sábado, 1 de outubro de 2011

Amanhã é dia de Exame Final

Não podia ser mais apropriado a deslocação amanhã a terras de estudantes. Depois de uma série de, ao contrário do que Vítor Pereira diz que foi só um jogo, resultados e exibições preocupantes, o FC Porto tem amanhã o exame final para se perceber se existem condições para o actual elenco continuar junto nesta caminhada.

Se é exagerado pensar-se assim? Creio que não. Não deveríamos estar a passar por este cenário assombroso no que diz respeito à atitude e nível exibicional da equipa. Os resultados, tal como o Presidente disse, até que não são maus, é um facto que já conquistámos a Supertaça, é um facto que estamos em primeiro lugar na Liga, e antes do jogo do Zenit, era um facto que tínhamos iniciado bem a Champions, mas… quando se vê uma equipa sem soluções frente a um Feirense, ou então, abdicar de se esforçar para vencer um fraco rival em casa e ter mostrado a toda a Europa que se calhar o nosso nível é mesmo só para a Liga Europa.

As lesões é outro tema na ordem do dia. Já sabíamos o cenário de Rafa mas o que não se entende é porque um jogador como Alex Sandro continua no estaleiro, quando as previsões davam como opção já no mês de Setembro, ou porque Sapunaru, que vai fazer 1 mês que se lesionou sem gravidade na selecção e depois de amanhã faz precisamente 1 mês que continua parado, sem que alguém tivesse previsto tal tempo de paragem, ou então a forma como se geriu o esforço de Hulk, que desde que fez 2 jogos em 24 horas, decaiu de forma e incapaz de até ao momento ter dado a volta.

Perguntas que não temos muitas respostas no entanto percebe-se que as coisas não estão a correr como se pretende.

O quando se esperava algumas alterações para o jogo de amanhã, eis que Vítor Pereira volta a surpreender pela rotatividade sem grandes explicações técnico-tácticas. Kléber sai da convocatória por motivos físicos, mas Maicon e Varela por opção. Ora se no caso do defesa central é claro a intenção de andar a rodar os 4 centrais, deve ser para que nenhum fique chateado ou então Vítor Pereira não sabe ainda quem é a melhor dupla e a melhor alternativa, no caso de Varela a rotatividade parece vir de questões exibicionais contudo as opções que Vítor Pereira lança para amanhã são igualmente opções que saíram da equipa na ultima vez pelos mesmos motivos.

Perante isto, volta a mesma questão. Porque não joga Iturbe?

De regresso estão Guarin e Walter. No caso do avançado a expectativa está em saber se será titular ou se de uma vez por todas Vítor Pereira muda o sistema táctico, sistema que o ano passado funcionava com Falcão, mas este ano sem Falcão e sem substituto de Falcão, não funciona de todo.

Lista de Convocados: Helton, Bracali, Fucile, Alvaro Pereira, Mangala, Rolando, Otamendi, Fernado, Souza, Guarin, Moutinho, Defour, Belluschi, Cristian Rodriguez, Djalma, James, Hulk e Walter.

O adversário de amanhã está a realizar um excelente inicio de campeonato. A escassos dois pontos do primeiro classificado, no limite de um medonho cenário, até poderá acabar em primeiro lugar caso vença o seu jogo. A equipa está a praticar bom futebol, tem marcado vários golos e tem uma defesa que tem mostrado segurança. No global uma equipa equilibrada entre sectores e com vontade de trocar a bola.

Amanhã estará ainda mais motivada ao receber na sua casa o actual detentor do título de campeão nacional, um campeão tremido que suscita ainda mais euforia no adversário e suas hostes.

Vítor Pereira deverá realizar duas alterações na equipa inicial. Guarin deverá voltar ao meio campo e entrará um substituto para Kléber. Aqui é onde reside a maior dúvida. Não acredito que Walter seja titular, primeiro porque não tem sido alternativa a Kléber, segundo porque é urgente mudar o sector atacante, a dinâmica atacante, a agressividade atacante, que tem sido muito medíocre, mesmo com Kléber em campo, e mesmo focando o facto de o avançado chamado à selecção Brasileira, contar com 4 golos em jogos oficiais.

Se não estiver Walter deverá então a opção recair em Cristian Rodriguez, um cenário curioso que será ver 3 esquerdinos no sector atacante.
Penso que seja uma opção acertada tendo em conta as características do jogo. Walter não está rotinado e será algo arriscado avançar-se para um ataque organizado, num jogo que se prevê complicado, num jogo em que o FC Porto deverá ter espaço para jogar à bola. Aliás, deveria ter sido assim o esquema táctico para o jogo com o Zenit, mas Vítor Pereira entendeu que o FC Porto deveria ir fazer o mesmo jogo, mau nos últimos tempos, em terras Russas…

Equipa Provável: Helton, Fucile, Alvaro Pereira, Rolando e Otamendi, Fernando, Moutinho e Guarin, James, Hulk e Cristian Rodriguez.



Amanhã, mais do que os 3 pontos é urgente ver uma atitude diferente na equipa. Não se percebeu na conferência de imprensa de Vítor Pereira, hoje, que isso vá de certeza acontecer, mas para o futuro desta equipa é necessário mais empenho, mais atitude e muitos mais Km’s corridos em campo.

Há precisamente 1 ano atrás, no final de Outubro, o FC Porto viajou até Coimbra e perante as dificuldades de um relvado transformado em piscina olímpica, perante a intransigência de Duarte Gomes, o mais recente adepto confesso do Benfica, o FC Porto iniciou de forma decisiva a caminhada para a reconquista do título de campeão nacional. Os jogadores correram, os jogadores estiveram nos seus limites, souberam sofrer, depois do golo continuaram na procura do segundo e o então treinador soube fazer a leitura correcta do jogo, transmitindo liderança e confiança para dentro do campo.

O FC Porto tem todas as condições para fazer igual ou melhor. E é precisamente por ter estas condições que torna este cenário dos últimos jogos mais preocupante.

Amanhã é certo que não estará a chover, mas é imperativo que a atitude seja a mesma do ano passado. Vítor Pereira sabe qual é, ele esteve lá o ano passado.

A todos aqueles que possam apoiar a equipa estejam presentes. Devemos estar todos com a equipa, sobretudo nestes momentos, até porque, foi o clube que contratou os jogadores e é o treinador que escolhe a equipa, bem ou mal, é dele a responsabilidade.

Força Porto.
Ricardo Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após dois empates para o campeonato uma derrota para a champions, e acima de tudo pela inconstância exibicional demonstrada, o jogo de hoje é primordial para aferir o que vale o FC Porto.

Hoje é um jogo para homens de barba rija. Só os fortes reagirão à pressão de ter de vencer e convencer.

O adversário é valoroso, recheado de jovens valores com muita ambição, e por conseguinte só um FC Porto concentrado, dominador e pró-activo levará de vencida esta Académica de Coimbra.

A falta de Kléber não pode ser desculpa, as adversidades fazem os campeões, e foi precisamente na época transacta diante deste adversário que na adversidade - dia de chuva intensa e campo difícil - que nós portistas sentimos que o FC Porto ia ser campeão, após uma épica vitória.

Espera-se o apoio dos adeptos em Coimbra para que o nosso Porto possa definitivamente voltar ao nível exibicional que efectuou por exemplo diante do Setúbal.

O problema mais que físico é mental também, e as vitórias é que fazem os campeões.

Abraço e bom domingo

Paulo