sábado, 24 de março de 2012

3, 2, 1, Descolar…

Amanhã, o FC Porto tem mais uma oportunidade de ouro para voltar a colocar a diferença pontual nos 3 pontos para com o seu rival de Lisboa. Se a vitória amanhã era imperativa, com o empate da equipa do Olhanense, a vitória amanhã tem uma dose adicional de importância que, depois do desaire em casa frente à Académica, o FC Porto não pode vacilar.

O jogo a meio da semana não teve o final desejado, mas sejamos realistas, quando Vítor Pereira coloca em campo Bracali e Kléber e não opta por Maicon, mesmo sabendo que amanhã não pode dar o seu contributo, antevia-se que o resultado seria mesmo a eliminação da taça mal amada.

Como ninguém acredita que Vítor Pereira estabelece as regras e prioridades do clube, não será abusivo pensar que, nem a equipa técnica nem a SAD se preocupou com este jogo, pelo que, ainda com alguma frustração para os adeptos, devemos todos aceitar que a Taça da Liga não presta para nada.

A sugestão que fica para a SAD é que deixem de participar na prova. São menos jogos, menor probabilidade de lesões e castigos, menos despesas de deslocação, enfim, um conjunto de vantagens que faz todo o sentido preservar!

O campeonato é a última prova em disputa. Faltam 7 jogos para o final da prova e o escasso ponto de avanço não permite qualquer margem de erro até final.

O adversário não vai ser fácil. O Paços de Ferreira tem vindo a subir de nível com a consequente subida na tabela classificativa, estando agora com mais 6 pontos do que o primeiro em zona de descida.

Ainda que não seja fácil, tem de estar ao alcance do FC Porto. A qualidade individual e colectiva é muito superior contudo não pode ser um FC Porto que só jogue a 2ª parte, ou um FC Porto que só remate pela primeira vez no final da primeira parte, ou um FC Porto que cometa erros infantis na defesa.

Tem de ser um FC Porto forte com muita vontade de ser Bi-Campeão Nacional.
Depois do jogo a meio da semana, a equipa voltou aos treinos sendo a boa noticia de final de semana a disponibilidade de Fernando, e o regresso de Danilo aos primeiros treinos condicionados, perspectivando um regresso para breve, quem sabe, a tempo do jogo com o SC Braga.

Outra novidade nesta semana foi finalmente a decisão oficial da saída de Cristian Rodriguez, isto depois de no verão ter surpreendido pela titularidade na Supertaça frente ao Barcelona, numa tentativa desesperada de a SAD o vender, mais tarde uma das escolhas para a UEFA, mais uma tentativa desesperada de a SAD de o vender em Janeiro, e já mais tarde, na tentativa de garantir o empréstimo a um clube brasileiro com a compensação da renovação do contrato, na ultima tentativa de a SAD vir a obter algum retorno financeiro.

Se esta tentativa de empréstimo tivesse ocorrido em 2010, ou mesmo em 2011, se calhar no ultimo verão, tinha a SAD concretizado o objectivo de uma mais valia, mas não, assim não aconteceu, aconteceu agora, deixando o FC Porto com um plantel de 22 jogadores, sendo 3 deles guarda-redes, para o resto de campeonato.

Mas se financeiramente é mais um prejuízo avultado para a SAD, o afastamento do jogador, com a infeliz lesão de Djalma, permite a Iturbe estar pela terceira vez consecutiva na lista de convocados, algo que nunca tinha acontecido até ao momento.

É sem dúvida a melhor oportunidade de um jovem de 18 anos poder mostrar o seu futebol, ainda que pelo meio, algo trapalhão e nervoso, mas que com o tempo, qualquer pessoa que perceba de futebol, sabe que vai ser uma estrela.

Com o castigo de Maicon, Vítor Pereira convocou os restantes 18 disponíveis para ir a jogo.

Lista de convocados: Helton, Lucho González, Álvaro Pereira, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James Rodriguez, Sapunaru, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Bracali e Defour.

Com o meio campo em condições físicas abaixo do aceitável, fruto de 2 jogos consecutivos e exigentes sem opções para substituir, o regresso de Fernando não deverá ser em efectivo para a titularidade amanhã. Tal como Vítor Pereira referiu, Fernando é um jogador muito importante e tendo apenas treinado no final da semana não é prudente colocar em causa a disponibilidade para o final do campeonato.

Será então mais um jogo que se irá exigir ao trio Moutinho, Defour e Lucho, mais um jogo de sacrifício. Na defesa, Alvaro Pereira deverá recuperar e Otamendi deverá também ser chamado à linha de defesa. Não deverá ser um cartão amarelo a Mangala, mas sim, colocar mais experiência em campo, quando é previsível que o Paços vai jogar sobretudo no contra ataque e nem tanto nos cruzamentos.

O ataque deverá registar os regressos de Varela e Janko. James continua com um percurso intermitente, ora é decisivo, ora passa ao lado do jogo, e com a tendência de vir para o meio, será sempre uma opção para o lugar de Lucho durante o jogo. Será importante ter amanhã dois alas fortes que produzam desequilíbrios e jogadas para Janko e Lucho finalizarem.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro Pereira, Rolando e Otamendi, Moutinho, Defour e Lucho, Varela, Hulk e Janko.

Para além de um FC Porto ambicioso, concentrado e determinado em vencer será fundamental um apoio massivo dos adeptos, amanhã, na Mata Real. A proximidade com o Porto é grande pelo que é muito importante uma adesão em massa de muitos adeptos portistas.

A equipa precisa deste apoio e certamente com um campo vestido de azul e branco a motivação será ainda maior.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

A 6 jornadas do final do campeonato, não podemos desperdiçar mais pontos.

Amanhã encontraremos um adversário complicado a jogar no seu terreno.

Temos de ser bravos e batalhadores para conquistar os 3 pontos.

Não queremos ópera, queremos uma equipa operária que lute desde o apito inicial pela vitória.

Não pode haver lugar a tremideiras, os nossos jogadores têm de acreditar no seu valor e lutar pelo bicampeonato.

Com o apoio dos nossos adeptos iremos vencer em Paços.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Com a diferença entre uma boa época e uma época claramente abaixo das expectativas, a ser a conquista ou não do título, prioridade das prioridades, é hora da equipa azul e branca mostrar carácter, espírito de conquista, atitude à Porto e ganhar os jogos necessários para que em 2011/2012 continue a reinar o Dragão.
Em Paços de Ferreira, frente a um Paços bem orientado, atrevido, organizado e com bons jogadores, tem de estar um Porto guerreiro, se for preciso, de fato de macaco, capaz de igualar o adversário no empenho, na determinação e depois, porque tem melhores jogadores, fazer essa maior qualidade sobressair e ganhar. Agora que só está em jogo o campeonato, facto estranho nesta altura, mas que demonstra o tanto que o melhor clube português tem conseguido, de há muitos anos a esta parte, não há mais tempo para desculpas, para ses e mais ses. As contas do campeonato não estão como gostaríamos, a pressão é muita, mas nada a que não estejamos habituados, não é a primeira vez que passamos por uma situação semelhante. Somos uma equipa de Campeões, na Capital do Móvel estará uma equipa a mostrar que quer continuar a ser uma equipa de Campeões.
Agora, mais que nunca, não podemos vacilar. Carrega Porto!

Abraço