Norte, do Troféu António Pratas, informou a Federação Portuguesa de Basquetebol que desistiu da competição.

Os responsáveis da equipa madeirense alegam “questões administrativas” para justificar a ausência na 1.ª competição oficial da temporada.

No entanto, o CAB Madeira garantiu a presença, quarta-feira, em Vagos, para disputar a Supertaça, jogo no qual irá defrontar o campeão nacional, FC Porto.

Eliminatórias

Hoje
Guimarães-Barcelos 21h30
Ovarense-CAB Madeira ????? 21h00
Académica-Ginásio 21h00
Benfica-Terceira Basket 21h00

Amanhã
Barcelos-FC Porto 17h30
Sampaense-CAB Madeira ????? 17h00
Ginásio-Lusitânia 17h00
Barreirense-Terceira Basket 16h00

Domingo
Guimarães-FC Porto 17h00
Ovarense-Sampaense 17h00
Académica-Luistânia 16h00
Benfica-Barreirense 17h00

Sem comentários: