sábado, 22 de outubro de 2011

Andebol * FC Porto 26 - Águas Santas 23

9ª. Jornada * Campeonato Nacional

Publicado em modalidades.com.pt

Dragão Caixa
Assistência: 1.405 espectadores

Árbitros: André Andrade e Telmo Neves

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota, Dario Andrade (3), Ricardo Moreira (3), Daymaro Salina (2), Tiago Rocha (3) e Gilberto Duarte (8)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Pedro Spínola (4), Vasco Santos, Sérgio Rola, Hugo Santos (1), Duarte Carregueiro e Melancic (2)
Treinador: Ricardo Costa


ÁGUAS SANTAS: António Campos (g.r.), Jorge Sousa (1), Joel Rodrigues (4), Pedro Cruz (8), Nuno Pimenta (1), Eduardo Salgado (4) e Albano Lopes (4)
Jogaram ainda: Juan Couto (1)
Treinador: Jorge Borges

Ao intervalo: 13-11

No Dragão Caixa encontraram-se duas equipas do Norte, num derby emocionante, na partida mais importante da jornada 9 do campeonato nacional e em que o FC Porto interrompeu a curva ascendente que o Águas Santas vinha construindo. Com a conquista dos três pontos frente aos maiatos, já não há equipas invencíveis no campeonato. Nas bancadas... mais de 1400 espectadores!

Nervosismo inicial dos lideres do campeonato, com algumas perdas de bola que seriam evitaveis e com muita dificuldade no ataque perante uma defesa 6x0 cerrada da equipa de Obradovic (cumpriu castigo na bancada). O FC Porto aproveitava esses deslizes para concretizar em ataques rápidos, sendo superior nos primeiros instantes da partida. Não demorou muito a que a equipa de Jorge Borges se recompusesse, mantendo o resultado em largos minutos de forma equilibrada, não deixando os azuis e brancos fugirem no marcador, mesmo nas situações com um jogador a menos.

Joel Rodrigues estava de mão quente na ponta-esquerda, mantendo a equipa forasteira na luta pelo jogo, que ia ganhando confiança à medida que a partida avançada. Fruto disso e de uma exclusão do cubano Salina, o Águas Santas ficava à passagem do minuto 21 pela primeira vez em vantagem (8-9), naquele que estava a ser o pior momento da equipa da casa. Contudo, a nota dominadora estava a ser o equilíbrio, mas na ponta final da primeira parte o FC Porto foi mais esclarecido e conseguiu ir para o descanso com vantagem de dois golos (13-11).

No início da segunda parte a equipa de Obradovic começou da melhor maneira ao aumentar a vantagem para quatro golos, num excelente golo de Tiago Rocha e outro de Gilberto Duarte. O Águas Santas estava a passar por um mau momento, embatendo num guarda-redes Hugo Laurentino sempre muito concentrado. Tudo corria bem ao FC Porto por esta altura, que chegou inclusive aos cinco golos de vantagem.

Com 38 minutos jogados e fruto de três exclusões dos homens da casa, os maiatos aproveitaram para reduzir para três (18-15). Depois, já com tudo restabelecido em termos de igualdade numérica, valeu ao Águas Santas António Campos. O guardião maiato abriu o livro e defendia praticamente tudo, dando alento à sua equipa, que no entanto a meio da segunda parte perdia por quatro golos (20-16). O tempo começava a encurtar-se para os lideres do campeonato nacional, que passavam à passagem do minuto 49 por um período crítico (22-16). Alguma coisa era preciso fazer e Jorge Borges pedia mais agressividade na defesa e mais oportunismo no ataque, mas o certo é que no comando do marcador o FC Porto sentia-se confortável e fazia de tudo para lá continuar, até que chegou aos sete golos de vantagem a faltar apenas sete minutos para o fim.

Só um milagre parecia fazer com que a vitória fugisse do Dragão, até pela tristeza nos rostos dos jogadores do Águas Santas, que sentiam que a tarefa era mesmo muito difícil. O jogo terminaria com o poderio que o FC Porto teve no início do segundo tempo, conquistando uma vitória justa, frente ao Águas Santas que desta forma perde a liderança para o Benfica que venceu na deslocação a Belém (25-35).



Quanto a destaques individuais terá obrigatoriamente de surgir os nomes de Hugo Laurentino e António Campos, guarda-redes do FC Porto e Águas Santas respectivamente. Gilberto Duarte com 8 golos foi o melhor marcador da partida.




















No dia 29 de Outubro, o FC Porto defronta o Sporting da Horta no seu reduto, em jogo da 10ª. jornada do campeonato nacional.

Sem comentários: