sábado, 5 de janeiro de 2013

Novo Ano, o mesmo Destino

Mais logo o FC Porto regressa à competição no novo ano. A estreia é no Dragão, o adversário é o Nacional, será o terceiro confronto esta época, e não se antevê um jogo simples.

Ainda que o FC Porto tenha vencido já por duas vezes esta equipa no seu reduto, as dificuldades foram evidentes, sobretudo no jogo para a Taça de Portugal. Mais logo, o FC Porto poderá ter mais um contratempo que é as limitações de soluções ofensivas.

O Nacional deverá apresentar-se no Dragão cauteloso e sabendo das debilidades ofensivas do FC Porto, com James e Jackson limitados fisicamente e com Vítor Pereira a ser obrigado a gerir a condição fisica destes dois jogadores, é provável que a equipa da Madeira, opte, por um jogo mais defensivo, evitando que o FC Porto chegue com perigo à sua área, e tentando sair para o contra-ataque, com os seus jogadores velozes que tem no sector ofensivo.

A lesão de Kléber não era possivel antever, agora, as ausências de Iturbe e Atsu, o FC Porto já sabia que certamente iriam acontecer. Ainda assim, a SAD entrou no novo ano e no mercado de inverno, sem uma solução para este facto! Será Izmailov? Se sim, então ainda é mais estranho, pois as negociações deveriam ter sido iniciadas mais cedo! Mas segundo as noticias de hoje, Izmailov, se não estiver lesionado, poderá ser opção já no próximo jogo do FC Porto.

A opção pela equipa B é interessante, mas seria necessário o FC Porto ter na equipa B jogadores que fossem opção mais vezes na equipa A e não o contrário, ter jogadores da equipa A a rodar na equipa B.

Nada de alarmes, mas quando falta 1 semana para o confonto com o clube do regime, e as limitações são tantas, fica no ar alguma preocupação para este jogo e para o próximo que poderá apurar a equipa para as meias finais da Taça da Liga, que já se percebeu, que o FC Porto quer ganhar!

Vítor Pereira não teve muitas opções para o jogo de logo e convocou quem estava disponivel, com excepção de Rafa, Miguel Lopes e Rolando. Rafa já se treina sem limitações mas pode ser justificado pelo facto de estar a ganhar ritmo (porque não jogar na equipa B) ou então, estar de saída, uma vez que termina contrato em Junho. Rolando tem a porta da saída aberta, pelo que já não é novidade não estar convocado. Quanto a Miguel Lopes, pelas noticias de hoje vai mesmo para o Sporting.

Destaque sim para a integração de Sebá e Delatorre, jovens da equipa B, que poderão ter a sua estreia para a Liga na equipa A.

Lista de convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Abdoulaye, Mangala e Otamendi, Fernando, Defour, Castro, Moutinho, Lucho e Kelvin, James, Sebá, Varela, Jackson e Dellatorre.

Face à lista de convocados, fica a grande dúvida se James está de facto a 100%. Creio que não, pelo que deverá ficar no banco. Vítor Pereira não deverá arriscar e deverá apostar em Kelvin ou Sebá para a frente do ataque, provavelmente em Sebá, uma vez que Kelvin não correspondeu no último jogo e dar uma oportunidade a Sebá, no Dragão, poderá ser motivadora para o jogador.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Lucho, Varela, Sebá e Jackson.

Importantissimo este jogo. Não só pelos 3 pontos mas também para, no minimo, manter a diferença para o primeiro lugar, isto na jornada de véspera de se deslocar a Lisboa.

O jogo tem inicio marcado para as 20:30 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Sem comentários: