quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Basquetebol * FC Porto 74 - Maxaquene 56

1ª. jornada do Grupo A da III edição da Supertaça Compal

Publicado no jornal "O Jogo"

O FC Porto começou a terceira edição da Supertaça Compal com uma vitória sobre os moçambicanos do Maxaquene por 74-56. O encontro acabou por ter um duelo espanhol de treinadores, isto porque a equipa de Maputo está sob o comando de Joseba García, que também é seleccionador nacional de Moçambique. Perante esta "equipa desconhecida", como a classificou Moncho López de véspera, os dragões começaram a comandar o jogo, enquanto o Maxaquene tinha pouca eficácia ofensiva.

Ainda assim, os moçambicanos reagiram no segundo período - estiveram mesmo na frente do marcador (25-28) -, algo que serviu de alarme para os azuis e brancos. Sem deslumbrar, os campeões nacionais asseguraram o triunfo no terceiro período, sobretudo na linha de lance livre, registando grande eficácia final (13 lançamentos convertidos em 16 tentativas), enquanto o Maxaquene não apresentava argumentos (fez apenas dois pontos nos primeiros cinco minutos da segunda parte). Moncho López decidiu não utilizar Carlos Andrade, condicionado, e tentou rodar o plantel. João Soares acabou por ser um dos jovens que melhor resposta deram, terminando com 12 pontos e oito ressaltos.

O portista Robert Johnson, com um duplo-duplo (16 pontos e 11 ressaltos), foi o MVP da partida. 

Pelo FC Porto Ferpinta jogaram e marcaram:
Diogo Correia (11), João Soares (12), Miguel Miranda (9), André Boavida (-), David Gomes (4), Rob Johnson (16), Miguel Cardoso (4), Rui Lopes (-), José Costa (0), Reggie Jackson (10), Carlos Andrade (-) e João Santos (8).

No outro jogo da jornada, o Petro de Luanda confirmou o favoritismo e bateu o CAB Madeira, por 88-77, num jogo também sem história, com os campeões angolanos a garantirem a vitória com um forte terceiro quarto período (72-57) e a gerirem a vantagem na fase final do encontro.

Os Dragões voltam a jogar esta quarta-feira, de novo no Pavilhão das Acácias Rubras, em Benguela, tendo como adversário o 1.º de Agosto, que defende o título conquistado no ano passado, em Lisboa. O encontro está marcado para as 17h00 locais (18h00 em Portugal continental)

Galeria de imagens da partida (clica para visualizar)

Classificações:

Grupo A
1. FC Porto, 2 pontos
2. Maxaquene, 1
3. 1.º Agosto, 0

Grupo B
1. Petro, 2 pontos
2. CAB Madeira, 1
3. Libolo, 0

A segunda fase da prova, que se disputa nos dias 18 e 19 próximos, será em Luanda. No dia 18 os terceiros classificados dos grupos discutem o quinto e sexto lugares e os segundos dos grupos batem-se para definir o terceiro e quarto classificados da geral. A final, entre os vencedores dos agrupamentos, será no dia 19.

Sem comentários: