sábado, 17 de novembro de 2012

Taça com sabor a Liga

Voltam as emoções da Taça de Portugal mas desta vez com sabor a Liga. O sorteio ditou que o FC Porto visite amanhã o Nacional da Madeira, tal como na época passada, assim aconteceu na segunda eliminatória que o FC Porto teve nesta competição.

Esperam todos os Portistas que amanhã o FC Porto consiga seguir em frente para a próxima eliminatória ao contrário do que aconteceu a época passada, onde na segunda eliminatória que disputou a equipa caiu aos pés da Académica.

Mas ao contrário do passado, o FC Porto está forte em todas as competições, com destaque para a Liga, que é líder, e na Champions, que também é lider e tem já o apuramento para os oitavos de final garantido.

O Nacional tem sido até ao momento uma das grandes desilusões da Liga. Aparentemente com um plantel com qualidade, não tem conseguido demonstrar essa qualidade individual que detém e só nesta última jornada, é que conseguiu abandonar os lugares de despromoção.

Mas amanhã poderá este Nacional apresentar-se mais forte do que tem mostrado. Primeiro porque vem de uma vitória moralizadora em Guimarães para a Liga. Segundo, a competição é diferente, e defronta em sua casa o FC Porto, adversário ideal para manter a confiança e motivação da última vitória.

Estamos a falar da festa da Taça, mas amanhã, será mais um jogo com sabor a Liga do que propriamente a festa da Taça, com apenas uma diferença, ambas as equipas vão querer ganhar, pois o empate aqui nesta competição não permite marcar pontos!

Vítor Pereira continua sem poder contar com Rafa, Alex Sandro, Fernando e Maicon. A meio da semana “perdeu” para as selecções alguns jogadores, o que tornou a semana de preparação, mais uma semana de muitas ausências.

A polémica das selecções já foi respondida, e bem, pela SAD, lamenta-se que Portugal, tenha mais um seleccionador que parece que nunca treinou clubes que dispensava jogadores à selecção Nacional! Muda-se as caras, muda-se as instalações da FPF, mas parece que os vicios continuam os mesmos! É certo que a FPF arrecadou perto de 1 Milhão de Euros (a Espanha arrecadou 3 Milhões por ir ao Panamá), mas não se percebe porque razão, estes jogos não são encarados como preparação e observação de outros jogadores, mas sim, de pura exibição dos craques que até parece que fica escrito no acordo entre as Selecções que assim tem de ser…

E os clubes onde ficam no meio disto tudo? Só falta mesmo, a FPF, como bom exemplo do sector Público em Portugal, um dia, vir exigir uma percentagem dos lucros dos clubes Portugueses, pela utilização de jogadores que representam Portugal!!!

Vítor Pereira fez apenas uma alteração aos convocados. Voltou Kléber, saiu Kelvin. A única boa noticia desta alteração é que Iturbe manteve-se na convocatória. Para quando uma oportunidade para este jovem?

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kléber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Mangala, Abdoulaye, Atsu, Otamendi e Defour.

Ainda que na próxima quarta-feira o FC Porto volte a jogar para a Champions, não é admissível que Vítor Pereira faça poupanças no jogo de amanhã. É esperado que Fabiano seja o guarda redes titular e que Miguel Lopes possa ter uma oportunidade amanhã.

Jogadores como Mangala, Otamendi, Moutinho, Lucho e James, têm vindo a jogar sistemáticamente, mas face ao grau de dificuldade do jogo, e às ausências de Maicon e Fernando, Vítor Pereira deverá manter as opções mais fortes para o jogo de amanhã.

Equipa Provável: Fabiano, Miguel Lopes, Mangala, Otamendi e Abdoulaye, Defour, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Esta competição é para ganhar. Depois da tripla conquista consecutiva, o ano passado o FC Porto foi prematuramente afastado da competição, pelo que existe a motivação e ambição de voltar ao estádio do Jamor para disputar mais um troféu oficial.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Pelas circunstâncias conhecidas, não estiveram reunidas as condições ideais para que o F.C.Porto pudesse preparar o difícil jogo na Choupana frente ao Nacional, para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Paciência. O que não tem remédio, remediado está. E por isso não adianta lamentar, chorar, arranjar desculpas. As condições são estas e é com elas que temos de ser Porto na atitude, no espírito de sacrifício, na qualidade e ganhar. Apesar das dificuldades que vamos enfrentar perante uma equipa que nestes jogos, quando tem espaço para jogar e contra-atacar, sente-se como peixe na água.

Abraço

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Hoje temos um jogo muito complicado na Madeira.

Sem tempo para preparar a equipa por compromissos dos atletas com as selecções, VP terá de gerir da melhor forma a equipa e seus esforços.

A passagem aos oitavos da champions está assegurado, por isso há que hoje jogar na máxima força e assim conseguir a passagem à próxima fase da Taça de Portugal.

Temos soluções para mesmo rodando alguns atletas conseguir levar de vencida o Nacional.

Vamos ver as condições meteorológicas na Madeira, e se as mesmas não permitirem vencer na classe, venceremos na luta e arreganho.

Abraço e boa semana

Paulo