terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Acerto de Contas

O FC Porto só amanhã é que fecha as contas da primeira volta do campeonato. Em 14 jogos efectuadas a equipa de Vítor Pereira conta com 11 vitórias e 3 empates e amanhã poderá conseguir mais uma vez completar a primeira volta de um campeonato sem derrotas.

Mas mais importante do que não perder é sem dúvida manter a fome de vitórias e terminar a primeira volta como lider (com mais ou menos golos) e assim projectar uma segunda volta de sucesso.

O adversário está em zona de descida, em teoria e na prática, tem sido das equipas mais frágeis desta liga. Prova disso foi o ultimo confronto no Dragão, onde um FC Porto descaracterizado conseguiu vencer para a Taça da Liga, ainda que pela margem minima, mas com superioridade face ao adversário.

Amanhã o jogo é no Bonfim, a competição bem mais importante para ambas as equipas, pelo que se espera um jogo menos desiquilibrado.

Vítor Pereira continua com muitas ausências na equipa, pelo que teve que recorrer a três jogadores que habitualmente jogam na equipa B, estamos a falar de Quino, Tozé e Sebá. Para além dos lesionados James e Kléber e dos ausentes Atsu e Iturbe, também Fernando, por castigo rídiculo não sequência de um cartão amarelo num lance fortuito, e Izmaylov não poderão jogar amanhã.

Mesmo assim, amanhã será, comparativamente, um FC Porto mais forte e com mais soluções do que o último no Dragão para a taça da Liga frente a este Vitória de Setúbal.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Quiño, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Sebá e Tozé.



Vítor Pereira voltou a apostar no último jogo em Defour numa posição um pouco mais avançada no terreno, para tentar esquecer a ausência de Atsu ou James. Amanhã sem Fernando, Vítor Pereira poderá optar por uma das seguintes opções.

Ou coloca Defour na posição 6 e faz avançar Alex Sandro para o meio campo, jogando como já jogou na selecção do Brasil, sendo que neste caso Mangala avançaria para o lado esquerdo da defesa e Maicon entrava no onze, ou então, mexe menos na equipa, e opta por Castro para o meio campo, mantendo a restante equipa que defrontou o clube do Regime e o Paços de Ferreira.

São dois cenários possiveis, mas que poderá fazer mais sentido optar pelo segundo cenário, onde a equipa tem ganho rotinas nos últimos jogos. Dúvidas a desfazer quando a equipa entrar em campo para o aquecimento.

Equipa Provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Castro, Moutinho e Lucho, Varela, Defour e Jackson.

É sem dúvida um jogo muito importante para o FC Porto, não só pelos 3 pontos em jogo, mas sobretudo pelo efeito psicológico que uma vitória poderá ter, colocando novamente a equipa no topo da Liga. O FC Porto é mais forte e tem de o provar em campo. Se manter o mesmo nível dos últimos jogos vencerá sem dificuldades.

Numa semana em que se falou muito de arbitragem, talvez para fazer esqueçer as arbitragens de João Ferreira no último clássico e de Duarte Gomes no último jogo do SC Braga, Pedro Proença, o árbitro do jogos Vitória Setúbal- FC Porto, o que não se realizou e o que se vai realizar amanhã, entendeu e bem, desmentir o lider da arbitragem, situação que demonstra que o sistema continua, mesmo depois do apito dourado, dos filmes, dos livros, de toda uma montagem, mal feita por sinal.

Curiosamente Portugal tem neste momento o melhor árbitro do Mundo, para a Uefa, mas curiosamente, o seu lider, entendeu que não tinha condições para apitar o último clássico!

Esperam todos os Portistas que amanhã, Pedro Proença, faça o seu trabalho em condições e demonstre o porquê de ter sido considerado o melhor para a UEFA e que poderia perfeitamente ter sido o árbitro do último clássico!

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Temos hoje um duro teste diante do Vitória de Setúbal, mas iremos lutar por manter a tradição em Terras do Sado. O FC Porto já não perde para o campeonato no Bonfim há 29 anos.

No Bonfim, temos o favoritismo quer pela nossa valia, quer pela tradição de resultados.
A equipa orientada por José Mota é uma das piores defesas do campeonato, com 28 golos sofridos, todavia no seu reduto é sempre uma equipa complicada, que com o apoio da sua fervorosa massa associativa, este emblema histórico entrará em campo motivado para levar de vencida os bicampeões.

Fernando é uma baixa de peso que poderá abrir o lugar no onze a Castro, ou Defour ocupar a posição 6, entrando Sebá para o onze.

Jogue quem jogar é importantíssimo vencer para terminar a primeira volta na primeira posição.

Que desta vez as condições meteorológicas permitam a realização da partida.

Abraço e boa semana

Paulo