segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SAD, as férias do Natal já terminaram!

Quando em Agosto de 2011, Falcão abandonou o FC Porto no seguimento de uma oferta aceite e que já se percebeu que dos 40M apenas 20M foram mais valia, e que esse dinheiro tem entrado no Dragão com muito atraso e assim vai continuar, o comum mortal e nem precisa de ser adepto do FC Porto, percebeu que ao sair o melhor avançado da Europa nessa época, era preciso um novo avançado.

Passou o mês de Agosto e a SAD percebeu que contratar um avançado de qualidade nas ultimas semanas de mercado, quando até muitos campeonatos já se tinham iniciado, tal como o Português, era quase impossível, mais uma razão para não se ter vendido Falcão nessa altura, sem que existisse uma alternativa.

Falhou o mercado de verão, seguiu-se a prova dos nove, com a equipa, ainda que as estatisticas digam que marcou mais na Liga do que a época passada, em igual periodo, a falhar momentos chave na finalização, como foi na Liga dos Campeões, que ficou a 1 golo do 1ª lugar e do apuramento, e também na Liga, que com outra qualidade no ataque, provavelmente os empates com Feirense e Olhanense não teriam surgido.

Esperava-se, que entre Setembro e Dezembro, a SAD resolve-se este tema, para que em Janeiro, a equipa arrancasse já com o reforço no ataque, ainda para mais, quando se sabia que o primeiro jogo do ano seria contra o Sporting.

Mas não, falou-se de facto de avançados, em especial Colombianos, um tal de Teófilo e um Martinez. O que parecia quase certo com Teófilo, de um momento para o outro deixou de ser. Ainda bem, pois dar uma verba de quase 10M por este jogador era mais um tiro no escuro, mais um défice para gerir no meio de tantos outros. Parece que o tal de Martinez, também custa qualquer coisa como 10M, o que não deixa de ser estranho para um jogador que joga no México e tem menos internacionalizações que Teófilo, que jogou no Racing, equipa que ficou em 2º lugar no Torneio de Apertura na Argentina.

Ainda sem confirmação ou desmentido oficial, o nome de Djaló surgiu há 2 dias como reforço do FC Porto a anunciar depois do clássico com o Sporting. É um facto que seria uma contratação interessante, vem a custo zero, é Português, Internacional, tem qualidade, mas é mais um a juntar aqueles que estão actualmente no plantel do FC Porto. A ser verdade, não será concerteza o avançado que o FC Porto precisa.

E as coisas tornam-se ainda mais preocupantes quando se ouve com mais ênfase da eventual saída de Hulk. Se na época passada, com a saída de Falcão ou Hulk, a equipa manteria sempre pelo menos uma referencia de qualidade no ataque, passados 6 meses da saída de Falcão, a saída de Hulk irá abanar definitivamente de tal forma, que nem os milhões que entrem nos cofres serão suficientes para sustentar a perda.

Aliás, qualquer grande jogador gostava de jogar com Hulk. Ao saber que o FC Porto perdeu Falcão e Hulk em 7 meses, duvido que queiram vir jogar para o FC Porto! E quem ouviu as declarações de Hulk, queixando-se que levou "porrada" o tempo todo e remeteu comentários sobre a sua transferência para o seu empresário é um sinal bem diferente daquele que tem vindo a dar nos últimos meses.

O que parece estar a acontecer é a SAD juntar dinheiro para comprar um avançado de qualidade. Ao colocar Fucile, Sapunaru, Guarin, Varela, Walter de lado a SAD quer claramente amealhar trocos para investir. Não parece uma má estratégia, agora depende do que aí vem.

Acaba por ser compreensível a necessidade da venda de Fucile e Sapunaru, pois quando se contrata um jovem de 20 anos que até prefere jogar a médio do que a defesa direito, por 18M (tudo incluído!) e ao mesmo tempo se paga o dobro por Alex Sandro (também 20 anos) do que se pagou por Alvaro Pereira e não se aceita 20M do Chelsea, é perfeitamente real a necessidade atenuar estes investimentos.

Se a questão do defesa direito é clara, com a SAD a tentar vender desesperadamente Fucile e Sapunaru, já quando se fala em Guarin e Varela gera menos consenso.

No caso de Guarin, parece que o jogador quer mesmo ir embora. Se assim for, então é mesmo vender, até porque tem sido um dos jogadores mais indisciplinados com comentários infelizes, já para não falar que sempre que foi chamado ficou associado a uma apatia de jogo constrangedora. Agora é preciso saber negociar. Quando se fala que o FC Porto aceita vender por 13M, quando no verão só saia por 30M, é no mínimo preocupante, quando até o jogador tem mais 2 anos de contrato e tem menos de 28 anos, o que faz com que não possa repetir a estratégia de Paulo Assunção.

No caso de Varela, em ano de Europeu, é mais um caso de má gestão. Não se aposta no jogador, o jogador joga pouco e mal, mas quando se vê jogadores a titular continuadamente como são os casos de Kléber e Djalma, então o critério de jogar mal não pode ser levado como sério!

Depois de um ano fantástico, tal como Guarin, a SAD tem em mãos dois jogadores que desvalorizam mais de metade do seu valor de mercado. Mas pelos vistos a estratégia é mesmo vender e não emprestar, o que para estes dois jogadores que se sabe, pois já provaram, são bons jogadores, muito provavelmente a venda será mais um mau negócio da SAD.

E por causa das indefinições, jogadores como Souza, Djalma e Kléber continuam no plantel para colmatar eventuais saídas, que no verão não aconteceram e os excessos de jogadores em algumas zonas do terreno impediu o preenchimento de outras lacunas.

Mas estes ultimos meses de trabalho da SAD só não é altamente negativo pois já conseguiu arranjar uma solução para Prediger (falta saber quanto é que o FC Porto encaixou por 50% do passe), Miguel Lopes e Walter, este ultimo ainda não é oficial a mudança para o Brasil pois faltam as contrapartidas (há quase 2 semanas que se fala nas contrapartidas).

Ainda no que toca a empréstimos há a destacar que jovens que são emprestados com o objectivo de jogar e evoluírem não está a acontecer em alguns casos. Hugo Ventura não joga no Olhanense, Sérgio Oliveira é suplente por vezes utilizado no Málines da Bélgica, Soares já pediu à SAD outro clube pois não joga no Huelva, entre outros.

Uma coisa é certa, trabalho para a SAD há muito, tardam as decisões e o tempo passa... e quando olhamos par ao lado e vimos a SAD do Sporting reforçar-se com 3 jogadores (que veem preencher lacunas identificadas) apresentando-os num espaço de 1 semana, e um deles até foi titular no clássico, é caso para reflectir...

Por ultimo acho que tem existido elogios a mais para o Treinador e a menos para alguns jogadores. O Presidente ainda recentemente falou de jogadores Campeões, como Moutinho e Hulk. Mas não se fala no Rolando, no Otamendi, no Alvaro Pereira e no Fernando. E no caso de Fernando tem sido de facto uma injustiça, até porque é dos jogadores com salário mais baixo, só tem contrato até 2014 e é claramente um dos jogadores mais importantes e insubstituíveis no plantel.

Aguardamos decisões...

5 comentários:

Anónimo disse...

Viva sou socio 11021 do FCP e concordo com tudo que esta aqui escrito, parabens temos ser realista e nao esconder a verdade, so assim nosso FCP continuara a crescer,avaliaçao SAD 2 na escala ate 5.

Anónimo disse...

Bom post. Mas não diz tudo. As coisas estão muito piores do que se pensa. Por terem recusado vender no verão por um bom preço, estão obrigados agora vender a preço de saldo.

Todos os clubes sabem que a SAD do Porto precisa com urgência de dinheiro e, quando assim é, os compradores oferecem preços muito mais baixos. Não é difícil de perceber. Depois ainda há a crise. Até já li em bloques portistas que houve ofertas por quase nada.

Querer comprar um ponta de lança agora é quase impossível. Primeiro porque não há dinheiro e depois porque os que interessam estão ocupados.

Muito trabalho para a SAD mas têm apenas 3 semanas para resolver os problemas. Vamos a ver se chegam.

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

A questão ponta de lança já deveria estar resolvida antes da partida diante do Sporting.
Se não está, a única resposta é a falta de disponibilidades financeiras.
O futebol português caminha para o abismo se não forem tomadas medidas de defesa dos jogadores da formação.
Deveria-se impor a inscrição de um número mínimo de jogadores da formação nos planteis.
Os empresários tomaram conta do futebol, e têm influência directa na política de contratações.
É com apreensão que vejo o FCP perder a mística que nos diferenciava dos rivais. Mística essa que era incutida desde os escalões de formação.
Acho lamentável que jogadores como Castro e Sérgio Oliveira, a título de exemplo, não tenham lugar no plantel principal. Será que Souza é melhor que qualquer um dos citados ... não me parece, apesar das qualidades do brasileiro.
Espero que a SAD resolva rapidamente estas questões pendentes, caso contrário este vai ser um ano zero.

Abraço e boa semana

Paulo

srocha disse...

Parece-me um comentário exagerado.

O avançado não chegou no verão por mtos motivos: Falhou o 1.ª pagamento do falcao e a SAD ficou sem liquidez; o Lukaku que seria incluído no negócio A. Pereira foi utilizado pelo traidor e deixou de ser hipótese.

Quanto ao Falcao, manifestou intenção de sair, e 40M são 40M (não sei pq é q se fala de mais valia no caso do falcao e não se fala noutros casos. Será q as comissões, pagamentos de formação, clube anterior e afins só se pagaram na transferência do Falcao??!!)

Quanto ao Danilo e Alex Sandro tb, numa 1.ª analise, parecem-me valores elevados para laterais (13 e 9,6M, respectivamente). Mas será que é preferível dar esses valores por jogadores internacionais de 20 e 19 anos ou dar 2M por benitez + 3M por Mareques + 3M por outro meco qualquer??

O Alex Sandro veio (não tenho dúvidas) para colmatar a venda do álvaro. O Lukaku falhou, o chelsea não cedeu e o alvaro ficou. Se temos feito negócios fabulosos é pq não cedemos com facilidade.

Quanto ao Danilo o passe custou 13M, ou será q a transferência do Danilo foi a única que pagou comissões a emissários e afins??!!

Quanto ao Sergio Oliveira, enfim, tem talento mas não acredito que venha a singrar. Não luta, é um jogador conformado. Basta, p.e., ver e comparar a sua performance em toulon com a do James (um jogador já com provas dadas). Enquanto o Sérgio passeava em campo quase sem se despentear, o Jamas comia a relva! Este tipo de atitudes fazem a diferença.

Quanto ao Varela, parece-me um jogador triste, apático, conformado. Vejo com bons olhos a sua saída.

Quanto ao Hulk, faço minhas as palavras do presidente: Só sai pelos 100M!

Abraços

Ricardo Nuno Gonçalves Jorge disse...

Caro "Administrador",
Se o Atletico de Madrid atrasou o pagamento da 1ª tranche foi pq a SAD do Porto aceitou que fosse pago faseadamente. E já não falo pq se renova com um jogador e passado 2 semanas o jogador diz que quer sair e saiu.
Espero que nenhum portista ainda ache que Falcão foi um gajo porreiro e sensivel com o Porto que aumentou a clausula para beneficiar o Porto. Aumentou pq ficou com as tais percentagens, perdão, comissões...
Depois, há que esclarecer, que o Lukaku foi utilizado na UEFA muito antes de se conhecer o interesse do Chelsea em Alvaro Pereira. Tb não me parece que o FC Porto aceitasse fazer a troca por troca, desde quando o FC Porto trocava um activo de 20M por outro de 20M? Nunca o fez, ia agora fazer?
Já agora, foi publico que o substituto de Alvaro Pereira seria Kléber, internacional Brasileiro de 31 anos. Danilo e Alex Sandro vieram para o Porto porque estavam a caminho do Benfica e agora, temos 4 defesas direitos e 2 defesas esquerdos + Rafa que daqui a 2 meses começa a treinar condicionado e quando podiamos ter a opção Fucile na esquerda.

Este verão, senti que o Porto era um clube dos mais ricos na Europa. Investimos mais do que o Milao, o dobro do Inter de Milao, mais que o Man Utd, mais que o Arsenal, mais que o Real Madrid, mais que o Barcelona. Curiosidades...

Saudações Portistas
Ricardo Jorge