sábado, 29 de dezembro de 2012

Aparentemente é para Ganhar…

Depois da jornada inaugural o FC Porto ter ido vencer ao campo do Nacional, de forma clara, e apostando nos melhores, aparentemente este troféu é para ganhar!

O Nacional, em teoria, não é o adversário mais complicado, mas na prática, não me parece que Estoril e Vitória de Setúbal sejam mais complicados, isto apesar do Estoril estar a fazer um bom campeonato, facto que comprova o actual 6º lugar na classificação. Mas convém relembrar que recentemente o Nacional derrotou este Estoril, portanto, teorias à parte, o jogo de amanhã, é um jogo claramente ao alcançe do FC Porto e se a equipa está focada em vencer este troféu, o jogo de amanhã, poderá até selar o apuramento para a próxima fase, isto em caso de vitória
do FC Porto e empate ou vitória do Nacional no confronto com o Vitória de Setúbal.

Este jogo tem de ser levado mesmo a sério. Não só porque faz todo o sentido tentar vencer mais um troféu oficial, como em caso de vitória, o FC Porto poderá sim “descansar” no último confronto, já no Dragão, com o Vitória de Setúbal, jogo que será realizado entre os confrontos para a Liga com o Nacional e o rival de Lisboa.

O FC Porto inicia amanhã o primeiro de 7 jogos em menos de 1 mês, tem já para o inicio do ano duas baixas confirmadas, Iturbe e Atsu, e mesmo que cheguem reforços, vai ser um mês de Janeiro duro e importantissimo. Primeiro, pela número e exigência dos jogos, onde se destaca a visita a Lisboa para defrontar o clube do regime, segundo, porque é o mês que antecipa o regresso às competições europeias, e onde é importante que até lá o FC Porto mantenha o nível vitorioso na Liga, pois a partir de Fevereiro, esperamos todos, que a exigência aumente com duas frentes onde o FC Porto quer avançar o máximo possivel.

Sendo assim, parece óbvio que Vítor Pereira aposte na equipa mais forte para o jogo de amanhã. Baixas de última hora, são os casos de James, Maicon e Kléber. Miguel Lopes por opção ficou de fora, o que esperamos todos que não signifique que se vai cruzar na A1 com Izmailov! A ausência de James é sem dúvida a nota de destaque pela negativa, mas ainda assim, o FC Porto não perde favoritismo.

A destacar as chamadas de Quino e Sebá para completar a lista de 18.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Quiño, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.

De notar nesta lista que o plantel está um pouco desiquilibrado a nível de opções. Não temos para amanhã James, mas depois vamos deixar de ter Atsu! E no ataque, Jackson, com ou sem Kléber, continua a ser a única opção válida para o centro de ataque. Não é a altura indicada para falar de reforços, mas depois do jogo de amanhã é preciso reformular o plantel para os ultimos 5 meses de competição, sobretudo no que diz respeito ao sector atacante.

O FC Porto esteve recentemente na Amoreira, onde venceu este Estoril pela margem minima, mas claramente foi superior, ainda que tenha sofrido um pouco na primeira parte do jogo.

Amanhã é preciso um FC Porto mais agressivo logo desde o ínicio e que não permita ao Estoril ter tranquilidade nos primeiros minutos por forma a ser organizar e neutralizar os jogadores do FC Porto. Foi isto que aconteceu no jogo para a Liga, e foi preciso um FC Porto muito forte na segunda parte para virar o resultado e assegurar a vitória.

Vítor Pereira deverá apostar nos habituais e assim apresentar a melhor e mais forte equipa logo desde o ínicio. Na defesa, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi deverão ser titulares, no meio campo, a tripla deverá ser composta por Fernando, Moutinho e Lucho e no ataque, sem grandes escolhas, Varela, Atsu e Jackson serão as opções para procurar os golos.

Fica a única dúvida no que respeita ao meio campo, e no caso concreto de Fernando, pois nos ultimos dias tem havido muito ruido à volta do jogador com o próprio a comentar esse ruido, pelo que, caso Defour avançe para a titularidade, poderá significar que algo está a ser tratado pela SAD. Esperam todos os portistas que não se cometa os mesmos erros que se cometeu com Alvaro Pereira, Guarin e mesmo Quaresma, quando foram contratados pelo Inter, e a saturação das negociações levou a que os jogadores fossem cedidos a valores muito abaixo do valor real dos mesmos. Fernando está bem cotado e o que faz sentido mesmo, é renovar contrato, que termina em 2014!

A equipa parte hoje para Lisboa. Mais uma oportunidade para todos os Dragões de Lisboa, muitos de férias, para verem e acompanharem a equipa. No último confronto na Amoreira, praticamente enchemos o campo de Portistas, amanhã, é para repetir.

O jogo, desta vez, será transmitido pela TVI, com inicio marcado para as 18:15.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após uma boa exibição e vitória categórica diante do Nacional na primeira jornada, hoje diante do Estoril é importante manter a atitude para levar de vencida os canarinhos.

Trata-se de uma equipa complicada no seu reduto, que nos coloca sempre muitas dificuldades.

Após a paragem para Natal, não me parece que hajam grandes mudanças no onze base.

O mais importante é entrar com um onze competitivo, com garra e ambição, para cimentar a passagem à próxima fase da competição.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Frente ao Estoril que tem boa equipa e no campeonato nos deu água pela barba, temos o jogo ideal para ganhar andamento, ultrapassar mais rapidamente os efeitos causados pela pausa natalícia e preparar o ciclo difícil que se avizinha. Portanto, mesmo que a Taça da Liga, também conhecida por Taça SLB - Senhor Lucílio Baptista -, não seja uma prioridade, jogar com os melhores, pelas razões apontadas, é importante.

Abraço