terça-feira, 18 de outubro de 2011

Esqueçer Zenit com os olhos no primeiro lugar

Voltam as emoções da Champions ao Dragão. Depois de uma entrada vitoriosa nesta edição da Champions e de uma exibição no segundo jogo, do pior que se viu nos últimos anos, o FC Porto tem amanhã uma oportunidade clara de mostrar à Europa porque foi no ano passado vencedor da Liga Europa.

Fruto de uma série de empates e de uma surpresa chamada APOEL, as contas deste grupo estão equilibradas e deverão permanecer nos próximos 2 jogos, onde claramente irá definir-se os candidatos à apurarem-se para a próxima fase.

Os dois principais candidatos, à partida para esta fase de grupos, irão defrontar-se nas próximas duas jornadas, razão pela qual, os dois próximos jogos do FC Porto, sobretudo depois do jogo com o Zenit, são de extrema importância sendo necessário a vitória em ambos para que o FC Porto se posicione de forma clara como forte candidato ao primeiro lugar e à passagem à próxima eliminatória.

Ultrapassada, aparentemente, que está a fase aguda de más exibições e maus resultados, o FC Porto, não só voltou a praticar um futebol mais consistente e com índices físicos mais capazes, como também vê o seu grupo de trabalho reforçado com a integração de muitos jogadores que estavam limitados fisicamente e sobrecarregados com jogos.

Estão então reunidas as condições para que o FC Porto cumpra já amanhã o objectivo da vitória que até lhe poderá dar o primeiro lugar do grupo.

O adversário de amanhã tem sido uma das surpresas deste grupo e desta fase de grupos da Champions. Com uma vitória caseira, tendo dado a reviravolta ao resultado, frente ao Zenit e um empate na Ucrania, o APOEL surge no Dragão em primeiro lugar no grupo. Mas isto não é novidade para o FC Porto, até porque recentemente defrontou este mesmo adversário tendo tido muitas dificuldades em vencer os jogos. No Dragão venceu por 2-1 e em Chipre por 1-0, isto na ultima edição da Champions, em 2009. Curiosamente na mesma fase de grupos, ou seja, 3º e 4º jogo do grupo que contava com Atlético de Madrid e Chelsea.

Ainda que o FC Porto seja claramente favorito, é necessário um FC Porto bem mais forte dos últimos jogos na Champions este ano. Terá que ser um FC Porto dominador e asfixiante capaz de não permitir que o adversário jogue o seu jogo.

Vítor Pereira tem razões para sorrir. Apenas Fucile está impedido de dar o contributo à equipa, mas nem por isso, o FC Porto terá razões para não estar ao seu melhor nível, até porque Sapunaru regressou à competição.
De regresso está Guarin depois de ter cumprido nos primeiros 2 jogos da Champions o castigo que veio do jogo da Supertaça com o Barcelona. Mais uma mais-valia para Vítor Pereira.

Quem está de regresso às convocatórias é Kléber que assim volta a ser opção depois de uma lesão que veio na pior altura.

De fora e inscritos na Champions ficaram Maicon e Cristian Rodriguez. No caso do defesa, é a rotação que Vítor Pereira entende para o grupo, no caso do extremo, tal como no jogo da taça, pode significar algo mais do que a rotação, isto se não tivermos a falar de problemas físicos.

Lista de convocados: Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour.

Vítor Pereira não deverá alterar o esquema de jogo até porque tem sido assim e não será no Dragão que alguma vez o fará. Quanto ao onze inicial, serão vários os regressos, a começar por Sapunaru e Kléber. Quanto aos restantes, serão os habituais dos últimos jogos, se bem que resta a dúvida de quem ocupará a posição do meio campo, junto de Fernando e Moutinho.

Guarin esteve ao serviço da selecção e longe da preparação da equipa nos últimos dias. Belluschi, que esteve sempre inserido no grupo, foi um dos melhores no jogo da taça e estamos a falar de um jogo que será necessário criatividade e mais apetência atacante, deverá a escolhar recair por Belluschi.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro Pereira, Otamendi e Rolando, Fernando, Belluschi e Moutinho, Hulk, James e Kléber.



O FC Porto iniciou no passado sábado mais um ciclo de jogos consecutivos que antecede mais uma paragem nas competições. Depois de uma fase menos boa é fundamental terminar este ciclo 100% vitorioso ciclo que terá nos dois jogos frente ao APOEL e os 3 jogos para a Liga como fundamentais para consolidar de vez este FC Porto e arrancar em definitivo para a descolagem dos adversários directos.

Há quase 1 mês que o FC Porto não joga no Dragão pelo que são esperados muitos adeptos amanhã para apoiar a equipa e ajudar nas dificuldades que irão surgir.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje o FC Porto joga uma cartada decisiva nesta liga dos campeões.

É obrigatório vencer, para não comprometer o apuramento.

Apesar da surpresa que tem sido a prestação dos cipriotas nesta edição da champions, somos favoritos e temos por obrigação dar tudo e vencer.

Espera-se portanto um jogo sério e com atitude para conquistarmos uma importante vitória.

Abraço e boa semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Importantíssimo, pela parte desportiva, uma vitória é um grande passo emm frente e pela parte financeira. Nos tempos que correm 800 mil euros são muita pasta e bem necessários.
Somos melhores, não podemos ter medo, mas também não podemos pensar que são favas contadas, que eles são fracos. A história recente diz-nos que não.
Abraço