quinta-feira, 24 de maio de 2012

Basquetebol * Mais coração que razão leva-nos à perca do título

Liga Portuguesa Basquetebol * Jogo 5 da Final dos Playoffs
 
FC Porto 53 - Benfica 56

Dragão Caixa
Assistência: 2.237 espectadores

Árbitro principal: Fernando Rocha
Árbitros auxiliares: Luís Lopes e Sérgio Silva

FC PORTO FERPINTA (53): Reggie Jackson (3), Carlos Andrade (3), João Santos (5), Greg Stempin (16) e Rob Johnson (10); Diogo Correia (4), João Soares (0), Miguel Miranda (3), José Costa (5), Nuno Marçal (4)
Treinador: Moncho López

BENFICA (56): Marcus Norris (2), Ted Scott (14), João Gomes (4), Seth Doliboa (5) e Élvis Évora (6); Heshimu Evans (7), Diogo Carreira (12), Fred Gentry (6), Tomás Barroso (0)
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 21-32
Por períodos: 17-19, 4-13, 18-13 e 14-11

 
Ontem, fizemos um jogo mais com coração de que com razão, e por esse motivo os turnovers, essencialmente no 2º. período, sucederam-se, não tivemos discernimento, falhamos cestos incríveis, o jogo colectivo e individual eficaz e eficiente foi inexistente, e com naturalidade o Benfica cavou um fosso de 11 pontos, com que partiu para o intervalo. 

Em meia parte do jogo fazer 21 pontos, é muito pouco para uma equipa que ambiciona o título. No 2º. período fizemos 4 pontos!!!

No 3º. período entramos agressivos e conseguimos aproximar-nos no marcador, com os visitantes a demonstrar nervosismo e também a cometer turnovers.

No 4º. período, ambas as equipas cometeram erros atrás de erros e quando nós com um triplo ficamos a um ponto, e a esperança da reviravolta veio à tona, eis que o Benfica na resposta tem a sorte do jogo e responde com outro triplo por Doliboa.

Até final do jogo foi mais do mesmo, com o triplo de João Santos a segundos do fim a colocar-nos a 1 ponto, mas o nervosismo e os erros infantis voltaram a suceder, e quando deveríamos cometer falta rápida, fomos impotentes e  permitimos ao Benfica selar o jogo com mais dois pontos. 

Foi um mau jogo de basquetebol, não pela derrota do FC Porto, mas pela qualidade. Venceu a equipa que teve mais discernimento e menos nervosismo.

De facto como disse uma ocasião o nosso ex treinador Alberto Babo, os norte-americanos é que marcam a diferença. 
Ora, o Benfica conta nas suas fileiras com norte-americanos de qualidade inegável, enquanto o FC Porto só tem um de qualidade, Stempin, e outro que escapa o Johnson, o que é muito pouco para se vencer campeonatos.
Na época passada Ogirri e Terrell eram de qualidade e por conseguinte o plantel tinha mais valor e sagrou-se justamente campeão nacional, este ano falhamos nas contratações dos norte-americanos e perdemos o campeonato.

Com 16 pontos e 12 ressaltos, o portista Greg Stempin distinguiu-se como o MVP da partida, cujo final foi estragado pela atitude irresponsável de Carlos Lisboa, o treinador do Benfica, que, com um gesto grosseiro e absurdo, provocou, desde o centro da arena, os adeptos portistas, que, até então, não tinham feito mais do que prestar um apoio fantástico à sua equipa. 


A polícia bateu indiscriminadamente, tendo uma actuação lamentável.




A derrota de ontem não apaga a excelente época da nossa equipa.  Um abraço de força.

Vencemos:

A Taça da Liga (clica para visualizar).

A Supertaça (clica para visualizar).

A Taça de Portugal (clica para visualizar).
  
E para o ano há mais!!!

Comunicado do FC Porto

O FC Porto requisita a polícia para garantir a segurança de todos os intervenientes e espectadores nos espectáculos desportivos que se disputam em nossa casa. Infelizmente, na noite desta quarta-feira, a polícia agrediu gratuitamente uma série de espectadores, entre os quais mulheres e crianças, que nenhum crime cometeram, apenas se deslocaram ao Dragão Caixa para assistir a um jogo de basquetebol.
Incompreensível e inaceitável que a polícia se esqueça da sua primeira missão é proteger os cidadãos e prefira bater indiscriminadamente.
Mas porque tudo tem uma origem, convém historiar. O treinador Carlos Lisboa, do Benfica, podia perfeitamente festejar a vitória de forma urbana e civilizada, mas preferiu fazê-lo provocando e insultando com palavrões os adeptos do FC Porto. Ao mesmo tempo, um roupeiro do mesmo clube arremessou objectos para a bancada, o que originou um clima de tensão que inviabilizou a entrega da Taça. Convém recordar que em momento algum houve invasão do terreno de jogo por um só adepto que fosse. A polícia de imediato deveria ter dado essa indicação, mas preferiu utilizar a força de forma despropositada e desproporcionada.
O FC Porto exige que se apurem responsabilidades e se encontrem o responsável ou os responsáveis por se ordenar a agressão à bastonada de cidadãos anónimos, como um grupo de jovens raparigas barbaramente agredidas pela polícia.

Moncho Lopez "Estive presente em fases finais de Campeonatos da Europa, em Jogos Olímpicos, competições internacionais de clubes, ganhei muitas finais, também perdi muitas, mas sempre vi o treinador campeão a levar a mão ao peito, ao coração, mostrar carinho aos seus adeptos, porque é aí que se sente o clube. Levar os dedos àquela parte... cada um sente o clube onde quer"
Carlos Lisboa tem uma dupla responsabilidade: "Estamos a falar de um treinador que é diretor das modalidades, e isso devia ser um motivo mais para saber o que se tem de fazer. Está a representar os directores-técnicos das modalidades, os treinadores do campeonato e, além disso, quem o viu jogar diz que tinha muito jeito, mas eu não imagino o melhor jogador de sempre em Portugal - Sérgio Ramos, que jogou em Espanha, em Itália e esteve num Europeu com a Selecção - a fazer algo semelhante se no futuro for treinador do Benfica."

Sem comentários: