quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Andebol * FC Porto 29 - Madeira SAD 24

19ª. Jornada * Campeonato Nacional


Dragão Caixa
Assistência: 535 espectadores

Árbitros: Daniel Freitas e César Carvalho

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); Gilberto Duarte (2), Daymaro Salina (3), Filipe Mota (1), Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (cap., 6), Elias Nogueira (3), Pedro Spínola (6), Wilson Davyes, Ricardo Costa (1), Dario Andrade (2), Nenad Malencic e Vasco Santos
Treinador: Ljubomir Obradovic

MADEIRA SAD: Telmo Ferreira e Luís Carvalho (g.r.); Leandro Nunes, Nuno Silva (1), João Antunes (3), Luís Marques (2), João Ferraz (11), Hugo Rosário (2), Gonçalo Vieira (5), João Mendes, Daniel Santos e Mauro Aveiro
Treinador: Paulo Fidalgo

Ao intervalo: 15-11

Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Vitalis venceu esta terça-feira o Madeira SAD por 29-24, em encontro da 19.ª jornada do Andebol 1 que dominou por completo. Num jogo em que os forasteiros nunca estiveram em vantagem, Pedro Spínola e Ricardo Moreira foram os melhores marcadores portistas, apenas superados pelo madeirense João Ferraz (11). Os Dragões têm agora 53 pontos, mais quatro do que o Águas Santas, segundo.

O triunfo do FC Porto foi alicerçado numa grande eficácia na segunda linha (76%, correspondente a 16 golos em 21 remates, contra 40% do Madeira SAD) e na exibição dos guarda-redes Hugo Laurentino e António Silva, que pararam 44% dos remates adversários.

A primeira nota de destaque do jogo vai para uma dupla exclusão do FC Porto (Elias Nogueira e Tiago Rocha), a meio da primeira parte. Tal como na jornada anterior, frente ao Sporting, os Dragões conseguiram manter a vantagem (o resultado passou de 7-6 para 9-8), mesmo com apenas cinco elementos em campo.

O encontro manteve-se equilibrado até aos 20 minutos (o resultado era então de 10-9), mas nos dez minutos até ao intervalo o FC Porto disparou. Pedro Spínola destacou-se na etapa inaugural, com cinco golos e apenas um remate falhado. O madeirense foi uma autêntica “metralhadora”, que muito ajudou a decidir o jogo contra a equipa da cidade onde nasceu.

No segundo tempo, os Dragões mantiveram o ritmo elevado face ao actual quinto classificado do Andebol 1 e atingiram os sete tentos de vantagem, aos 40 minutos, num lance de belo efeito em que Filipe Mota assistiu Tiago Rocha desviando o olhar e enganando a defesa contrária.

A vantagem praticamente garantia o triunfo aos portistas e foi gerida até ao final, com todos os atletas dos Dragões a terem oportunidade de entrar em jogo. Destaque para dois golos de belo efeito do ponta esquerda Dario Andrade, que cumpriu apenas o segundo encontro depois de recuperar de lesão.

Clica para visualizar resumo da partida.


Figura
Pedro Spínola
Foi ele quem arrumou a questão

O FC Porto embalou para a vitória logo após os 20 minutos da primeira parte. Foi aí que Pedro Spínola fez a diferença, a jogar com a equipa, a colocar os neurónios em campo e também a marcar em três ocasiões. Nem precisou de estar a esse nível no segundo tempo para ser o melhor em campo.

Ljubomir Obradovic "Defesa ganha, ataque é para os adeptos"

"Foi uma vitória justa. Os meus jogadores talvez tenham estado com a cabeça no jogo de sábado. Cometemos alguns erros que não são normais, mas estou contente com eles porque correram e lutaram", começou por dizer o treinador do FC Porto Ljubomir Obradovic. "A defesa ganha os jogos, o ataque é para os adeptos. A nossa filosofia é fechar primeiro a baliza e depois arranjar forma de marcar", disse ainda.

O FC Porto continua só com vitórias em casa, somando 53pts, mais quatro pontos que o segundo classificado, Águas Santas.

Na próxima jornada, dia 18 de Fevereiro o FC Porto desloca-se a Águas Santas para defrontar os locais.

Sem comentários: