segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vitória e Liderança em jogo

O FC Porto tem amanhã o acerto de calendário que poderá traduzir-se na liderança isolada da Liga à 3ª jornada.

Para isso o FC Porto terá que vencer a União de Leiria, a única equipa que nas duas primeiras jornadas perdeu, ainda que pela margem mínima.

A União de Leiria sofreu uma grande transformação na sua equipa, muitos jogadores novos, alguns deles até convocados pela primeira vez para o jogo de amanhã, formam um grupo que claramente lutará para se manter na primeira divisão, de forma tranquila.

Tradicionalmente, é sempre complicado jogar em Leiria, não pela atmosfera que é criada pelo massa adepta (das menores na Liga) mas pelo clube, que no passado recente, teve alguns atritos institucionais com o FC Porto. Aparentemente as coisas estão mais tranquilas pelo facto de Ivo Pinto (foi convocado) ter sido emprestado pelo FC Porto, mais um jovem internacional que não tem tido oportunidades no FC Porto. Quem seguiu do Dragão, mas a título definitivo, foi Jorge Chula, que desta vez ficou de fora da convocatória.

Depois da derrota para a Supertaça Europeia, numa exibição quase perfeita do ponto de vista defensivo e muito aquém do ponto de vista ofensivo e sobretudo depois de dias de muita agitação no fecho do mercado, finalmente Vítor Pereira tem o seu grupo definido, pelo menos até Janeiro, e com as condições para trabalhar com tranquilidade.

Estes primeiros jogos foram pautados pela ausência de algumas pedras chave (Alvaro Pereira, James Rodriguez, Fernando) e outros abaixo da forma física e anímica, tal como Guarin.

Este jogo fica igualmente marcado pela data que foi agendado o jogo. Curiosamente, o Barcelona, jogou no Segunda-Feira seguinte ao jogo da Supertaça, já o FC Porto agendou para este dia, muito provavelmente pela não dispensa assegurada dos jogadores Rolando, Moutinho e Varela da selecção nacional que se concentrou nesse mesmo dia. É talvez a única explicação plausível para esta data, uma vez que nessa altura, ainda existia a possibilidade de Alvaro Pereira e mesmo Guarin serem transferidos.

Amanhã, o FC Porto não contará com Sapunaru, Otamendi e Guarin, sendo que Hulk e Mangala jogam esta noite pelas suas selecções mas foram convocados.

Quem está de regresso à convocatória é Alvaro Pereira depois da jornada louca dos últimos dias de mercado. Curiosamente, hoje o mesmo empresário que teceu comentários que o jogador ia ficar contrariado, já disse que vai dar 100% pelo Porto. Ridiculo!!!

Vítor Pereira ainda tem para este jogo o plantel algo desfalcado, para além das ausências forçadas pelos compromissos europeus, Rafa e Alex Sandro por lesão também ficaram de fora, quanto a Iturbe e Djalma, por opção ficaram igualmente de fora. No caso de Djalma, o jogador regressou ontem do compromisso com Angola, já Iturbe viu a sua estreia mais uma vez adiada.

Curiosamente, um dos jogadores que, entre todos os reforços, tem gerado mais expectativa, ao ponto de já ecoar rumores do interesse do Barcelona, fica novamente de fora dos convocados. É certo que é um jovem, mas também já se percebeu que tem um potencial enorme. Estará a SAD a protege-lo já dos Tubarões? Ou a estreia oficial está marcada para o Dragão? Para já o que se subentende é que é um jovem e precisa de integração, se bem que a ausência da lista da UEFA apenas está relacionada com opções, opções que recaíram sobre outros jogadores, no caso concreto, Cristian Rodriguez, que poucos acreditavam que iria ficar no plantel para esta época.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kleber, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, James, Mangala, Souza, Fernando, Bracali e Defour.

Vítor Pereira vai mexer na equipa. Expectativa para saber se Fernando irá surgir na equipa, pelo feedback prestado por Vítor Pereira, está a trabalhar muito bem, pelo que a oportunidade irá surgir. Certo é a presença de Alvaro Pereira no onze inicial, aquele que será o primeiro jogo oficial com a camisola do Porto.

Quanto ao esquema, ainda que não tenha sido contratado um novo ponta de lança, parece crível que Vítor Pereira mantenha o esquema de 4X3X3 com uma referência no centro do ataque. A alternativa será sempre em primeiro lugar por um ataque mais dinâmico, percorrendo as alas e o centro e mantendo a base do 4X3X3.

Outro dado que parece evidente que Vitor Pereira mantenha a referência no centro é a dupla Kléber e Walter na convocatória, o que deixa antever que é para manter este esquema no futuro.

Quem está de regresso é Belluschi e James. A probabilidade de serem titulares é grande. No meio campo, sem Guarin, e com Defour por “estrear” não deve existir dúvidas. No ataque é onde reside maiores duvidas, Kléber está certo no onze, depois dos desdobrados elogios de Pinto da Costa e Vítor Pereira, Cristian Rodriguez parece ser uma aposta a manter, para já e derivado aos últimos jogos menos conseguidos de Varela, James deverá ter a sua estreia oficial com a camisola do Porto.

Quem deverá ficar de fora do onze é Hulk, uma vez que jogou hoje e é bem possível que Vítor Pereira aposte em Hulk numa situação em que o jogo não esteja a correr como pretende.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro Pereira, Maicon e Rolando, Fernando, Moutinho e Belluschi, James, Cristian Rodriguez e Kléber.




Este jogo irá permitir avaliar a componente psicológica de alguns dos jogadores sendo provável, por aquilo que já mostraram na época passada, que o FC Porto, realize amanhã a melhor exibição da época.

Os ingredientes estão lançados. O FC Porto tem agora tranquilidade, os jogadores cada dia que passa melhoram os seus índices físicos e foi assegurada a manutenção de praticamente toda a estrutura do ano passado, excepção a Falcão, já aqui abordada e discutida em doses suficientes para encerrar este capítulo.

A aposta é Kléber, a alternativa Walter e a possibilidade de jogar “á Barcelona” outra realidade, pelo que, é tempo de apoiar a equipa e confiar no valor já demonstrado a época passada. O fecho do mercado já passou, as opções são discutíveis, mas é passado, em Janeiro será feita uma nova avaliação.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Ainda que o jogo esteja marcado para uma Terça-Feira à noite e longe da grande massa adepta Portista, apelo a todos os Portistas do Centro do País que amanhã apoiem o FC Porto, que certamente nos vai dar mais uma alegria, desta vez conjugada com uma boa exibição e como desfecho final a liderança isolada na Liga.

Esta é a minha convicção para amanhã.

Força Porto.
Ricardo Jorge 

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois das convulsões do fecho do mercado, e de volta à tranquilidade, o FC Porto tem uma deslocação complicada a Leiria para acertar o calendário, e retomar a liderança do campeonato.

Complicada pelos constrangimentos na sua preparação. Tivemos jogadores ao serviço das selecções que limitaram a boa preparação desta partida.
Sapunaru e Otamendi ficam mesmo de fora dos convocados.

No entanto, apesar destes constrangimentos e da valia do adversário, o FC Porto é o favorito e só a vitória importa. Para vencermos teremos de manter a atitude séria, respeitar o adversário e a vitória surgirá naturalmente.

Como treinador de bancada, gostaria imenso de ver o nosso triângulo de meio campo constituído por Fernando, Moutinho e Belluschi. O mesmo triângulo que na época transacta, até Guarin se afirmar com aquela bomba diante do Marítimo, nos proporcionou muitas vitórias.

Com Fernando na equipa podemos libertar Moutinho para o transporte e construção de jogo, e corrigir um facto que tem condicionado o rendimento de Kléber, que é a falta de um homem nas suas costas a apoiar e a aproveitar os espaços por ele criados.

Belluschi poderá assim jogar nas costas de Kléber e aproveitar os desequilíbrios que Kléber coloca nos centrais contrários, pelas suas movimentações.

Espera-se o apoio do público portista residente na região, que muito importante será na obtenção de mais uma vitória.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

Fernando disse...

Paulo sempre com razão e sensatez!
Grande vitória, apesar do Capela!

100% Dragão disse...

Boas

Tendo em conta o relvado e algumas ausências, fizemos um belo jogo, a nossa defesa esteve por vezes muito trapalhona mas nada que preocupe muito, faltava Otamendi. O adversário não é tão mau como parecia, acaba por ser uma excelente vitória. Estou satisfeito.

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/