terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que vem à rede é Peixe!

Quando no primeiro jogo da taça da Liga, em Paços de Ferreira, com o resultado em 1-1, Vítor Pereira mete em jogo, João Moutinho, Hulk e Fernando, percebemos todos que este ano a taça da Liga é objectivo!

E não é difícil perceber porquê. A Champions falhou. A Taça de Portugal falhou. Com o campeonato mais difícil e a participação da Liga Europa com menos expectativas do que no ano passado, ora não estivesse em prova os 2 primeiros classificados da Premier League, o 3º da Liga Espanhola, o 3º e 4º da Liga Italiana, entre outros, é perfeitamente normal a taça da Liga ser um objectivo ambicioso.

Hoje o treinador do clube do regime ironizou com isto mesmo, tal como o Presidente do Santos conseguiu o queria. A estrutura da SAD está frágil de tal forma que se coloca a jeito.

Independentemente da situação actual, a taça da Liga deveria ter sido sempre um objectivo do FC Porto. Quando nos primeiros anos, deliberadamente, abdicou de se esforçar para a conquistar, errou. A viragem começou na época passada e espero que se mantenha para o futuro, até porque é um título oficial, e se queremos continuar a somar títulos e continuar a ser o clube Português com mais títulos, então não podemos mais desprezar uma competição.

Este mês de janeiro ditará a passagem à próxima fase que será as meias finais da competição, provavelmente, se não houver surpresas, com o clube do regime como adversário.

Para já, o próximo adversário é o Estoril Praia, actual primeiro classificado da Liga Orangina e que com um orçamento bem mais baixo do que muitos clubes da sua Liga, está a realizar um fantástico campeonato.

Aparentemente está mais focado na Liga do que propriamente nesta prova cujo primeiro jogo perdeu com o Vitória de Setúbal e assim ficou numa posição mais delicada para sonhar com o apuramento.

No dia em que o FC Porto resolveu mais dois problemas, pela via mais fácil, o empréstimo, ficou com menos uma opção, termo politicamente correcto usado hoje por Vítor Pereira quando se referiu a Fucile. Segundo o site oficial, para além de Hulk e Rafa, também Alex Sandro e Guarin não estão aptos para o jogo de amanhã. Djalma ao serviço da selecção e Rolando a cumprir castigo da expulsão no jogo com o Rio Ave também não são opções, pelo que foram todos convocados excepto Helton por opção e Sapunaru.

Nem mesmo com a cedência gratuita de Fucile ao Santos, Sapunaru é opção, o que significa que continua o letreiro invisível no jogador a dizer “VENDE-SE. PROMOÇÃO ÚLTIMOS DIAS JANEIRO”!

Tal como aconteceu em Paços de Ferreira, Vítor Pereira convocou os juniores Kadu, Tiago Ferreira e Vion. Este último tem dado nas vistas nos juniores, quanto a Kadu e Tiago Ferreira são já esperanças para o futuro.

Lista de convocados: Danilo, Maicon, Alvaro Pereira, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodriguez, Kléber, Varela, James Rodriguez, Mangala, Souza, Fernando, Iturbe, Otamendi, Bracali, Defour, Kadú, Tiago Ferreira e Vion.

Vítor Pereira deverá fazer várias alterações à equipa. A lesão de Alex Sandro não deverá significar que Alvaro Pereira seja titular. Primeiro porque temos um jogo difícil no próximo domingo no Dragão, segundo, porque tem jogado todos os jogos e tem corrido como poucos em campo. É provável que Tiago Ferreira, que joga com o pé esquerdo possa ser adaptado à lateral.

Será mesmo na defesa as grandes mudanças. Desde logo ainda não se sabe se o FC Porto terá 18 ou 17 jogadores disponíveis. O acordo está feito com o Santos, prevê a chegada do certificado até amanhã de manhã, mas o jogador também ainda não realizou testes médicos, pelo que, com tanta trapalhada e incompetência, não me admirava nada, que amanhã, o FC Porto tivesse menos 1 opção para o jogo. Se estiver disponível, então deverá assumir a titularidade e aí Maicon avançar para o centro, permitindo a Otamendi ficar no banco.

No meio campo, é provável que Fernando não jogue, pelos mesmos motivos que Alvaro Pereira não deveria jogar. Souza deverá assumir esse lugar e João Moutinho por não ter competido no último jogo, é provável que entre de início, juntamente com Belluschi.

No ataque também deverão ocorrer mudanças radicais. Kléber será titular, juntamente com Varela que regressou bem à equipa no último jogo. James e Cristian Rodriguez, titulares nos últimos jogos deverão ser poupados, até porque ainda não é certo que Hulk esteja disponível para o jogo da Liga. O tridente ofensivo será completado com Iturbe, ainda que tenha estado muito mal no jogo com o Rio Ave, pode aqui, com mais tranquilidade, mostrar o seu futebol.

Equipa Provável: Bracali, Danilo, Tiago Ferreira, Maicon e Mangala, Souza, Moutinho e Belluschi, Varela, Kléber e Iturbe.


Uma vitória neste jogo, quando ficará a faltar apenas 1 jogo para terminar a fase de grupos, pode não dar o apuramento. As regras desta competição assim determina. Mesmo que o Vitória de Setúbal perca amanhã o seu jogo em Paços de Ferreira, poderá mesmo apurar-se caso vença no Dragão na última jornada, pois o primeiro critério continua a ser o confronto directo, quando apenas existe 3 jogos! E assim vai o nosso futebol Português…

Com preços record e com as bancadas superiores fechadas a organização do jogo chama as pessoas ao Dragão. Oportunidade de assistir mais de perto ao desempenho de alguns jogadores menos utilizados e às possíveis estreias de Danilo e dos juniores convocados.

O jogo é para ganhar e tem de ser levado a sério. Esta competição é para ganhar. Ainda que a SAD esteja a tomar decisões erradas e que vão ser prejudiciais ao clube, financeiramente e consequentemente desportivamente, é o Porto que entra em campo, e naturalmente apoiaremos a nossa equipa, sempre.

O jogo está marcado para as 20:45, deve ser assim que a um dia da semana se leva pessoas ao estádio, e terá transmissão em canal aberto. Desta vez é na SIC, portanto podem tirar o som da televisão, pois é bem provável que em directo vão informando das incidências do jogo que estará a decorrer em Lisboa.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Mais logo teremos oportunidade de ser em campo atletas que tem tido poucas oportunidades, e talvez assistir à estreia de Danilo.
Enquanto aguardamos ansiosamente um ponta de lança, esta partida poderá servir para dar ritmo a Kleber e Iturbe, jogadores estes que a par de Hulk poderão ocupar a posição central do ataque.
Espera-se uma vitória perante um adversário digno, que apesar de militar na segunda liga, virá ao Dragão motivado.

Boa semana. Abraço

Paulo

dragao vila pouca disse...

Para além de tudo, há o aliciante Danilo. Espero que toda esta confusão não tenha mexido na cabeça do jovem brasileiro - só tem 20 anos - e ele possa mostrar um cheirinho do seu valor.

Abraço

Ana Andrade disse...

Boas,
Logo há jogo da Taça da Liga, também conhecida por Taça SLB. Adiante ... mesmo sendo contra uma equipa da segunda liga não significa que seja um jogo fácil. Vamos ver como corre.

Força FC Porto!

Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com

www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com