segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Crise? Venham de lá mais uns milhares…

Não é novidade para ninguém, até mesmo antes da triste estratégia frente ao SC Braga na Taça de Portugal, que amanhã, o que está em jogo é objectivamente uma questão de dinheiro!

Falar em vantagem por ficar em primeiro, face ao cenário já conhecido e que irá se concretizar, é mera utopia! Senão vejamos.

No lote dos 2ºs classificados já temos o Real Madrid que será o cabeça de série dos segundos, aquele que nenhum primeiro classificado quererá defrontar. E a juntar ao Real Madrid, está o Milão e ainda poderá surgir Juventus, Arsenal em detrimento dos primeiros classificados destas equipas: Schalke, Málaga, Dortmund e Shakhtar.

Se olharmos para o cenário do lote dos 1º classificados, para além de ninguém querer o Barcelona o Man Utd e o Bayern são os seguintes que nenhum 2º classificado quererá encontrar.

Em resumo, ser primeiro ou segundo é como escolher entre Barcelona ou Real Madrid!
Portanto, numa visão realista, a única vantagem segura em amanhã o FC Porto garantir o primeiro lugar, e assim justificar as poupanças que valeram e eliminação da Taça de Portugal, é sem dúvida a questão financeira e o prestigio.

Do lado do PSG, que está a realizar um campeonato aquém do esperado, tem sem dúvida que mostrar aos seus adeptos que querem melhorar e o primeiro lugar é sem dúvida o objectivo, por uma questão motivacional e nem tanto de dinheiro. Jogam em casa, têm a oportunidade de ficar em primeiro e certamente farão tudo para o conseguir.

Vítor Pereira manteve a convocatória do jogo com o SC Braga com excepção da troca de Kadu por Helton. Não eram esperadas mais alterações, sobretudo porque quem poderia e deveria estar na convocatória esteve ontem a jogar pela equipa B. E é bom que seja este o único motivo, pois existem jogadores que não mereciam estar nesta convocatória, depois de oportunidades atrás de oportunidades e não produzirem praticamente nada, nem em jogos fáceis nem em jogos dificeis.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Miguel Lopes, Alex Sandro, Mangala, Otamendi, Abdoulaye, Fernando, Castro, Moutinho, Defour, Lucho, James, Varela, Atsu, Kleber e Jackson.

A equipa para amanhã é mais ou menos esperada. Não se espera uma estratégia táctica diferente do normal 4X3X3. Se frente a adversários de outras divisões, Vítor Pereira insiste em não tentar outros esquemas alternativos seria no mínimo loucura ir a Paris com um modelo novo a estrear!

E para o esquema habitual, a equipa não deverá sofrer alterações. Com a recuperação de Alex Sandro, este será o defesa esquerdo e Mangala deverá opcupar a zona central da defesa ao lado de Otamendi. Do lado direito, se por um lado Danilo esteve desastrado em Braga, Miguel Lopes não esteve muito melhor. Fica a dúvida, mas Vítor Pereira deverá apostar em Danilo por forma a não criar uma frustração no jovem jogador.

No meio campo será o tridente normal e no ataque Varela deverá aparecer em vez de Atsu, que teve a titularidade em Braga e não convenceu em definitivo que merece ser titular.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Varela e Jackson.

Se a formação deverá manter o habitual, fica a dúvida da postura e da reacção da equipa à primeira derrota oficial da época. Uma vitória ou mesmo o empate garante dinheiro e o primeiro lugar, mas será que faz esqueçer a eliminação precoce e estúpida da Taça de Portugal?

A meu ver não faz esqueçer.

Como tal, resta a equipa jogar bem e dar uma alegria a todos os emigrantes que estarão em número recorde de assistência na Europa num jogo do FC Porto.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Após uma derrota complicada que nos arredou da Taça de Portugal, nada melhor que este jogo para a equipa dar uma resposta positiva aos seus adeptos.

Iremos defrontar o novo rico da Europa, que se reforçou no sentido de se afirmar no futebol europeu.

Como ficou demonstrado no Dragão, este PSG apesar da valia individual dos seus jogadores, nomeadamente o seu ponta-de-lança que a par de Falcao são os melhores na posição, tem fragilidades e demonstra alguma falta de colectivo.

Temos de aproveitar as fragilidades do adversário, e ter cuidado, pois o treinador é manhoso, sabe muito da bola e não vai assumir o jogo.

Ficar em primeiro ou segundo na minha opinião é indiferente. Quem quer ser campeão europeu tem de encarar qualquer adversário, e além do mais por vezes os adversários apetecíveis revelam-se mais complicados de ultrapassar.

Uma palavra para os adeptos do FC Porto que se deslocaram a Paris numa altura em que há muitas dificuldades, mais do que ninguém eles merecem que os atletas mais logo suem a camisola e vençam o desafio.

Abraço e boa semana

Paulo