sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mais um passo rumo ao primeiro lugar…


Não foi um jogo bonito, não foi um jogo bem conseguido, mas foi mais uma vitória, por sinal, expressiva, mais um passo rumo ao primeiro lugar.

Este FC Porto tem demonstrado este ano que tem conseguido vencer, jogando muito bem, jogando bem e jogando menos bem, o que faz da equipa uma equipa forte mentalmente e muito confiante.

O jogo com o Zagreb foi muito semelhante ao realizado com a Académica e Nacional, ou seja, o FC Porto não foi brilhante nem espectacular, mas foi seguro, tranquilo, esperou pelo momento certo para marcar e acabar com o jogo, soube sofrer em alguns momentos, mas manteve sempre a confiança que iria ganhar o jogo e assim aconteceu.

Foi uma primeira parte muito aquém das melhores expectativas, mas perante o onze inicial que Vítor Pereira escolheu até nem causou grande surpresa, pois insistiu praticamente nos mesmos jogadores, alguns deles que vinham jogando muito tempo e com sinais de pequenas mazelas.

Perante a boa resposta do Zagreb e incomodou e muito na primeira parte, ainda que Lucho tivesse desbloqueado o jogo com o primeiro golo, Vítor Pereira viu-se obrigado a falar com a equipa no sentido de mudar a atitude em campo.

De facto, foi um FC Porto diferente para melhor aquele que entrou em campo na segunda parte. Com o golo de Moutinho, a equipa deu a estocada final ao adversário e a partir daí libertou-se para manter a tranquilidade e poder desenvolver as suas jogadas no tempo exacto que deviam ocorrer.

A gestão veio logo a seguir. Com as entradas de Alex Sandro e Fernando, esperadas para dar ritmo aos jogadores para o duplo confronto frente ao SC Braga, a equipa ganhou mais fescura fisica, ainda que o ritmo não tenha aumentado. Mais tarde, a substituição que devia ter ocorrido na Madeira e que no limite, nem devia ter sido opção neste jogo, Lucho foi rendido por Atsu, fazendo recuar James para o vértice do meio campo.

Perto do final, Varela, que não esteve muito bem em campo, acabou por finalizar bem uma boa jogada da equipa, após o último toque de classe de Moutinho e poucos minutos depois teve a oportunidade de bisar, num lance aparentemente de dificuldade reduzida.


Destaques neste jogo para os 27 mil espectadores que estiveram no Dragão, muito perto da média dos 30 mil espectadores por jogo, e destaque individual para Moutinho, o melhor em campo, não só porque assistiu para dois golos e marcou o outro, mas pela dinâmica e qualidade que coloca em campo.

Falta um jogo para terminar a fase de grupos. Com a vitória do PSG, o primeiro lugar ficará decidido em Paris. Falta de apoio não será desculpa para o FC Porto conseguir assegurar o primeiro lugar, que resultará na obtenção de um de dois dos três resultados possiveis num jogo de futebol.
Todas as imagens dos jogos do FC Porto.
(Clique na imagem para entrar)

Fica ainda, para além do primeiro lugar, a possibilidade do FC Porto somar 16 pontos nesta fase de grupos e assim atingir um novo recorde de pontos nesta fase. Ou seja, motivação não faltará para a equipa de Vítor Pereira apresentar-se em Paris com vontade de ganhar.

Antes, vem aí o duplo confronto com o SC Braga, que será muito provavelmente os jogos mais complicados até ao momento.

Serão 3 jogos de grau de dificuldade elevada, por sinal consecutivos, que em caso de vitórias, conduzirão a equipa para o caminho do sucesso nesta época.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Longe de estarmos concentrados, permitimos ao Dínamo algumas oportunidades de golo, mas nitidamente ficou demonstrada a nossa superioridade.
Sempre que acelerávamos o jogo, criávamos oportunidades de golo com facilidade.
O Lucho e Moutinho foram enormes, e estão num exclente momento de forma.

Vamos a Paris garantir o primeiro lugar, e lutar com afinco para vencer os próximos desafios diante do Braga.

Abraço e boa semana

Paulo