quinta-feira, 17 de maio de 2012

Participação inglória do Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup

O FC Porto defrontou hoje o Besiktas, na última jornada do grupo B, tendo vencido por 4-1, com dois golos apontados por Vion e dois apontados por Frédéric Maciel.

Em quatro jogos disputados na fase de grupos, fizemos 7 pontos fruto das vitórias sobre o Young Boys por 2-0 e o Besiktas por 4-1, e do empate a 1-1 diante do Zenit. Na outra partida fomos derrotados por 1-0 pelo FC Zurique.

Após os resultados de ontem, o apuramento para a final, e consequente possibilidade de revalidação do troféu conquistado na época transacta avizinhava praticamente impossível, pois dependíamos dos resultados do Zenit e do FC Zurique.

Depois de apurado o nosso quarto lugar no grupo B, defrontamos e vencemos por 4-2, no desempate por marcação de grandes penalidades, o Panathinaikos quarto classificado do grupo A.
Assim a nossa classificação final no torneio foi o quinto posto.

A final do torneio colocou frente a frente o Grasshopper e o FC Zurique, sucedendo o FC  Zurique como vencedor do troféu.


A FIFA destacou na equipa do FC Porto a bela organização colectiva da equipa, quinta classificada, garantida pelo cabeludo Fábio Martins, dono de uma sobriedade decisiva no meio-campo ofensivo, e pelos médios-alas Frédéric Maciel e Adriano Castanheira.
Ao FC Porto foi atribuído o Prémio FIFA Fair Play.

Em jeito de balanço final, a participação serviu para rodar a equipa após o final de temporada, e dar aos atletas experiência competitiva ao defrontar clubes de outros campeonatos.


Crónica ao Torneio publicada em fifa.com

O Torneio Juvenil FIFA/Blue Stars 2012 chegou ao fim em Zurique com o duelo entre dois grandes clubes locais na decisão desta quinta-feira. 

Debaixo de muito sol na maior cidade da Suíça, o FC Zurich venceu o Grasshopper por 2 a 0 e conquistou o título do evento pela quarta vez na sua história.

Depois da chuva que caiu no primeiro dia de competição, o clima de festa tomou conta do Complexo Esportivo Büchlern com muito calor, barraquinhas de salsichão, actividades para as crianças e um grande número de adeptos. 

Os dois clubes de Zurique já lideravam os seus grupos no final da primeira ronda disputada na quarta-feira, mas ambos os grupos permaneciam indefinidos. 
O Mazembe lutou até o último minuto, mas precisou se contentar com a segunda posição no Grupo A. 

Na decisão do terceiro lugar, o clube da República Democrática do Congo enfrentou o Zenit, segundo do Grupo B. Os russos mostraram um entrosamento impecável e contra-ataques velocíssimos, enquanto a equipa africana encantou pelo ataque criativo, dinâmico e imprevisível. A balança acabou pendendo para o lado europeu, com a vitória do Zenit por 1 a 0. O golo saiu dos pés de Alexey Panfilov, que já suscita comparações com o capitão da selecção russa Andrei Arshavin. 

Ragon, Moses e outras revelações
Também chamaram atenção as actuações de Ragon Pembele, Moses Siausmo e Hervé Kamba pelo Mazembe. Formados numa academia de reconhecida qualidade, eles têm tudo para garantirem um belo futuro ao clube e à selecção da República Democrática do Congo.

Vale destacar ainda a bela organização colectiva da equipa, quinta classificada, garantida pelo cabeludo Fábio Martins, dono de uma sobriedade decisiva no meio-campo ofensivo, e pelos médios-alas Frédéric Maciel e Adriano Castanheira.  

Já ao sexto colocado Panathinaikos não faltou virilidade, mas a equipa pecou pela pouca ousadia.

No Young Boys, que terminou na sétima posição, o desempenho de Michael Frey na goleada de 5 a 0 contra o Borussia Mönchengladbach foi motivo de muita satisfação.
O clube alemão decepcionou com o oitavo lugar, mas não tanto quanto os turcos do Besiktas, que ficaram na lanterna e conseguiram a proeza de cometer dois penaltis e levar um cartão vermelho em nove minutos contra o FC Porto. A única alegria do clube de Istambul foi a presença da sua fanática torcida, que animou as arquibancadas batucando e cantando sem parar.

Já o anfitrião Blue Stars terminou na nona posição. Mesmo assim, o clube mostrou bom futebol e personalidade na vitória sobre o Besiktas. O seu número10, Sheran Gunawardena, destacou-se pelo corte de cabelo à "la Neymar" e pelos passes sem olhar que lembraram os de Ronaldinho Gaúcho.

A final colocou frente a frente dois adversários que se conhecem bem e, por isso mesmo, a partida foi renhida desde o início. Mais técnico no meio-campo, com Ali Imren e Ramadan Morina, o FC Zurich controlou a posse de bola, mas sem criar oportunidades de golo. Aliás, a maior oportunidade foi do Grasshopper, num remate à queima-roupa que o guarda-redes Yanick Brecher defendeu de maneira soberba. No segundo tempo, o FC Zurich voltou a pressionar e abriu o marcador com Fabio Schmid, antes de selar o triunfo com Imren já nos últimos instantes do jogo. 

Classificação final:
1. FC Zurich
2. Grasshoppger
3. Zenit de São Petersburgo
4. Mazembe
5. FC Porto
6. Panathinaikos
7. Young Boys
8. Borussia Mönchengladbach
9. Blue Stars
10. Besiktas

Prémio FIFA Fair Play:
FC Porto

Bola de Ouro adidas:
Levent Gülen (Grasshopper)

Luva de Ouro adidas:
Yanick Brecher (Zurique)

Sem comentários: