quinta-feira, 15 de março de 2012

Proibido meter água na Ilha…

O que aconteceu nas últimas 3 jornadas, não foi uma subida do FC Porto na classificação, foi sim uma escalada, nada mais, nada menos, de 8 pontos ganhos. Seriam poucos aqueles que alguma vez imaginariam que o clube fosse ter um jogo tão depressivo como o último frente à Académica.

É um facto que este foi, logo a seguir ao jogo do Gil Vicente, uma das piores arbitragens desta época, contudo, plagiando Miguel Guedes, o FC Porto não joga nada!

Isto não é excesso de exigência face ao que se passou na época passada.

Ainda na primeira volta, já tínhamos perdido mais pontos do que na época passada, já não estávamos na Taça de Portugal e perdemos o acesso aos oitavos de final, tendo ganho os dois jogos ao adversário teoricamente mais forte, e não tendo ganho nenhum mais com adversários inferiores.

O que não se percebe, é como se faz o jogo que se fez em Lisboa e na semana seguinte se cai ao mar desta maneira… Vítor Pereira, provavelmente, é um dos poucos Portistas que se pode orgulhar de ter as razões para tal cenário. A questão é que, no final do jogo em Coimbra, também não se ia repetir, no final do jogo com o Apoel, idem, idem, no final do jogo com o Gil Vicente, idem, idem, mas o que é um facto é que se voltou a repetir.

É um FC Porto de luxo este ano. Apenas começa a jogar na segunda parte.

Aliás, se formos campeões como eu penso e espero, será o campeonato ganho pelo meu clube a praticar o pior futebol, a ver jogadores sistematicamente a não gostarem de serem substituídos, a ler comentários infelizes dos jogadores na imprensa e redes sociais, uma época com um número elevadíssimo de lesões, uma época que se entendeu que o avançado do Marítimo, que não foi minimamente regular, seria o substituto do meu marcador da UEFA e por ultimo uma época que se entendeu encostar os dois laterais direitos para vender, mas que no mercado de inverno e depois do avultado investimento em Danilo, apenas se conseguiu emprestar um deles e o outro passou de besta a bestial no seguimento da grave lesão de Danilo, tudo isto numa única época, que pode muito bem terminar com mais um título de campeão, o que não deixa de ser interessante do ponto de vista da competência dos rivais directos!

No cenário mais optimista que se pode colocar agora, eis que surge Vítor Pereira a dizer que a pressão é a mesma de quando estávamos a cinco pontos. De facto é sem dúvida uma lufada de ar fresco que passou cá para fora. Mas será mesmo assim?!?!

Amanhã o jogo é tradicionalmente complicado. Ainda que não esteja a ser a época esperada e planeada pelo clube, o Nacional, continua com qualidade no seu plantel para complicar e muito a vida ao FC Porto. Está numa posição tranquila, longe da descida, parece que já não vai haver descidas, é verdade, mas também longe da possibilidade de um lugar europeu.

E se há partida o valor do Nacional já era um dado a ter em conta, o facto de o FC Porto surgir desfalcado agudiza ainda mais as expectativas para o jogo.

O jogo da Académica, para além de termos perdido 2 preciosos pontos para a concorrência, perdemos 3 jogadores. O caso do Hulk foi um dos erros do árbitro, já no caso de Fernando e Djalma, as lesões decorreram do jogo, casos que se vão juntar a Danilo e Varela.

Perante este cenário, Vítor Pereira convocou os 16 jogadores disponíveis do plantel principal e ainda Iturbe, que é promovido para este jogo do regime de adaptação para o regime de disponível, e Mikel, médio centro dos juniores, depois de no passado mês de Janeiro, a SAD ter dispensado nada mais, nada menos, do que 50% do meio campo, e ter colmatado apenas com o regresso de Lucho!

Lista de convocados: Helton e Bracali, Lucho, Maicon, Álvaro Pereira, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Kléber, Rolando, James, Sapunaru, Mangala, Alex Sandro, Iturbe, Janko, Otamendi, Defour e Mikel.

Ainda assim, nem o facto de existirem tantas ausências faz com que a vida de Vítor Pereira esteja facilitada no que diz respeito às escolhas para o onze inicial.

Isto porque existe a expectativa para se ver se Rolando vai ser titular, depois do seu gesto, bem mais grave do que Hulk e sem pedido de desculpas e quem irá ocupar a vaga de ala no ataque ao lado de Janko e James, se Cristian Rodriguez, o jogador que esta semana foi noticia pelo possível abandono sem renovação, ou seja a custo zero, ou Alex Sandro, promovido a extremo, ou inovar e colocar Kléber ao lado de Janko, na tentativa de anular o ataque portista, ou então ter a opção mais radical e arriscada ao colocar Iturbe a titular!!!

Uma coisa é certa. O onze de amanhã poderá muito bem explicar de vez a competência de Vítor Pereira.

Aquilo que parece o mais razoável é mesmo apostar naquilo que faz sentido neste momento para a equipa. Não me parece que um jogador que fez o que fez porque não gostou de ser substituído, e bem, nos últimos dois jogos, tenha condições para ser titular e que o grupo interprete essa opção da melhor maneira. Também não parece razoável, que um jogador cujo irmão vem para a comunicação social esta semana, dizer que vai sair do Porto, tenha também condições para ser titular, como também não parece razoável que seja agora, na falta de extremos que Vítor Pereira aposte numa dupla de avançados centro, depois de todos terem visto essa dupla em acção no jogo da Académica.

Como tal a dúvida será mesmo entre Alex Sandro/Alvaro Pereira, ou então Alvaro Pereira/Iturbe. Este poderá ser mesmo o jogo de explosão de Iturbe, o Nacional não defende bem, gosta de atacar, e Iturbe com a sua criatividade e explosão pode muito bem desequilibrar ao invés da aposta mais segura dos dois defesas esquerdos.

No meio campo não restam dúvidas, face às únicas opções que existem. Na defesa, faz todo o sentido que Rolando perceba que Maicon e mesmo Otamendi estão mais fortes, para além claro, de não promoverem a indisciplina no seio do grupo.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alvaro Pereira, Defour, Moutinho e Lucho, James, Iturbe e Janko.

Sem Fernando é provável que Defour tenha a companhia de Moutinho mais de perto, mas este tem sido o esquema do meio campo nos últimos jogos, oferecendo a Lucho um papel mais de organizador e menos de recuperador.
É preciso de volta o FC Porto de Lisboa, o FC Porto do Dragão quando recebeu o SC Braga e o Vitória de Guimarães, o FC Porto de Donetsk. É preciso uma equipa que lute pela vitória como se fosse a última para garantir o título. É preciso uma equipa que lute pela vitória como se fosse uma final para atribuir um troféu de campeão. É preciso um FC Porto à Porto!

De uma vez por todas o sobe e desce tem de parar. O FC Porto tem condições e obrigação de ganhar todos os jogos até final do campeonato. Isto não é exigir, isto é constatar uma realidade, pois quando olhamos para baixo e vemos uma equipa, que é levada ao colo pela comunicação social, como a melhor equipa em Portugal e só não foi goleada pelo Paços de Ferreira por manifesto azar e incompetência do árbitro, devemos sim ter assumir a nossa frustração por não ter já praticamente o titulo garantido.

O jogo está marcado para as 19:00 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois de ter assistido ao que se passou nas últimas semanas, sinceramente não acredito na vitória hoje na Madeira. Oxalá me engane.

Após termos recuperado a liderança isolada do campeonato, ainda por cima diante do grande rival, o que garantiria uma bateria extra de motivação, eis que diante da Académica os nossos jogadores deram uma vez mais uma prova cabal que não tem estofo de campeões.
Tremem como varas verdes, são trapalhões, e ainda por cima são mal orientados por VP.
Ainda hoje não entendo a colocação de Lucho numa posição mais adiantada do terreno. Lucho não pode jogar de costas para a baliza. Lucho é bom a pensar o jogo, e lançar longo, e tem de jogar lado a lado com Moutinho.

Tudo isto faz com que tenha deixado de acreditar nesta equipa.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Já disse tudo sobre a importância do Nacional/F.C.Porto, para o futuro do Dragão no campeonato, Liga Zon Sagres, apenas acrescento: chegou a hora da verdade, de ver quem é quem, quem quer e quem não quer. Espero um sinal de forte de que queremos, muito, ser Bi-campeões.

Abraço