domingo, 2 de outubro de 2011

Basquetebol * FC Porto garante passagem à Final Four do Troféu António Pratas

Publicado em fcporto.pt

Depois de duas vitórias em dois dias consecutivos, a mais recente obtida neste domingo, em Guimarães, onde triunfou por 70-93, o FC Porto Ferpinta dominou o Grupo Norte, que disputou integralmente em terreno adverso, e assegurou a qualificação para as meias-finais do Troféu António Pratas, do qual é detentor.

Com 20 pontos (2 em 3 lançamentos de 2pts, 4 em 5 lançamentos de 3pts e 4 em 4 na linha de lances livres) e 5 ressaltos, Carlos Andrade distinguiu-se como o MVP da partida de Guimarães, menos de 24 depois de ter emergido como um dos melhores elementos dos Dragões no encontro da primeira jornada, em Barcelos, onde os azuis e brancos ganharam por 70-74.

Nuno Marçal esteve também em plano de evidência, ao somar 15 pontos e 6 ressaltos num jogo em que a equipa de Moncho López dominou desde os primeiros instantes, atingindo o final do primeiro período a vencer por 18-26.

A Final Four da competição está agendada para o próximo fim-de-semana, com o Benfica-Lusitânia e FC Porto-Ovarense nas meias-finais.

Antevisão da Supertaça

Moncho Lopez “O favorito é o campeão”

A informação sobre o adversário é escassa, mas Moncho López mostra-se seguro de que, à hora do jogo da Supertaça, o FC Porto Ferpinta saberá o suficiente sobre o CAB Madeira para poder erguer o troféu. Miguel Miranda, que também participou na superflash, confia na competência portista e no trabalho entretanto desenvolvido.

A Supertaça, que opõe o FC Porto Ferpinta, campeão nacional, ao CAB Madeira, vencedor da Taça de Portugal, joga-se a partir das 17h30 de quarta-feira, no Pavilhão Municipal de Vagos.

Moncho López

“Gostei muito da concentração e do compromisso demonstrado pela equipa nos jogos deste fim-de-semana e estou orgulhoso dos atletas, que conheciam a importância de nos classificarmos para as meias-finais do Troféu António Pratas. Mesmo sabendo que jogamos a Supertaça na quarta-feira, não nos poupamos a esforços.”

“As dificuldades que encontrámos na preparação destes dois troféus, motivada também pelo azar do sorteio, transformam-se num estímulo. Gostávamos de poder preparar as competições em igualdade de circunstâncias com as outras equipas, mas não foi o caso. Não preparámos a Supertaça da mesma forma que o nosso adversário, nem vamos preparar a segunda fase do Troféu António Pratas com uma semana de antecedência, como acontece com os nossos adversários. Tudo isto irá exigir muito mais esforço da parte dos jogadores, e não estou a mencionar estes factos como desculpa, mas sim como realidade.”

“O favorito é o campeão nacional, mas jogamos frente a uma grande equipa, que respeitamos muito e que habitualmente se encontra muito bem nesta fase da época. O CAB tem um técnico muito exigente, que faz com que a equipa comece os campeonatos sempre em boa forma física. É um adversário que respeitamos muito, mas racionalmente temos que assumir uma dose de favoritismo. Espero que os nossos adeptos nos apoiem em Vagos, espero que na quarta-feira sintamos que estamos a jogar em casa.”

“Vamos tentar conhecer o máximo possível da equipa do CAB Madeira. Nós, até agora, mostrámos todas nossas cartas, as nossas armadilhas, as nossas estratégias. O CAB teve várias hipóteses de conhecer o nosso jogo, nós não. No entanto, também temos um óptimo serviço de scouting, conhecemos os atletas do adversário, o trabalho do seu treinador.”

Miguel Miranda

“Numa final não há favoritos, há 50 por cento de hipóteses para cada lado. Vai vencer quem estiver melhor no dia de jogo.”

“Não faço ideia da forma em que o CAB se encontra, mas é uma equipa que tem apresentado equipas fortes nos últimos anos. Neste clube trabalha-se todos os dias e joga-se quando se tem de jogar, lutamos e fazemos tudo para vencer. Há jogos em que temos mais informação sobre o adversário, outros menos, no entanto, preparamos os desafios preocupando-nos essencialmente com o nosso jogo.”

“Temos ainda uma grande margem de progressão e vamos aproveitá-la. Só o futuro nos dirá se estamos mais fortes ou mais fracos do que no ano passado. Somos nós que teremos de demonstrar isso mesmo dentro de campo.”

Sem comentários: