segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Qualificação aqui tão perto…

O FC Porto já está em Kiev onde defronta amanhã o Dínamo, naquele que pode ser o jogo da qualificação matemática para a segunda fase da Champions.

As contas são simples. Em caso de empate ou vitória o FC Porto apura-se matemáticamente para a segunda fase, o principal objectivo da equipa no que diz respeito às competições europeias.

A caminhada até agora tem sido imaculada e com toda a justiça. O FC Porto tem demonstrado superioridade e qualidade de jogo nos três primeiros confrontos, pelo que amanhã entrará em campo motivado para conquistar não só a qualificação mas a vitória que permitirá não só a qualificação directa mas também a manutenção do primeiro lugar no grupo e com boas perspectivas de garantir no final esse lugar que colocará o FC Porto na segunda fase como cabeça de série.

A tarefa não será fácil. Primeiro o desafio da sempre complicada viagem e jogo na Russia, depois o proprio adversário, tem qualidade e em caso de derrota ou mesmo empate fica praticamente afastado da Champions, isto em caso do PSG tb vencer amanhã, e por último, a equipa vai apresentar-se com algumas limitações, umas por lesões outras por excesso de minutos nas pernas fruto dos ultimos jogos em que Vítor Pereira não conseguiu rodar a equipa como provavelmente tinha planeado.

A juntar á baixa já esperada de Alex Sandro, Maicon e Fernando também não viajaram e não é certo que Lucho esteja recuperado, razão pela qual, viajaram 19 jogadores para Kiev.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Quiño, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Otamendi e Defour.



Olhando para a convocatória, a equipa inicial não deverá ser dificil de encontrar. As duas grandes dúvidas prendem-se com a utilização de Rolando e Lucho. No caso de Rolando, em condições normais, seria titular, mas continua no ar a possibilidade de não ser utilizado na Champions pelo que não será surpresa se amanhã Abdoulaye assuma a titularidade ao lado de Otamedi. No caso de Lucho, a questão é física, pelo que caso esteja em condições de jogar será titular. Caso não recupere, a opção poderá cair pela utilização de James no vértice invertido do meio campo, com Defour e Moutinho a jogar mais lado a lado.

A restante equipa deverá manter-se intacta, apesar dos muitos minutos que levam nas pernas.

Na defesa, Danilo, Mangala e Otamendi deverão manter a titularidade. No meio campo, Defour será titular no lugar de Fernando e fará companhia a Moutinho e Lucho ou James.

No ataque, Varela e Jackson, que têm vindo a marcar nos ultimos 3 jogos oficiais, deverão manter a titularidade, dado o excelente momento que atravessam.

Equipa provável: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi e Abdoulaye, Defour, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Mesmo com a utilização de Lucho, o FC Porto poderá apresentar-se num esquema diferente, ou seja, em 4X4X2 em vez do tradicional 4X3X3, com James a jogar no centro do meio campo e Moutinho e Lucho a jogarem um pouco mais descaídos no meio campo. Com este esquema Vítor Pereira poderá povoar o meio campo e libertar Varela e Jackson para acções mais ofensivas, surpreendendo o Dinamo de Kiev que deverá estar à espera de um FC Porto no 4X3X3.

Mas mais importante do que o factor surpresa é a atitude da equipa amanhã. Ainda que o empate seja um resultado positivo, é um risco tremendo pensar nesse resultado como objectivo. O FC Porto tem qualidade para vencer amanhã o Dinamo de Kiev, será dificil pelas razões acima descritas, mas se a equipa tiver atitude e mentalidade ganhadora, então a vitória estará perto de ser alcançada.

As ausências de Maicon e Fernando são baixas importantes, mas Abdoulaye ou Rolando e principalmente Defour, mostraram qualidade para jogar e garantir solidez defensiva ao FC Porto.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois da excelente exibição diante do Marítimo, o FC Porto volta aos jogos da Champions League.

Logo podemos carimbar a passagem aos oitavos de final, para tal o empate basta.
Em tempos de dificuldades a passagem é importantíssima para as finanças do clube.

Este Dínamo é uma equipa com fragilidades no sector defensivo, e devemos aproveitar essa lacuna.
Devemos assumir o controlo de jogo, uma vez que o Kiev vai fazer pela vida, numa tentativa de chegar a lugar de acesso aos oitavos.

Numa partida marcada pelas ausências de Fernando e Maicon, cabe-nos vencer pois somos favoritos. Há que ter humildade e lutar com afinco pelos 3 pontos.

A ausência de Fernando é a que mais preocupa. Penso que no mercado de inverno deveríamos reforçar a posição 6. Castro e Defour não tem cultura de posição 6.

Acredito que iremos hoje garantir a passagem à fase seguinte.

Abraço e boa semana

Paulo



dragao vila pouca disse...

Frente a um Dínamo, que é uma excelente equipa e com bons jogadores, moralizado e motivado por uma vitória no último jogo do campeonato; que vai entrar com tudo para manter bem vivo o sonho de chegar aos oitavos-de-final; mas que, por outro lado, está pressionado pela obrigatoriedade de ganhar; é importante um F.C.Porto organizado, rigoroso, inteligente, matreiro e capaz de aproveitar a ansiedade e a pressão a que os ucranianos estão sujeitos. Um Porto a jogar para ganhar, até porque o empate garante logo o apuramento, mas não de qualquer maneira. Isto é, um Porto capaz de defender bem, com atitude, unido, coeso, solidário, controlando e aguentando a entrada que será forte do Dínamo, mas depois, com bola, a procurar sair sempre rápido para o ataque, colocando os ucranianos perante dilema e a possibilidade de sofrerem golos, se arriscarem de mais - jogar para ganhar, não significa, obrigatoriamente, jogar ao ataque. Se fizermos isso e paralelamente, estivermos atentos aos lances para as costas da defesa e de bola parada, onde o Dínamo, como se viu no Dragão, é perigosíssimo, temos capacidade e qualidade para conseguir o objectivo pretendido e carimbar em Kiev o passaporte para a fase seguinte da Champions - apesar de não estar na capital da Ucrânia, um Porto na máxima força. Mas como dizia no post anterior, as lesões de uns, são oportunidades para outros.

Nota final:
A história diz-nos que temos sido muito felizes em Kiev e até já lá fizemos história em 1987 - conseguindo a passagem à final da prova mais importante da UEFA. Mas não nos fiemos na história, também tínhamos uma história bonita na Rússia e na época passada perdemos em S.Petersburgo frente ao Zenit.

Abraço