sábado, 19 de maio de 2012

Tetracampeões mágicos e sublimes no fecho do campeonato!

10ª. Jornada da Fase Final - Grupo A

FC Porto 36 - Sporting 26

Dragão Caixa
Assistência: 1.404 espectadores

Árbitros: Bruno Rodrigues e Carlos Capela

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.) e Alfredo Quintana (g.r.); Eduardo Filipe, Ricardo Costa, Tiago Rocha (2), Dario Andrade (1), Wilson Davyes (3), Nenad Malencic (5), Gilberto Duarte (9), Filipe Mota (5), Ricardo Moreira (cap., 5), Elias Nogueira (1), Daymaro Salina (4) e Vasco Santos (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING: Hugo Figueira (g.r.); Frankis Carol, Pedro Portela (2), Bruno Moreira (8), Ricardo Dias (1), João Pinto (6), Fábio Magalhães (2), Rui Silva (5), Hugo Rocha, João Paulo Pinto (2), Sérgio Barros e Yailan del Sol
Treinador: Branislav Pokrajac

Ao intervalo: 16-11

Publicado em fcporto.pt

Numa jornada de festa, em que o resultado apenas importava para a equipa forasteira, os Dragões não deixaram de mostrar a sua raça. Na última jornada daquela que será conhecida como a época do "tetra", o FC Porto Vitalis "esmagou" o Sporting, vencendo por 36-26. Entre a primeira fase e a fase final, os azuis e brancos apontaram 999 golos. Notável.

No "sete" inicial, sublinhe-se a inclusão simbólica de Eduardo Filipe e Ricardo Costa. Os dois atletas, que prestaram (e vão continuar a prestar, noutras funções) grandes serviços ao FC Porto, foram substituídos pouco depois de se ter cumprido um minuto de jogo, recebendo uma ovação em pé do público presente no Dragão Caixa.

O encontro começou a desequilibrar-se para os Dragões a partir dos 20 minutos. Os lisboetas, que até estiveram a vencer por três tentos aos dez minutos, perderam a carruagem do jogo e não mais foram capazes de a apanhar. Se, aos 20 minutos, o marcador assinalava um empate (9-9), ao intervalo a vantagem portista era já de cinco golos (16-11).

A eficácia na primeira linha (oito golos em 12 remates) e o elevado número de contra-ataques (nove, que resultaram em seis golos) levaram os portistas à liderança e, no segundo tempo, foi especialmente este segundo item a permitir aos Dragões aumentar a vantagem, que chegou a ser de 13 golos.

Na verdade, a segunda parte foi um autêntico festival de contra-ataque do FC Porto, perante um Sporting que baixou os braços. No total, os portistas fizeram 17 tentos desta forma, em 22 remates tentados. Houve ainda tempo para belas jogadas de andebol, nomeadamente lances aéreos e até uma fantástica “rosca” de Elias Nogueira, já perto do final da partida. Gilberto Duarte foi o melhor marcador, com nove golos.


Mesmo em festa, a superioridade portista foi inquestionável, como o foi ao longo de toda a prova. O andebol azul e branco não tem par em Portugal.




O FC Porto Vitalis terminou este sábado a fase final do campeonato de Andebol 1 sem derrotas. Os azuis e brancos festejaram o quarto título nacional consecutivo junto dos adeptos, no Dragão Caixa. Obradovic, Ricardo Moreira e Gilberto Duarte mostraram-se felizes e realizados com o percurso da equipa durante a época.

Depois das comemorações do tetracampeonato e da vitória frente ao Sporting, Obradovic era um treinador satisfeito. "Foi uma boa partida e um bom espectáculo que os jogadores proporcionaram aos adeptos. Jogaram muito à vontade e isso espelhou-se no resultado final", sublinhou.

O treinador azul e branco afirmou que, mesmo não sendo um jogo decisivo, a vitória era essencial e espelhou o trabalho realizado ao longo de toda a época. "Todos os jogos contam. É importante ganhar tudo e demostrar que a conquista do campeonato não foi por acaso", acrescentou.

No entanto, o treinador declarou que "ainda há muito a fazer pelos jogadores e pela equipa". "São jovens e bons amigos. Quando um marca golo, o outro festeja como se fosse dele", concluiu.

Também Ricardo Moreira, capitão da equipa, prestou declarações no final do encontro. "É muito bom festejar junto dos adepto que nunca nos deixaram ficar mal. O importante é termos toda a gente junta, mas o mais importante de tudo é ganhar o campeonato", observou.

Gilberto Duarte, eufórico entre comemorações, acrescentou: "É fantástico poder celebrar em casa o último encontro. Fizemos um bom jogo e festejámos com os nossos adeptos. Para o ano, queremos continuar a trabalhar para ganhar todas as taças em Portugal e a conquista do Penta é outro dos objectivos".

Antes do apito inicial, os jogadores do FC Porto Vitalis aqueceram com t-shirts alusivas ao Tetra e entregaram-nas aos adeptos presentes no pavilhão. 

Depois, Eduardo Filipe e Ricardo Costa, que terminam agora a carreira como andebolistas, fizeram descer o pendão do tetracampeonato. 
No final do encontro, os campeões foram distinguidos com a respectiva medalha e festejaram a conquista de mais um campeonato com os adeptos. Também a equipa técnica foi alvo de aplausos por parte do público, principalmente o treinador Ljubomir Obradovic.

A taça foi entregue à equipa pelo presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Ulisses Pereira. O capitão Ricardo Moreira ergueu o troféu de campeão nacional, que mais tarde passou pelas mãos de todos os elementos da equipa.

A festa terminou junto aos adeptos, depois de uma época recheada de vitórias. Os tetracampeões sonham agora com a conquista do pentacampeonato.

Sem comentários: