domingo, 5 de agosto de 2012

Diamante Africano brilha na festa do Dragão!

FC Porto 0 - Lyon 0

Jogo de Apresentação 2012/13
Estádio do Dragão
Assistência: 42.709 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Árbitros assistentes: Rui Licínio e João Silva
Quarto árbitro: Hugo Pacheco

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, Defour e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Fernando por João Moutinho (46m), James por Varela (67m), Atsu por Djalma (67m), Defour por Castro (67m), Otamendi por Rolando (78m), Helton por Fabiano (78m), Jackson Martínez por Klebler (78m), Lucho por Kelvin (78m), Miguel Lopes por Sereno (78m), Sereno por Iturbe (89m)
Não utilizados: Kadú e Alvaro
Treinador: Vítor Pereira

LYON: Lloris; Réveillère, Cris, Koné e Cissokho; Fofana, Gonalons (cap.) e Gourcuff; Briand, Gomis e Lacazette
Substituições: Gomis por Benzia (56m), Fofona por Malbranque (56m), Cris por Untiti (72m), Réveillère por Dabo (72m), Lacazette por Pied (79m), Briand por Grenier (79m)
Não utilizados: Vercoutre
Treinador: Rémi Garde

Cartão amarelo: Koné (89m)

Numa bonita festa de apresentação do FC Porto aos seus adeptos e associados, só faltaram mesmo os golos para encher de alegria a massa adepta que acorreu em grande número ao Dragão. Não houve ópera, mas também não há motivos para começar já a deitar abaixo o treinador, como já li em alguns espaços.

O adversário francês, velho conhecido, está numa fase mais adiantada da preparação, já tendo mesmo disputado e vencido a Supertaça Francesa.
É uma equipa em renovação e regeneração após a hegemonia no futebol francês durante anos a fio.

Quanto ao nosso FC Porto, a equipa foi competitiva, teve bons momentos colectivos e individuais, e gostei do que vi.
Na segunda metade tivemos a melhor oportunidade do desafio, após excelente jogada de Atsu que assistiu Lucho para grande defesa de Lloris. Depois as habituais substituições quebraram o ritmo de jogo, acabando por se verificar o nulo no marcador.

Atsu um menino que com humildade vai ganhando o seu espaço no plantel, e quiçá no onze, encanta as bancadas com pormenores deliciosos. É um desequilibrador, drible curto e rápido, muito difícil de travar pelos adversários.
Iturbe não está a ser queimado. O FC Porto não é um crematório.
Iturbe tem de lidar menos com as redes sociais e pré-assumir protagonismo sem o conquistar dentro de campo. Um profissional de futebol tem de estar antes de um jogo 100% concentrado. Isto equivale ao mesmo que estares numa sala de aula ou no trabalho de telemóvel em punho. Se calhar sou antiquado, mas penso assim.
Marcou um grande golo na pré-época e a imprensa elevou-o ao céu, e o menino não soube lidar com tal e en'galou-se nas entrevistas.
Na véspera da apresentação manda postas de pescada para o facebook e no dia para o twiter.

Jackson Martínez apesar de ainda não ter marcado, é um avançado que não engana. Apesar da sua imponente estampa atlética, tem uma gama de recursos técnicos invejáveis, sabe ocupar o espaço, sendo inteligente na forma como procura as costas dos defesas. Espero que a sua adaptação decorra com tranquilidade, pois este será o nosso número 9. Tem algumas semelhanças com Benni McCarthy, daí a claque já ter adaptado o cântico. Janko e Kléber serão as alternativas, um mais experiente, o outro à procura da evolução para patamares superiores.

Lucho Gonzalez espalha magia pelo miolo, tem pormenores de classe e pauta o nosso jogo de forma inteligente. Será o nosso El Comandante na busca do Tri.

Fernando é um eucalipto, seca tudo à volta, mais palavras para quê.

James no meio, a jogar por trás do ponta de lança é um desequilibrador e jogar entre linhas seria a sua posição ideal.

Defour disputará com Castro o lugar de primeiro suplente a Moutinho e Lucho.
Danilo na minha opinião se Moutinho partir deverá ser ele a ocupar o lugar no miolo. Essa é a sua posição natural, e onde mais se expurgam as suas qualidades.

Miguel Lopes tem que crescer tácticamente no jogo. Não entendo a dispensa de Sapunaru, mas isso é outra história. Sereno pela sua versatilidade poderá ganhar um espaço no plantel. Blasfemando mesmo penso que Djalma bem trabalhado daria um bom lateral direito.

Mangala foi uma adaptação segura na lateral esquerda pela sua rapidez e poder físico. 
Com a chegada de Alex Sandro será este o titular indiscutível. 
Addy será dispensado. Emídio Rafael continuará a efectuar a sua recuperação à grave lesão.
Alvaro Pereira espera serenamente que alguém o queira, aprendendo assim uma grande lição face à triste figura com que nos presenteou na época transacta.

No centro da defesa Maicon e Otamendi complementam-se muito bem, e o seu entrosamento abre-lhes o caminho para a titularidade. Abdoulaye ira manter-se sendo uma aposta de futuro.

Rolando, João Moutinho, Varela ainda estão em fase de preparação pelo que a sua inclusão tem sido faseada.

Helton é o patrão da baliza mas este ano tem o jovem Fabiano, que não o vai deixar adormecer à sombra da titularidade. Bracali parece ser um dos dispensáveis do plantel.

Kelvin ainda é muito verdinho, dotado de muita técnica e rápido no drible, falta-lhe a maturidade táctica que Atsu já começa a possuir. O empréstimo será salutar para o seu crescimento.

Se Hulk se mantiver no plantel, VP vai ter boas dores de cabeça, pois as soluções são bastas e de qualidade.

No actual plantel, a posição que mais me preocupa é a lateral direita. Não consigo ter confiança em Miguel Lopes, por muito esforçado e aguerrido que o jogador seja.






Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

VP este ano dispõe de um plantel que lhe permite ser tricampeão e ir bem longe na Champions.

Basta serenidade, humildade, carácter, mística ... SER PORTO!

2 comentários:

Azulibranco disse...

Magnífica cronica. Parabéns, Dragus.

Dragus Invictus disse...

Obrigado amigo Azulibranco.

Espero que esteja tudo bem consigo.

Grande abraço

Paulo