domingo, 4 de setembro de 2011

FC Porto falha acesso à EHF Champions League

Mais um ano, e pelo terceiro consecutivo falhamos o acesso à fase de grupos da EHF Champions League, e para não variar mais uma vez com o "dedo" de uma equipa de arbitragem nórdica (suecos) que nos prejudicou ao exagerar na expulsão de Tiago Rocha,  consecutivas exclusões de 2 minutos, livres por assinalar etc. 
Já no ano passado assim foi. 
Não há árbitros de outras nacionalidades para apitar?!? 
Os nossos rapazes mereciam o acesso à fase de grupos, mas não bastando os árbitros a prejudicar, ainda temos o azar das lesões.  
Temos orgulho em vocês porque mais uma vez honraram o emblema!



FC Porto 26 - Partizan de Belgrado 33

O FC Porto Vitalis, comandado por Ljubomir Obradovic, alinhou e marcou da seguinte forma: 
Hugo Laurentino (g.r.), Wilson Davyes (1), Filipe Mota (3), Tiago Rocha (2), Dario Andrade (2), Ricardo Moreira (10) e Pedro Spínola. 
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Ricardo Pesqueira (2), Gilberto Duarte (5), Eduardo Filipe (1), Ricardo Costa e Nenad Malencic.
Resultado ao intervalo: 14 - 17

O FC Porto Vitalis falhou este domingo o acesso à Liga dos Campeões, ao ser derrotado (26-33) pelos sérvios do Partizan de Belgrado. No encontro decisivo do grupo 1 de qualificação para a prova, os Dragões enfrentaram um rival que cometeu poucos erros e foram ainda penalizados pela expulsão de Tiago Rocha.

A derrota do FC Porto explica-se, em grande parte, pelo elevado número de falhas técnicas (21, nove delas na primeira parte, contra oito do adversário), pelas dificuldades sentidas na exploração do contra-ataque, pela expulsão de Tiago Rocha, algumas decisões duvidosas da equipa de arbitragem e pela infelicidade da lesão de Wilson Davyes, que ontem foi um dos jogadores mais influentes na vitória diante do Tatran Presov . 

Com uma entrada em jogo desastrada, que permitiu aos sérvios três golos de vantagem (3-0), o FC Porto foi aos poucos reduzindo a diferença e depois de empatar aos 9-9, passou para a frente aos 11-10. 

Aos 27 minutos, o FC Porto ficou sem Tiago Rocha, remetido para a bancada por uma alegada agressão a Ivan Dimitrijevic, tendo o seu lugar sido entregue ao "internacional" júnior Ricardo Pesqueira. 

O cartão vermelho mostrado a Tiago Rocha, reduziu as opções para o segundo tempo, uma situação agravada pela lesão de Wilson Davyes. 

O Partizan Belgrado, com um parcial de seis golos marcados contra apenas dois sofridos, anulou a diferença e chegou ao intervalo a vencer por três (14-17).

No recomeço da partida, os azuis e brancos aproximaram-se no marcador (17-18 e 18-19), mas o Partizan reorganizou-se e não voltou a permitir aos Dragões lutar pela vitória. Algumas opções discutíveis da arbitragem também ajudaram a decidir o vencedor.

A acumular falhas técnicas e com alguns dos seus jogadores a actuarem uns furos abaixo do jogo com o Presov, o FC Porto esteve "ausente" do jogo cerca de 10 minutos.

O Partizan tirou partido do desnorte da equipa portista para disparar no marcador para uma vantagem de sete golos aos 26-19, com um parcial de nove golos contra quatro no início da segunda parte.

Com cerca de 15 minutos para jogar, o FC Porto perdia já por 27-20 e tinha esgotado todas as estratégias para anular a vantagem do Partizan, que teve na dupla de arbitragem sueca um importante aliado.

Figura
Ricardo Moreira
Acreditou até ao fim
O portista Ricardo Moreira foi o melhor marcador do encontro de ontem, ao contabilizar dez golos, três deles de 7 metros. Na primeira parte o ponta direita portista marcara três vezes, portanto foi após o intervalo que o capitão esteve mais activo, deixando claro que acreditou até ao fim no apuramento ao marcar seis dos últimos sete golos da sua equipa.

A diferença no marcador acaba por ser um castigo demasiado pesado para o FC Porto, que pelas exibições neste torneio de qualificação, principalmente no jogo com o Presov, não é inferior ao Partizan Belgrado.

Tiago Rocha "Não tive intenção"
O jogo ficou marcado pela expulsão de Tiago Rocha ainda na primeira parte. "Toquei-lhe na cara, mas não era minha intenção prejudicar a integridade física do jogador sérvio", afirmou Tiago Rocha. Quanto ao lance em questão, o pivô portista afirmou: "Queria travar o ataque sérvio, mas apenas com falta. Ainda não vi a repetição, pelo que não sei se foi ou não motivo para o vermelho directo."

Ricardo Moreira "Estamos desolados com a derrota"
Após a derrota que ditou o afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões, Ricardo Moreira mostrou-se bastante inconformado: "Estamos desolados. Depois da vitória frente à equipa da casa, o Presov, e do bom jogo que fizemos, acreditávamos que podíamos vencer frente ao Partizan. Mas cometemos muitos erros e infelizmente não conseguimos o apuramento que tanto desejávamos."

Quanto ao desempenho portista, o capitão afirmou: "Num jogo tão decisivo não podíamos ter tantas falhas. Os 21 erros cometidos foram realmente fatais. Eles foram melhores e nós não conseguimos ser superiores à defesa sérvia." Para Ricardo Moreira, o cartão vermelho directo mostrado a Tiago Rocha "não tinha razão de ser". "A meu ver ele foi mal expulso", concluiu o capitão portista.

Pelo terceiro ano consecutivo, o FC Porto falha o acesso à Liga dos campeões, depois de ter ultrapassado, no sábado, o difícil obstáculo Tatran Presov. Nas competições europeias, o FC Porto Vitalis segue para a terceira eliminatória da Taça EHF, onde será cabeça de série da 3.ª ronda.

4 comentários:

AUSTRIA87 disse...

Muito boa noite.
Ja ontem os árbitros tentaram nos prejudicar, conseguiram hoje.
Sobrescrevo o seu comentário.

Dragus Invictus disse...

Boa noite amigo Austria 87,

É triste ser arrumados desta forma. Já na época transacta foi assim diante do Dinamo de Minsk. Estes árbitros nórdicos são uns vendidos. A alegada agressão de Tiago Rocha, foi um lance normal de andebol. O braço tanto podia atingir a cara como o ombro ou nada. Exagero na decisão da dupla sueca.
Depois faltas a nosso favor por assinalar, exclusões. Não podemos lutar contra tudo isto.

Os nosso atletas mereciam uma presença na prova maior do andebol europeu de clubes.

Vamos dedicar-nos à conquista do tetra campeonato, pois na Taça EHF só iremos até onde nos permitirem.

Abraço e boa noite.

Paulo

dragao vila pouca disse...

Depois de termos conseguido bater a equipa mais forte e que até jogava em casa, na final cometemos muitos erros que não se podem cometer, acusamos a pressão e morremos na praia. Pena, esta equipa merecia o prémio de jogar a Champions, mas só se pode queixar dela própria e de algumas opções que são difíceis de entender. Por exemplo: dois jogadores que já tinham abandonado a competição no plantel? Não quero ser precipitado, mas o reforço estrangeiro, só vale aquilo?

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia amigo Vila Pouca,

A aposta no regresso de Eduardo Filipe e Ricardo Costa ao plantel, depois de terem sido anunciados para outras funções, penso que fosse para dar mais traquejo a uma equipa jovem que poderia ter acedido à fase de grupos da EHF Champions League, e assim assumirem um papel importante pela sua experiência. Mas não houve tempo para a recuperação física de Eduardo Filipe, que já havia abandonado a competição e para Ricardo Costa que veio de Espanha já me término de carreira.

Quanto ao estrangeiro que contratamos, ainda não se adaptou à equipa. Pelo que os entendidos falam, trata-se de um jogador de valor, mas de facto ainda não se afirmou na equipa.

Estes jovens tricampeões mereciam a Champions, mas numa final não se podem cometer 21 falhas técnicas, embora na primeira parte só tenhamos cometido 9. A expulsão do nosso pivot e algumas decisões da equipa de arbitragem também condicionaram o resultado.

Mas temos de amadurecer mais.

Para consumo interno esta equipa vai bastando.

Esperemos a conquista do tetra.

Abraço

Paulo