sábado, 27 de outubro de 2012

Consolidar o Topo da Liga

Depois da terceira vitória consecutiva na Champions, o FC Porto não podia estar com mais moral e motivação. Elogiado a nível internacional e nacional, a comunicação social sem poder elogiar outros acaba por se render ao evidente, o FC Porto continua com uma prestação bastante boa, a equipa tem mostrado muita tranquilidade, muitos bons momentos de futebol, golos espectaculares e sobretudo resultados, com excepção dos dois empates para a Liga, que deixaram no ar muita frustração na exibição realizada.

Por esse motivo, Vítor Pereira terá que estar atento e saber motivar a equipa, nestes jogos que aparentemente a vitória está perfeitamente ao alcançe e no final acaba por escapar num piscar de olhos. Aconteceu com o Gil Vicente, aconteceu com o Rio Ave, amanhã é preciso um FC Porto concentrado e forte para que não volte a acontecer a mesma coisa.

Com o principal e provavelmente único rival esta época, a mostrar toda a sua falta de qualidade na Europa, é espectável que irá colocar todas as suas forças e objectivos na conquista da Liga.

O Estoril tem sido uma agradável surpresa. Pratica um futebol simples, mas tem debilidades, sobretudo no sector defensivo e no meio campo. É uma equipa que gosta de jogar no contra ataque, fê-lo muito bem em Guimarães e Alvalade, onde apenas nos ultimos minutos deixou escapar o que parecia mais que óbvio, a conquista da vitória. E se apenas estes dois jogos tivessem seguido a ordem natural do que foi o jogo, o Estoril estaria neste momento em lugar da Europa e com todo o mérito.

Curiosamente ou não, tem sido em casa e sobretudo quando necessita de ter o comando do jogo, que a equipa tem se sentido algo bloqueada.

Vítor Pereira fez 3 alterações á ultima convocatória com o Dinamo de Kiev. Sairam por opção Abdoulaye, Miguel Lopes e Kléber. Ainda indisponível continua Alex Sandro, sendo provável que regresse no próximo jogo frente ao Dinamo de Kiev para a Champions. Regressaram Rolando, Iturbe, o que não deixa de ser mais que justo, caso não seja por limitação fisica dos que saiem agora da convocatória. No caso de Rolando, esteve bem para a Taça de Portugal e ainda que se perceba que não se pretende a utilização na Champions para não inviabilizar uma boa transferência em Janeiro, é uma opção que se deveria ter em conta para as competições internas. No caso de Iturbe, comparativamente com Kléber, fez muito mais no jogo da Taça de Portugal e só por isso merece constar da convocatória, se bem que, continua a existir excesso de médios e escassez de opções para o ataque, faria sentido um dos jogadores do meio campo sairem da convocatória.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Rolando, Varela, Mangala, Fabiano, Fernando, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.



É preciso então um FC Porto, concentrado, pressionante, ofensivo mas atento às acções ofensivas do Estoril. O Estoril vai jogar em contra ataque e se o FC Porto estiver atento os golos e a vitória surgirá naturalmente.

Vítor Pereira não deverá mexer na equipa que entrou em campo frente ao Dinamo de Kiev, a não ser por alguma limitação fisica de algum dos jogadores. E face à convocatória, onde não consta Miguel Lopes, que tem alternado com Danilo, é muito provável que a equipa seja rigorosamente a mesma que actuou no ultimo jogo no Dragão.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Mangala, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Esta é a primeira deslocação a Lisboa. Oportunidade para os Portistas da zona de Lisboa poderem estar com a comitiva e assistir a um jogo ao vivo.

É esperada casa cheia no Estoril, o campo tem uma assistência muito reduzida pelo que falta de apoio dos adeptos Portistas vindos de toda a parte não faltará.

O jogo está marcado para as 20:15 de Domingo e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Para que a tradição já não seja o que era, grandes dificuldades para vencer no António Coimbra da Mota e algumas derrotas difíceis de engolir - por exemplo, na época que acabamos com a seca de 19 anos sem ganhar o título, perdemos 2-0 para o campeonato e no ano seguinte, o do bi-campeonato de Pedroto, perdemos 3-0 e fomos eliminados da Taça de Portugal -, é importante que no Estoril esteja um Porto dos melhores. Uma equipa competente, capaz de jogar bem, a um ritmo alto - a falta de andamento, depois do jogo da Champions, já não colhe - e a procurar a vitória desde o minuto inicial. Uma equipa que não se acomode, relaxe, cometa os mesmos erros de Vila do Conde, por exemplo. Se fizermos o que precisa de ser feito e tivermos a atitude certa, porque somos melhores, mesmo que tenhamos dificuldades, conseguiremos torneá-las e conquistar os 3 pontos.
É nisso que acredito.

Nota:
Não teve nada a ver com o clube da linha, mas da última vez que fomos jogar ao Estoril, 24 de Janeiro de 2010 e para a Taça da Liga, o carro do Presidente e o autocarro do F.C.Porto, foram apedrejados. Espero que desta feita não aconteça nada e a comitiva portista possa chegar e sair do Estoril, tranquilamente.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje temos um teste difícil diante do Estoril.

Vamos ver como reage a equipa com a pressão da vitória do Benfica em Barcelos.

O árbitro foi escolhido a dedo. Este João Capela não engana ninguém e cabe aos jogadores do FC Porto saber ter calma e concentrar-se na vitória.

Erros semelhantes aos do último jogo não podem acontecer.
Também há que encarar os jogos com seriedade, e lutar com afinco pela vitória do primeiro ao último minuto.
Se tivermos atitude e concentração venceremos pois somos superiores.

Teremos o apoio dos portistas da região à equipa, ao qual os atletas quererão retribuir com uma vitória.

Abraço e bom domingo

Paulo

Anónimo disse...

Votem no Atsu

http://www.tuttosport.com/sondaggi/Calcio/vota-1376/Vota+il+Golden+Boy+2012