quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A vantagem de uma desvantagem

Eu sei que a minha opinião fará com que muitos dos meus leitores me recriminem. Muitos até me dirão que eu estou como a raposa da fábula de La Fontaine, que olhou para as uvas com desprezo, dizendo que estavam verdes, apenas porque não lhes podia chegar.

Vem isto a propósito de eu agora aqui afirmar que a recente saída de Hulk até poderá vir a ajudar a equipa. E os tais leitores se rirão de mim, e afirmarão que só digo tal disparate para conseguir ultrapassar a minha frustração de o ter visto sair.
O facto é que o Porto, na tradição que lhe deixou Pedroto, não apresenta jogadores do jaez de Hulk, corpulentos, detentores de uma energia avassaladora, a quem caiba o papel de carregar o resto da equipa atrás de si.
Em Basileia não estava Hulk. Também não esteve em Viena, Tóquio, Amsterdão, Sevilha e Gelsenkirschen. E, sem ele, o Porto brilhou como um cometa, fulgurante, em todas estas cidades.
Nas equipas da “Era Pedroto” – de 1976 para cá – os jogadores apagam-se na sua individualidade, para todos se realizarem num plano superior, que os transcende e plasma num espírito de corpo indómito e vencedor. Aí nenhum jogador sobressai, nenhum é responsável, sozinho, por coisa nenhuma. Aliás, a definição de “jogo de futebol” é mesmo essa, a de «um jogo em que participam duas equipas, cada uma delas constituída por onze jogadores que, combinadamente, tentam introduzir a bola na baliza da equipa adversária».
Não me parece pois que, no futebol moderno, seja adequado colocar um jogador, considerado de nível superior, a carregar uma equipa ao colo, ou colocar dez jogadores a jogar para um, que depois tenha que encontrar as soluções devidas ainda que sejam miraculosas.
Hulk, na sua pujança irrepetível, abria brechas em todas as defesas, como um cutelo, muitas vezes acompanhado de uma pirotecnia de efeitos e soluções que, só por si, empurrava as equipas do Porto para resultados históricos.
Hulk foi único, e ainda bem que passou pelo Porto, para que o pudéssemos ver de perto.
Mas agora que o Hulk saiu, e já não podemos contar com ele, aproveitemos essa desvantagem, para nela vermos a vantagem de podermos voltar a jogar como sempre, com uma defesa sólida, um meio campo assertivo, dois alas envolventes, um ponta de lança imparável, uma equipa só, feita de jogadores que se apagam para serem Porto, só Porto, sempre Porto, sempre ele, vencedor e altaneiro.

6 comentários:

flama draculae disse...

Muito bem. Por isso mais me custou ver sair o Falcao no ano passado do que o Hulk neste ano. E devo dizer que mais me custaria ver sair Moutinho este ano e ficar Hulk. Uma força da natureza que só mesmo Pinto da Costa poderia trazer para o Porto e para a Europa dos confins do Sol Nascente. Obrigado Hulk, mas como ganhámos depois de Futre, Madjer, Gomes, Domingos, Jardel, Mcharty, Lopes, Lucho, também vamos continuar a ganhar sem ti. Naturalmente.

Dragus Invictus disse...

Boa tarde amigo Azulibranco,

Excelente post, eloquente e assertivo, e uma excelente análise à era pós-Hulk.

Os jogadores passam, mas o nosso clube continua na sua senda de vitórias ... e como disse Luís Vaz de Camões "...e se mais mundo houvera, lá chegara ...

Abraço

Paulo

Anónimo disse...

Até podes ter razão, mas nesses exemplos todos esqueceste um pequenino promenor... Os treinadores, nenhum deles tinha vitor nem pereira no nome !!!

Jorge Rocha

Azulibranco disse...

Muito obrigado,Flama,pelo comentário, que subscrevo.
_________

Obrigado, Dragus, pelo seu elogio. Fico feliz por conseguir contribuir para o sucesso deste magnífico blog.

_________

Caro Anónimo:

Não seja mauzinho.
É verdade que Victor Pereira nos fez sofrer, no ano passado, com algumas teimosias suas e más decisões. Mas, no fundo, a verdade veio ao de cima e fomos campeões.
Vamos dar-lhe o benefício da dúvida, pelo menos por um tempo razoável.

Dragonazul disse...

Excelente analise! Sem duvida o Porto é Porto! E a história tem vindo a encarregar-se de dar razão aos que acreditam que no FCP os homens passam o clube fica!
Somos Porto!

Azulibranco disse...

De acordo,Dragonazul. Obrigado.