terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Champions regressa ao Dragão

Aí está um dos jogos mais aguardados das ultimas semanas, meses. Desde que o FC Porto carimbou o passaporte para os oitavos de final da Champions e soube que o adversário era o Malaga, tem sido criada uma onda de entusiasmo que certamente se irá reflectir esta noite no Dragão, com casa cheia, ou muito perto de estar cheia.

Ainda que tenha ficado em 2º lugar do grupo, o FC Porto foi provavelmente a melhor equipa do seu grupo. A derrota em Paris ficou meio encravada e foi possivel observar que o PSG não foi assim tão superior. Mas mesmo assim o sorteio não foi desfavorável, provavelmente foi um dos adversários mais acessiveis, ainda que tenha sido a equipa sensação da fase de grupos.

Mas é de facto acessível. E isso os jogadores e Vítor Pereira deverão saber isso mesmo. Na liga Espanhola tem estado em bom nível mas estão longe de um Barcelona, Real Madrid ou mesmo o Atlético de Madrid, que está na Liga Europa.

Contudo não vai ser uma eliminatória fácil. O Málaga defende muito bem e tem jogadores perigosos no ataque, é muito forte em casa e fora de casa sabe defender muito bem. Uma equipa bem estruturada e equilibrada que vai certamente criar dificuldades ao FC Porto no Dragão.

O FC Porto está forte e muito motivado e à partida será em condições normais mais forte que o Malaga. É certo que ainda não deverá contar com James no seu pleno de forma, nem com a alternativa a Jackson, Liedson, com ritmo suficiente para resolver, mas estará forte defensivamente e terá um meio campo capaz de impulsionar a equipa para o ataque e garantir a consistência no sector defensivo.

Vítor Pereira fez apenas uma alteração na convocatória. Regista-se o regresso de Varela para o lugar de Kelvin. Apenas Defour continua sem ser opção por motivos de lesão, mas está para breve o regresso do Belga.

Lista de convocados: Helton e Fabiano; Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Sebá.

Vítor Pereira não deverá mudar o estilo de jogo que tem vindo a praticar na Liga, ou seja, um 4X3X3 cada vez mais transformado num 4X4X2. Não é provável que James seja titular logo à noite, mas é provável que Varela regresse à equipa, relegando o jovem Atsu, o menos experiente de todas as opções, para o banco.

Aliás deverá ser essa a chave para o sucesso mais logo, apostar numa equipa com experiencia, com Izmaylov, cada vez em melhor forma, e Varela a apoiar Jackson. No meio campo e defesa nada de novo, Vítor Pereira aposta na continuidade do sucesso.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Otamendi e Mangala, Fernando, Moutinho e Defour, Varela, Izmaylov e Jackson.

As espectactivas são altas e todos acreditam que logo o FC Porto vai entrar forte e dominador frente a um bom adversário, mas claramente o FC Porto é mais equipa, é mais experiente e tem todas as condições para concretizar essas mais valias num bom resultado que permita encarar o segundo jogo com confiança na passagem para os quartos de final.

O apoio dos adeptos será fundamental para empolgar a equipa e certamente não será por falta de apoio que os jogadores não estarão ainda mais motivados.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na TVI.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Champions: um jogo que todos gostam de jogar. Uma prova que todos sonham ganhar.

Está de regresso a Champions, a prova que todos querem jogar e mesmo quem já ganhou, só quer repetir. Se é assim com quem já provou o sabor da vitória, o ritual de levantar a taça ou dar a volta de honra, imagine-se para quem nunca teve esse privilégio? Compreende-se, portanto, que Lucho, por exemplo, fale no sonho de ganhar a prova mais importante do Velho Continente. Ora, o F.C.Porto, que como bem sabemos e tanto orgulho temos nisso, é o único clube português que nos tempos modernos, tempos de televisões a cores, sejam plasmas ou LCD's, telemóveis, iPHones, iPods e iPads, ganhou uma Champions, não é favorito, corre por fora, mas porque não haveria de poder sonhar? Pode e deve, mas, obviamente, sem perder a noção da realidade, ter consciências que as possibilidades maiores estão noutras latitudes. Frente ao Málaga, no entanto, se não podemos cantar vitória, seria um erro crasso subestimar o valor do conjunto da Andaluzia, temos, pelo menos, 50% de hipóteses. Para isso, temos de jogar ao nosso melhor nível, jogar como nas grandes noites europeias, para não ir mais longe, como jogamos, por exemplo, frente ao PSG no Dragão. Tendo em atenção que numa eliminatória que se prevê equilibrada, nada de ir com muita sede ao pote, ataques suicidas, falta de rigor e concentração, jogadas para agradar aos imensos olhos que na europa do futebol estão atentos à prova de clubes, mais importante do mundo. Os espanhóis vêm em massa apoiar a sua equipa. Espero que os adeptos do F.C.Porto, aqueles que amanhã estarão no belo anfiteatro portista, não deixem os seus créditos por mãos alheias.
Força Porto!

Abraço

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje regressamos à Champions, a prova rainha do futebol europeu, e na qual somos um dos clubes com maior tradição.

É com muita expectativa que aguardamos o jogo de mais logo.

Este ano temos uma equipa consolidada, com estabilidade e qualidade suficiente, que nos permite sonhar alto.

O Malaga é um adversário, que embora sem palmarés no velho continente, complicado recheado de bons talentos e orientado por uma raposa velha do futebol mundial.

Teremos de ser concentrados e eficazes para levar de vencida os espanhóis.

Somos superiores, jogamos no nosso estádio com o apoio dos nossos adeptos, e assim devemos vencer ... e assim acredito.

Força Porto.

Abraço e boa semana

Paulo




Anónimo disse...

Se poderem dar uma olhadela, agradecia:
http://tertuliaportista.blogspot.pt/2013/02/porto-vs-malaga-visto-lupa-antevisao.html?spref=fb

Comentem se concordem com o que é referido (?!)

Continuação do bom trabalho...

Obrigado,