sábado, 25 de agosto de 2012

Que Dragão no seu habitat?

Depois de um arranque algo frustrante, por não ter ganho um jogo simples e por não ter aproveitado o empate do principal rival, fica no ar que Dragão vamos ver hoje no seu habitat, junto dos adeptos, e perante um adversário um pouco mais forte do que o anterior.

Como se não bastasse esta estreia negativa, a semana que passou foi fértil em movimentações no mercado. Para além das saídas confirmadas de jogadores que estavam na lista de dispensas, houve fortes rumores, sobretudo depois das exibições e declarações no ultimo jogo, que Moutinho e Hulk querem mesmo sair do FC Porto, e que Tottenham e Zenit/Chelsea estão altamente interessados neles e estão a jogar com o tempo para baixar as exigências que a SAD impõe.

Até aqui, por muito negativo que seja a saída dos jogadores, é algo normal de acontecer, não a 1 semana de fechar o mercado obviamente, agora se esta movimentação mexeu num jogo com o Gil Vicente que consequências terá num jogo com o Vitória de Guimarães que até se bateu bem contra o Sporting?

O Vitória apresenta-se nesta época algo debilitado do ponto de vista financeiro,mas fez algo que merece elogio, não gastou muito e preocupou-se em vender e limpar o balneário. Não tem uma equipa mais forte do que na época passada, mas continua com um conjunto de jogadores que podem complicar a vida a um FC Porto que está muito debilitado do ponto de vista ofensivo e que parece que mesmo com Hulk não se viu grandes melhorias.

Se calhar o problema está mesmo na táctica que aparentemente é 4X3X3, mas com James a forçar o 4X4X2, sem que exista dois avançados centro!

Vítor Pereira entendeu manter a mesma convocatória do jogo em Barcelos. Talvez fizesse sentido a presença de Janko, Rolando e Iturbe, talvez, mas se no caso de Rolando é evidente que a SAD o quer vender, já no caso de Janko, não faz muito sentido quando até as noticias que surgem é de uma saída de Kléber, contudo, é bem provável que Lima chegue ao FC Porto no final da próxima semana e isso possa fazer com que Janko siga o percurso contrário, talvez, mas só assim é que faz sentido Vítor Pereira apostar em Kléber e não em Janko! Quanto a Iturbe, continua o mal amado, o tal que é disciplinado, ao contrário de outros que arrumam confusão para baixar o valor de mercado!

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Hulk, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.



Neste momento o problema desta equipa é no ataque e algum reflexo no meio campo. O meio campo não funciona, não tanto porque Moutinho quer sair, mas sobretudo porque numa táctica de 4X3X3, James insiste, com ou sem o aval de Vítor Pereira de se colocar em zonas mais centrais do campo. Isso faz com que, não jogando com 2 avançados móveis, que nem o meio campo nem o ataque funcione!

Mas até pode ser uma táctica nova com a assinatura de Vítor Pereira, tudo para dar a posição 10 a James de 21 anos, o que me parece algo absurdo, mas entrando no absurdo da questão, era preciso para funcionar que o FC Porto jogasse com 2 avançados móveis e que os laterais subissem mais no relvado.

Se a ideia mais logo é colocar Hulk e James a apoiar Jackson, então se calhar teremos um 4X4X2 e não um 4X3X3. A questão é: A equipa tem treinado em 4X4X2?! É que pelo que se viu em Barcelos, Hulk apareceu à direita e à esquerda, como é habitual jogar, logo não parece que este ano tenhamos uma táctica diferente.

A indefinição do mercado também tem quota culpa nas escolhas de Vítor Pereira. Com Varela no banco, quando é a par de Hulk, um jogador para jogar na linha, só se percebe a ausência dele por estar catalogado para sair. Apostar em Atsu, para entrar em campo e resolver parece prematuro demais com possíveis consequências para um jovem com enorme potencial, ter o peso de mudar algo na equipa, quando lá estão jogadores como James, Hulk e Varela!

Sendo assim, é provável que Vítor Pereira mexa no onze inicial. Na defesa, Mangala deverá dar o lugar a Alex Sandro, enquanto que do lado direito ainda é provável que Miguel Lopes continue com a titularidade.

No meio campo, a dúvida só poderá ser Moutinho se tiver para sair do FC Porto, caso contrário manter-se-á o mesmo tridente de Barcelos.

No ataque, e se o mercado estivesse fechado ou Varela não estivesse na lista de cedências, o prudente seria colocar Hulk e Varela na equipa a apoiar o tal avançado 8.8M€.

Mas como a prudência nem sempre é encarada apenas no jogo de futebol, existe outros variáveis, é provável que James surja no onze no lugar de Varela.

Equipa provável: Helton, Miguel Lopes, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Hulk e Jackson.

Estamos na 2ª jornada do campeonato, nada está hipotecado é certo, mas este jogo é fundamental para a equipa arrancar com o pé direito no mês de Setembro, mês que para além da Liga terá já jogos da Champions. Um resultado negativo logo à noite, para além das consequências na última semana de mercado aberto, poderá catapultar a equipa para um estado de nervosismo que, no caso da Champions, poderá resultar em consequências financeiras tão graves como o ano passado.

A equipa precisa de tranquilidade, não virá a tempo do jogo desta noite, mas Vítor Pereira tem de reunir as tropas e escolher aqueles que estão melhor fisicamente e psicologicamente, senão… senão teremos outro jogo amorfo e sem qualidade, e sem os 3 pontos que se exige.

O jogo tem início marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Fazer acontecer, não ficar À espera que aconteça.

É este o lema para hoje, dia em que o Bi-campeão faz a estreia oficial no Dragão. E para fazer acontecer, a exibição tem de ser bem melhor que na jornada anterior. A lentidão, exasperante, de passos para trás e para o lado, que se viu em Barcelos, à espera que aconteça, tem de dar lugar a ritmos altos, pressão, intensidade, capacidade de pensar e executar rápido, provocar o erro, fazer acontecer. Só assim, junto com profundidade, largura, sentido colectivo e atitude, como contraponto a um adversário fechado, a jogar com o relógio, no contra-ataque e à procura do pontinho, podemos conseguir o objectivo de conquistar os três pontos. Resumidamente, fazer o que não se viu frente ao Gil, com excepção dos últimos 15-20 minutos finais.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Hoje abrem as hostilidades no Dragão.

Perante os seus adeptos, os nossos jogadores terão de ter uma atitude diferente da de Barcelos.

Temos de ser mais aguerridos, agressivos, rápidos na circulação de bola e assim dominar o adversário e alcançar uma importante vitória neste início de época.

A equipa tem de ser mais leste na saída e construção de jogo. O tridente ofensivo mais mexido, e sem medo de alvejar a baliza adversária.

Os nossos médios tem de circular mais a bola e correr menos com ela.
Tem de haver mais dinâmica no tridente ofensivo, e de uma vez por todas colocar James a 10 e mudar para 4*1*3*2.
Fernando na cabeça de área, Lucho e Moutinho lado a lado, James a 10 nas costas de Hulk e Jackson Martinez, e os defesas/alas esquerdo e direito Alex Sandro e Danilo mais afoitos nas subidas no corredor, com Fernando nas movimentações ofensivas a ficar num tridente defensivo com os dois centrais.

Espera-se uma boa casa no Dragão e a equipa a jogar à Porto e que conquiste a vitória.

Abraço e bom fim de semana

Paulo