quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FC Porto conquista Supertaça de Basquetebol

Pavilhão Municipal de Vagos


FC PORTO FERPINTA (76): Reggie Jackson (6), Carlos Andrade (11), João Santos (5), Miguel Miranda (16) e Greg Stempin (20); Diogo Correira (5), André Boavida (0), David Gomes (2), Anthony Hill (2), Miguel Maria (1), José Costa (8), Nuno Marçal (0)
Treinador: Moncho López

CAB MADEIRA (62): Austin Kenon (13), Jaime Silva (15), Jarvis Gunter (6), Shawn Jackson (11) e Jorge Coelho (7); Jorge Freitas (0), Mário Fernandes (8), João Ferreirinho (0), Barry Shetzer (2)
Treinador: João Freitas

Ao intervalo: 35-24
Por períodos: 20-15, 15-9, 20-20 e 21-18

O FC Porto conquistou nesta quarta-feira a Supertaça de basquetebol, ao derrotar em Vagos o CAB Madeira por 76-62.

É a quinta vez que o clube portista, actual campeão nacional, arrecada o troféu, que lhe fugia já desde a época 2003/2004.

Foi um encontro em que os actuais campeões nacionais confirmaram todo o seu favoritismo. No primeiro período ainda houve algum equilíbrio, com o CAB a conseguir estar na frente em algumas ocasiões.

Mas os homens de Moncho López conseguiram chegar ao fim do parcial já com cinco pontos de vantagem (20-15), que aumentaram para 11 (35-24) ao intervalo, uma diferença que se manteve no final do terceiro período (55-44).

Os dragões beneficiaram, e muito, com as prestações de Gregory Stempin e Miguel Miranda. O internacional português foi eleito MVP da partida e assinou um duplo-duplo, com 16 pontos (3 em 5 em triplos) e 10 ressaltos. Já o extremo norte-americano anotou 20 pontos e conquistou 13 ressaltos - saiu prejudicado nesta luta pelo "título" de melhor em campo devido às 4 perdas de bola.

Entre a formação madeirense, Jaime Silva foi o melhor com 15 pontos (4 em 9 de longa distância) e 5 ressaltos.

Os portistas só tiveram de gerir a vantagem nos últimos dez minutos, conquistando com facilidade o primeiro troféu da temporada.

No final da partida, já depois de ter tocado o quinto troféu conquistado em pouco mais de dois anos (Taça da Liga, Taça de Portugal, Troféu António Pratas, Campeonato da Liga e Supertaça), Moncho López fez questão de alargar o êxito e o mérito ao plantel que dirige e, inclusive, à formação portista. 
“Este grupo de trabalho já tem todas as provas nacionais conquistadas, mas a verdade é que estamos no FC Porto, o que transforma esse feito em algo normal”, observou o técnico galego, que acrescentou: “É um prémio que dedico também aos treinadores da formação, porque hoje tive a oportunidade de colocar o Miguel Maria a jogar e isso também é fruto do trabalho deles”.

Miguel Miranda, o MVP da partida, sublinhou a importância de “começar a ganhar”, facto capaz de “transmitir ainda mais motivação para o trabalho diário”, até porque, conforme reconhece o extremo/poste, “era importante conquistar o primeiro objectivo da época”.


Este está a ser um ano inesquecível para José Costa, que, meses depois, de se sagrar pela primeira vez campeão nacional, juntou a Supertaça ao currículo. Na análise ao encontro, o veterano de 37 anos elogiou o ritmo com que o FC Porto entrou na partida. "O CAB é uma das melhores equipas nacionais, com jogadores de qualidade. Tivemos um ritmo muito forte. No quarto período eles estavam muito mais cansados do que nós. Para começo de época, o ritmo que impusemos foi muito bom". José Costa defendeu ainda que este triunfo pode ser um bom prenúncio para a revalidação do título: "Não sou supersticioso, mas no ano passado começámos a vencer com a conquista do Troféu António Pratas e acabámos campeões. Se a história se repetir, é muito bom sinal".

Sem comentários: