sexta-feira, 25 de maio de 2012

O caminho até à final de Viena * Quartos-de-Final

Vamos aqui recordar a caminhada do FC Porto até Viena que culminou com a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 27 de Maio de 1987.

Iremos começar pelo jogo dos quartos-de-final disputado diante do Brondby da Dinamarca.

Para narrar esta epopeia, iremos transcrever um grande trabalho de 2007, publicado por "guardabel" no "o Pobo do Norte: o pobo mais forte", um blog referência da bluegosfera.

FC Porto 1 – Brondby 0 * 1ª Mão

Porto, 04/03/1987

Estamos em finais de Fevereiro do ano de 1987. A equipa do FC Porto prepara os quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus. Os dinamarqueses do Brondby são o adversário a ultrapassar. A expectativa de chegar pela primeira vez às meias-finais da maior competição europeia de clubes é enorme, até porque a Dinamarca não tem "peso" europeu a nível de clubes.

O caminho até aqui foi relativamente fácil. Dizimámos os campeões malteses, Rabat Ajax, com um total de 10-0 (1-0 lá e 9-0 cá), e os campeões checos, Vitkovice, com derrota por 1-0 lá e vitória por 3-0 cá.

Ebbe Skovdahl é o técnico do campeão dinamarquês e desloca-se a Vidal Pinheiro, em 22 de Fevereiro, para espiar o FC Porto. Ganhamos por 3-0 (golos de Sousa, André e Gomes). Na sua observação do jogo, Skovdahl destaca Futre como "um jogador impressionante, com as suas arrancadas mirabolantes". Segundo o dinamarquês, a tarefa vai ser complicada até porque o FCP tem mais traquejo internacional e até já disputou uma final europeia.

Neste jogo de Vidal Pinheiro, o Salgueiros autorizou o Brondby a filmar o jogo (para posterior análise da equipa do FCP), o que deixou Pinto da Costa irritado... Outro motivo de irritação, este a nível interno, prende-se com as constantes ausências de Madjer ao serviço da selecção argelina, o que fez, por exemplo, com que estivesse ausente de um dos jogos fulcrais deste ano, com o Guimarães, nas Antas.

A nível interno, o FC Porto não atravessa uma fase positiva. Para além do já referido "caso-Madjer", a equipa vive um momento de quebra nas últimas jornadas, com derrota na Luz, empate em casa com o Vitória e vitória em Chaves com exibição pouco conseguida . Durante uma pausa no campeonato, o FCP disputa o torneio Sonangol, em Luanda, tendo ficado em 5º lugar. Em Paris, joga um particular com o Racing (no âmbito da transferência de Madjer) e empata 0-0. Ainda na capital francesa joga um torneio de futebol de salão, onde alcança o terceiro lugar. A propósito deste mau momento, escreve João Cartaxana no Record de 22-02: "FC Porto: quebra inesperada ou baixa de forma programada?"

Artur Jorge passa ao ataque, em entrevista a O Jogo, de 27/02: "Há um clima de histerismo à volta do FC Porto". Nesta entrevista, o rei Artur denuncia aqueles que ainda não se habituaram à ideia de que o FC Porto é superior e, naturalmente, ganha mais vezes que os outros. Também ele já observou o Brondby. Na sua opinião, eles são uma equipa jovem, rápida e atrevida.

A 28 de Fevereiro, no último jogo antes de receber o Brondby, o FC Porto bate a Académica por 1-0, com golo de livre directo, aos 85 minutos, por Madjer (saído do banco).

O Record faz manchete: "Madjer evita escândalo". A Bola escreve: "FC Porto vence... in extremis", e no interior: "Estado de emergência nas Antas... até chegar a magia de Madjer".

O Jogo intitula: "D. Sebastião veio... da Argélia". A equipa não parece bem e os adeptos começam a temer o pior.

Para o Brondby, trata-se de uma estreia a este nível, tendo na presente edição eliminado o Honved e o Dínamo de Berlim. O campeonato dinamarquês está parado, mas a equipa fez uma digressão por Inglaterra, pelo que não está sem ritmo de jogo.

Trata-se de uma equipa muito jovem, com jogadores sem experiência internacional. O guarda-redes é um deles. É neste momento o segundo redes da Dinamarca, atrás de Rasmussen, e todos lhe auguram um grande futuro. O seu nome: Peter Schmeichel.
Na defesa pontificam jogadores como Ole Madsen, Lars Olsen e Kent Nielsen, este o patrão do sector mais recuado. Os médios John Jensen e Henrik Jensen dominam o meio-campo. Henrik é a estrela da companhia, e dele se diz estar muito perto do Valência. Na frente, Claus Nielsen é o avançado mais perigoso, mas Kim Vilfort não lhe fica atrás.
Com 18 anos, um tal de Brian Laudrup promete seguir as pisadas do seu irmão mais velho (que joga na Juventus).

Em 28 de Fevereiro, A Bola entrevista as "vedetas" do Brondby e faz o título: "Vamos eliminar o FC Porto... apesar das dificuldades / A nossa equipa não tem experiência, mas é muito boa".

Declarações dos jogadores:
- Henrik Jensen: "Penso que Gomes era um goleador temível anos atrás, agora não. Casagrande é melhor, mais novo, mais forte, mais difícil de travar."
- John Jensen: "Sei que o FCP é uma equipa muito boa em casa e que tem três jogadores muito bons no meio-campo e um esquerdino extraordinário... Futre!"
- Kent Nielsen: "Gomes é muito perigoso; tem o "faro" do golo. Pode não se ver durante 80 minutos, mas aparece a marcar um golo decisivo".

Em 3 de Março, o Record publica as últimas declarações de Artur Jorge antes do jogo: "Precisamos que o público nos apoie". O nosso treinador leva 18 jogadores para estágio: Zé Beto, Amaral, João Pinto, Celso, Eduardo Luís, Festas, Laureta, Bandeirinha, André, Gomes, Futre, Madjer, Casagrande, Juary, Eloi, Frasco, Jaime Magalhães e Sousa.

Ficha do jogo:

Estádio das Antas, 04/03/87
75.000 (segundo o Record) Grande assistência (segundo A Bola)

Árbirtro: Gerard Biguet (França)

FCP: Zé Beto, João Pinto, E. Luis, Celso e Laureta; Frasco, André e Sousa; Madjer, Gomes e Futre.
Subs: Sousa por Casagrande (45mins), Frasco por J. Magalhães (67 mins)
Suplentes não utilizados: Amaral, Festas e Quim.

Brondy: Schmeichel; Madsen, Olsen, Kent Nielsen e Ostergaard; Steefensen, B. Jensen e H. Jensen; C. Nielsen e Vilfort.
Subs: C. Nielsen por Hansen (61mins) e H. Jensen por Laudrup (80mins)

Amarelos: Frasco, Vilfort, B. Jensen e Laureta.

Golo: Madjer, aos 70 minutos.


Vídeo do canal do youtube memoriassporting

Descrição do golo pelo Record: "Jaime Magalhães entregou o esférico a João Pinto e o defesa-direito das Antas, rapidamente, endossou-o ao argelino, o qual atirou rasteiro para o fundo das redes."

Descrição do golo por A Bola: "Iniciativa de João Pinto que leva a bola quase à entrada da grande-área, metendo-a bem à frente de Madjer. O internacional argelino, desviado para a meia-direita, dominou-a e com o pé direito bateu Schmeichel, quando ele saiu da baliza."

Brondby 1 - FC Porto 1 * 2ª Mão

Kobenhavns Idratspark, 18/03/87

O FC Porto prepara-se para jogar a segunda mão dos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus com o Brondby. No fim-de-semana anterior disse praticamente adeus ao título ao perder em Portimão por 1-0, enquanto o Benfica vencia em Guimarães por 2-1. Quatro pontos separam agora os dois primeiros, numa altura, lembre-se, que a vitória vale 2 pontos. Missão quase impossível. Daí que este jogo na Dinamarca assuma importância fundamental na tentativa de salvar a época.

Em relação à primeira mão, Artur Jorge faz quatro modificações no 11. Saem Zé Beto, Eduardo Luís, Laureta e Madjer, entrando Mlynarczyck (após 2 meses ausente por lesão) Lima Pereira, Inácio e Casagrande, respectivamente.

Ficha do jogo:
 
Kobenhavns Idratspark, 18/03/87

Árbirtro: Lajos Nemeth (Hungria)

FCP: Zé Beto, João Pinto, Lima Pereira, Celso e Inácio; Frasco, André e Quim; Casagrande, Gomes e Futre.
Subs: Casagrande por Juary (14mins), Frasco por Eduardo Luís (74 mins)

Brondby: Schmeichel; Madsen, Olsen, Kent Nielsen e Ostergaard; Steefensen, Bjorne Jensen, Henrik Jensen e John Jensen; Claus Nielsen e Vilfort.
Subs: Bjorn Jensen por Bryan Laudrup e H. Jensen por Tommy Christiensen (aos 72 mins)

Amarelos: Frasco, Quim e Madsen.

Golos: Steffensen (36 mins) e Juary (69 mins)
Aos 15 minutos, a lesão de Casagrande revelar-se-á decisiva para o desenrolar do jogo, uma vez que dará lugar à entrada de Juary, o marcador do golo do empate. Frasco e Quim ficam impedidos de jogar a primeira mão das meias-finais em virtude do 2º amarelo que levaram hoje. Casagrande também será baixa, uma vez que a sua lesão se revela bastante grave: rotura de ligamentos no tornozelo e fractura do perónio. Todos os jornais desportivos destacam a arbitragem demasiado caseira do árbitro.


Vídeo do canal youtube do blog Basculacao.blogspot.com

Às 2 e 15 da madrugada, o avião aterra no Aeroporto de Pedras Rubras, onde algumas centenas de adeptos esperam a comitiva em clima de grande euforia. É a primeira vez que o clube atinge as meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus. E nesta fase, há três hipóteses, qual delas a pior: Bayern de Munique, Real Madrid e Dínamo de Kiev.

Descrição do golo de Juary pelo Record: "Quim lançou Juary em profundidade, o brasileiro bateu Olsen em corrida, isolou-se, e bateu Schmeichel."

Descrição do golo por O Jogo: "O combativo médio portista (Frasco) levantou a cabeça e (nem sempre foi assim) não perdeu tempo. Juary estava perto, como que a pedir a bola. Ela chegou-lhe bem na hora. "Velocidade de ponta", o defensor contrário a ficar pelo caminho, e o brasileiro das Antas, já dentro da grande área, sobre o flanco direito, a concluir o sprint com um disparo colocadíssimo, a fazer entrar a bola, como uma flecha, pelo buraco da agulha. De nada valeu o mergulho tardio de Schmeichel. Acabava praticamente aí o jogo."

Descrição do golo por A Bola: "Excelente abertura de Frasco, solicitando Juary, o qual, após sprint pela direita, disparou rente à relva entre o corpo do guarda-redes e o poste esquerdo."

Títulos dos jornais desportivos:

O Jogo – 19/03
Título de primeira página: "SALVÉ FC PORTO!"
Sub-título: Belo golo de Juary coloca campeões nas "meias"
Título do texto: Juary: "seta" envenenada

Record – 20/03
Título de primeira página: "Casagrande no hospital: Qualificação do FC Porto aliviou-me as dores".
Título do texto: Era um crime não aproveitar esta oportunidade de fazer história.
Como jogaram os portistas: Mlynarczyck, André e Juary – a classe além da combatividade.

A Bola – 19/03
Títulos de primeira página: FC PORTO entre os quatro "maiores" da Europa; "Juary – Mais uma vez a "arma secreta" do campeão nacional"
Título do texto: "Golaço" de Juary conseguiu travar um verdadeiro vendaval escandinavo (... e serviu de prémio, não à perturbada exibição portista, mas à forma briosa como a equipa portuguesa se bateu)"
Como jogou o FC Porto: Mlynarczyck, Juary e Futre – os principais obreiros da qualificação. (um golo consentido, que tudo complicou, e um golo feliz, que colocou os portistas nas meias-finais da prova)

Rui Martins, de O Jogo: "Qual crise? Em Copenhaga, p FC Porto foi igual a si próprio: soube ser humilde, não acusou o golo sofrido, reagiu com personalidade e revelou-se uma equipa de marca europeia."
"Futre fez jus ao epíteto de "perigo público" com que o rotularam os jornalistas dinamarqueses, ora pela esquerda ora pela direita, criando espaços, fintando, inventando."

Santos Costa, do Record: "Logo no início o árbitro apostou em intimidar o FC Porto e o amarelo saltou logo no primeiro minuto, quando, com cara de poucos amigos, colocou a cartolina à frente dos olhos de Frasco".

Declarações dos intervenientes:

Artur Jorge: "Julgo que ninguém ficou com dúvidas quanto à nossa superioridade"; "FC Porto nas meias-finais não é uma vitória minha, mas uma vitória de todo o clube"; "Provámos que é necessário ser uma equipa experiente para eliminar adversários deste tipo. Experiência e rigor táctico são fundamentais nestas ocasiões e a nossa equipa provou-o".

Pinto da Costa: "A um passo da final..."; "Serve qualquer adversário. Que venha o diabo e que escolha"; "Aqueles que têm pretensão em destruir o nosso trabalho, terão ficado desiludidos com esta bela exibição do FC Porto. Precisamos agora do máximo apoio do público, porque temos uma grande oportunidade de estarmos presentes na final."

Juary: "Só quando vi a bola entrar, acreditei que era golo. Até me aperceber disso, fiquei parado. Depois explodi de alegria."; "Corremos que nem uns cabritos. Nesta altura de alegria não me quero esquecer dos meus companheiros que ficaram em Portugal, e que, de longe, certamente torceram por nós."

Sem comentários: