segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hóquei em Patins * Benfica 4 - FC Porto 6

13ª. Jornada do Campeonato Nacional

Pavilhão da Luz, em Lisboa

Assistência: cerca de 2.400 espectadores

Sob a arbitragem de Rui Torres e Rego Lamela, as equipas alinharam:

Benfica: Ricardo Silva (gr), Valter Neves, Cacau, Tuco e Carlos López. Jogaram ainda: João Rodrigues, Digo Rafael, Luis Viana e Marc Coy.
Treinador: Luis Sénica

FC Porto: Edo Bosch (gr), Pedro Moreira, Jorge Silva, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros. Jogaram ainda: Tiago Losna e Hélder Nunes
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 2-3

Marcadores: 0-1, Jorge Silva, 06 minutos. 0-2, Jorge Silva, 07. 1-2, Carlos López, 08. 2-2, Luis Viana, 17. 2-3, Jorge Silva, 24. 3-3, Carlos López, 28. 3-4, Ricardo Barreiros, 32. 3-5, Hélder Nunes, 42. 3-6, Hélder Nunes, 45. 4-6, Diogo Rafael, 49.


Publicado em fcporto.pt

O FC Porto Império Bonança é o novo líder do Campeonato nacional, com 34 pontos, mais dois do que o Benfica, adversário que os Dragões bateram na Luz por 6-4, este sábado. Como desejava o capitão Reinaldo Ventura, na antevisão da partida, não ocorreram surpresas: os portistas estão habituados a vencer no pavilhão lisboeta, onde já não perdem desde Janeiro de 2009.

No jogo grande desta 13.ª jornada, os Dragões arrancaram uma vantagem de dois golos logo no arranque: Jorge Silva marcou aos seis e sete minutos, na recarga a remates de Pedro Moreira e Reinaldo Ventura. O Benfica chegou ao 2-2, com tentos de Carlos López e Luís Viana, mas Jorge Silva completou um “hat-trick” em cima do intervalo, aos 24, na recarga a um livre directo.

Na segunda parte, em que Edo Bosch esteve em grande na baliza (defendeu dois livres diretos e um penálti), os lisboetas ainda fizeram o 3-3, por Carlos López, mas depois o FC Porto marcou três golos consecutivos e decidiu o destino da partida: Ricardo Barreiros fez o 4-3, aos 32 minutos, na conversão de um livre directo e Hélder Nunes apontou dois (aos 42 e 45), o segundo dos quais de livre directo.

O aproveitamento dos lances de bola parada, que tem sido um problema ao longo da época, foi desta vez muito eficaz. O golo de Diogo Rafael, que estabeleceu o resultado final em 6-4, não foi mais do que o último estrebuchar das “águias”.

Na próxima jornada, dia 12 de Janeiro pelas 16h30, o FC Porto recebe a Oliveirense.




Na minha opinião, grande parte da responsabilidade pelo sucedido recai sobre os organizadores do jogo que não deveriam ter permitido o recolher ao balneário até que estivessem reunidas condições de segurança.
O jogo terminou sem incidentes entre atletas e restante staff, e foi a reacção dos adeptos benfiquistas desgostosos com o resultado, que levaram Edo, após cuspidelas e insultos, a dirigir o stick a um adepto.
Depois é aquilo que se sabe, entraram os "bate e foge", e levou tudo o que mexia.  
Começa a ser preocupante o clima de tensão vivido nos jogos entre Benfica e FC Porto. Só quando acontecer uma tragédia, os responsáveis abrirão os olhos.
Agora Edo pode enfrentar uma dura punição, mediante seja provada a tentativa ou concretização da agressão. 
Quem mais prejudicado sai desta situação é uma vez mais um atleta, que reagiu da forma que muitos na situação dele reagiriam.
Também hoje se sabe que Tiago Losna do FC Porto e Ricardo Silva do Benfica, podem enfrentar um castigo após desentendimento que levou a agressões físicas mutuas.

Nota positiva para o grupo de 12 bravos adeptos portistas, que se deslocaram ao pavilhão da luz para apoiar a equipa. Eles mais do que ninguém mereceram a vitória.

Sem comentários: