domingo, 27 de janeiro de 2013

Liedson vai a jogo!

É sem dúvida a grande nota de destaque para o jogo de amanhã. Liedson chegou, treinou e já foi incluído nos convocados, sem bem que numa lista de 19, o que pressupõe que alguém poderá não estar na melhores condições.

O Gil Vicente foi uma das 3 equipas que na primeira volta roubou 2 pontos ao FC Porto. No caso concreto do jogo da primeira volta, o termo “roubou”, fica muito bem, pois quem não se lembra da arbitragem de Duarte Gomes em Barcelos, onde fez vista grossa a dois penaltis claros a favor do FC Porto?

Curiosamente, Duarte Gomes e João Ferreira já apitaram jogos do FC Porto. Pedro Proença e Olegário Benquerença, continuam ainda sem apitar qualquer jogo do clube do Regime!

O jogo da primeira volta terminou empatado a zero e ainda que se tenham verificados erros grosseiros de arbitragem, o FC Porto realizou uma má partida, talvez a pior para a Liga. Ainda com Hulk, a equipa estava desunida, partida, individualista e todos os adjectivos contra natura do que é o FC Porto, de tal forma, que a mensagem do treinador passou cá para fora e para dentro do balneário.

O Gil Vicente continua a ser uma equipa frágil e nem mesmo com o regresso de Hugo Vieira, a estrela da companhia na última época, faz com que o favoritismo não seja beliscado ao Dragão.

Do lado do FC Porto, e depois de saber o resultado do confronto entre os outros dois candidatos ao título, tem aqui uma boa oportunidade de chegar, feitas as contas aos golos, ao primeiro lugar. Para isso tem de vencer o Gil Vicente por mais de 1 golo, igualando todas as contas no topo, prevalecendo o facto de ter mais golos marcados na casa do adversário. O facto do clube do regime ter vencido nada deve alterar a concentração da equipa. A necessidade da vitória já existia e resta ao FC Porto continuar na sua caminhada de vitórias.

Grande expectactiva para saber se Liedson vai a jogo! O luso brasileiro está nos convocados e até poderá surgir mesmo no banco e estrear-se no Dragão. De resto continuam as mesmas ausências com excepção de Izmaylov que volta aos convocados depois de não ter sido utilizado em Setúbal pelo jogo em atraso que era e por na altura ser ainda jogador do Sporting.

Lista de Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Maicon, Abdoulaye, Otamendi, Mangala, Fernando, Castro, Moutinho, Defour, Kelvin, Lucho, Izmaylov, Sebá, Liedson, Varela e Jackson.

Ainda não existem perspectivas do regresso de James à equipa mas com as opções Izmaylov e Liedson, claramente, a equipa ganha duas opções experientes e de qualidade. Mesmo assim, não é expectável que Vítor Pereira aposte em qualquer um dos dois para a titularidade. O esquema deverá manter-se o mesmo. Resta saber se Vitor Pereira ira apostar em Alex Sandro como médio, Defour numa das alas, ou então dar a oportunidade a Sebá!

A leitura que se fez do último jogo em Setúbal é que Vítor Pereira apostou em Kelvin, mas rapidamente percebeu que não tinha sido uma boa aposta. Amanhã, não se deverá repetir este cenário, sendo o mais provável, apostar em Sebá ou mesmo Alex Sandro a médio, dando mais força a um esquema de 4X3X3 do que com Defour dará.

Outro dado a ter em conta é que Alex Sandro está a 1 cartão de não poder jogar no próximo jogo, jogo que será em Guimarães, pelo que não seria de todo surpreendente, que Alex Sandro estivesse de ínicio no banco de suplentes, avançando Mangala para a esquerda e Maicon para o eixo central, cabendo a Sebá, já merece a titularidade no Dragão, uma das alas de suporte a Jackson.

Equipa provável: Helton, Danilo, Mangala, Maicon e Otamendi, Fernando, Moutinho e Lucho, Sebá, Varela e Jackson.

A vitória é o grande e único objectivo. A questão dos golos é secundária, mas que o FC Porto tem aqui uma grande oportunidade para iniciar a 2ª volta da Liga no primeiro lugar, lá isso tem!

O jogo está marcado para amanhã, pelas 20:00, num semana que será de decisões finais para várias situações ainda pendentes, como são os casos de Rolando, Iturbe, Kléber e Fucile. Não é admissivel que entre mais jogadores, nem tão pouco existe essa necessidade, importante sem dúvida, a SAD resolver estes casos da melhor maneira e sem colocar em causa o valor enquanto activos do clube.

Força Porto
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Início da 2ª volta, o Gil Vicente, uma das poucas equipas que tiraram pontos ao F.C.Porto e tradicionalmente um adversário difícil para o Dragão. Depois da vitória em Setúbal e da chegada à liderança partilhada, é um bi-campeão com mais e melhores opções, aquele que vai defrontar o conjunto de Barcelos. Sendo assim e num campeonato que vai ser decidido entre dois e ao sprint, nesta altura não podemos dar abébias, facilitar, entrar a pensar que somos melhores e isso chega, mais tarde ou mais cedo vamos marcar e ganhar. Não, temos de ter atitude e qualidade, logo após o apito inicial e durante os 90 minutos, porque só assim depenamos o galo. Também temos de contar com um adversário na retranca, a jogar no erro, apenas preocupado em conseguir um pontinho. Como acredito que estamos conscientes de tudo o que nos espera e preparados para derrubar todos os obstáculos, vamos conseguir os 3 pontos e continuar na frente.
O tempo está mau, o jogo é a uma segunda-feira, a crise não ajuda, mas ir ao estádio e apoiar, é muito importante. Ninguém duvide, só um Porto mobilizado, unido e solidário, pode travar o andor e conquistar o Tri.


Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje não podemos facilitar.

O andor vai em ombros e temos de ser competentes para contra tudo e contra todos vencer.

Temos de ser guerreiros e ter a paciência necessária para levar de vencida esta boa equipa do Gil Vicente.

Acredito que se tivermos atitude iremos ganhar.

Abraço e boa semana

Paulo

P. Ungaro disse...

Boas,

O jogo de hoje não será facil, porque o Gil é uma equipa combativa e que luta 90 minutos, por isso só um Porto concentrado e trabalhador tem que aparecer em campo para conquistarmos mais 3 pontos.
Apesar da ausencia de James os "novos" reforços Izmaylov e Liedson são uma mais valia e dão alternativas de qualidade a Vitor Pereira no banco.
Posto isto espero mais uma vitoria, para continuarmos na luta pelo titulo.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/