domingo, 3 de março de 2013

3 Pontos pela posse de Bola!

Se no final do jogo contra o Rio Ave, na semana passada, Vítor Pereira disse que vitórias como a que tinha ocorrido seriam determinantes para a conquista da Liga, então, empates como o de ontem pode ter sido determinante para a perda do principal objectivo do FC Porto!

É inacreditável como se consegue ter tanta posse de bola, tanto dominio e controlo de jogo e no final o que se expreme de 90 minutos de jogo é o actual primeiro classificado a controlar o jogo perante o 11º classificado, na casa deste, e as melhores oportunidades de golo, curiosamente, ter sido do Sporting!

É inacreditável como é que o FC Porto entra em campo com força, autoridade, a respeitar o adversário, mas com uma atitude à Campeão a querer mostrar que estava ali para ganhar e que com o tempo percebeu-se que afinal não passou disso mesmo, na prática a equipa no último terço não existiu.

A nível de táctico, nada de novo, Vítor Pereira voltou a optar por Izmaylov e Varela em detrimento de James, que permaneceu novamente no banco. Ora, como não é credível que James precise ainda de somar minutos nas pernas, então Vítor Pereira entendeu que o melhor para a equipa seria colocar dois ex-sportinguistas em campo!

Já se sabia que o ambiente para Izmaylov seria hóstil, existia o risco de correr bem ou correr mal. Correu mal! O Russo claramente sentiu-se afectado pelo ambiente nas bancadas e por alguma agressividade na disputa de bola de alguns dos ex-colegas. Varela? Não existiu em campo. Não criou desiquilibrios, não levou a equipa para a frente, simplesmente não esteve em campo!

E quando é assim, é natural que a equipa não consiga criar oportunidades de golo. Aliás, as jogadas com maior perigo até começaram no centro do ataque, levada invariavelmente pelos jogadores de meio campo.

Não seria evidente a colocação de James no onze inicial?

Vítor Pereira entendeu que não, tal como não entendeu ao intervalo que tinha de mudar algo. Mudou 10 minutos depois do recomeço da partida! Será que foi para Izmaylov sentir uma verdadeira manifestação de ódio?! Onde esteve aqui a protecção ao jogador, quando até ao intervalo o jogador já estava amarelado?

A segunda parte foi diferente. E diferente para pior, do lado do FC Porto, e melhor do lado do Sporting, curiosamente e quando tudo fazia prever que seria precisamente ao contrário.

O FC Porto não teve tanto dominio, o Sporting criou mais oportunidades de golo! James foi uma desilusão em campo, não criou desiquilibrios, nos livres esteve desastroso e perdeu inumeras bolas em jogadas individuais. E nem mesmo com a entrada de Atsu e com a saída de Varela a equipa melhorou. E será que poderia melhorar?

Vítor Pereira não entendeu que tinha de pressionar o Sporting. E pressionar o Sporting seria colocar Liedson, muito antes de Rojo ter sido expulso. Uma equipa que jogava com um central inexperiente, mas de grande qualidade, e um jogador no meio campo, igualmente inexperiente e com qualidade, tinha que pressionar com tudo. A saída de Varela impunha-se mas tinha que entrar Liedson.

Mas não, Vitor Pereira não fez a leitura do jogo, não percebeu que já eram minutos a mais que nada mudava e se pensou que Atsu viria desiquilibrar o que estava tão equilibrado, errou novamente.

O medo de perder quase que resultou na derrota. Não que o FC Porto tivesse tido irrepreensível na defesa, mas porque as duas boas oportunidades do Sporting foram desperdiçadas de forma incrivel!

Mas é certo que se assim tivesse acontecido não teria sido justo para o FC Porto, era sem dúvida um castigo muito severo para quem teve o mérito de controlar quase sempre o jogo na casa do seu adversário.

Fica o prémio por isso e fica a sensação da conquista dos 3 pontos pelo mérito em ter tido tanta posse de bola.
Agora é correr contra a prejuizo. Empatar com o Sporting é a mesma coisa que empatar com outro qualquer adversário, como tal, este resultado foi negativo e penalizador. Faltam ainda muitas jornadas, Vítor Pereira, mas o calendário já é conhecido há muito tempo, como tal, ontem o FC Porto não poderia ter empatado o jogo!

Última nota para os adeptos do FC Porto que estiveram em Alvalade, a maior parte deles, oriundos do Norte. Estiveram com a equipa e acreditaram até ao apito final.


Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

2 comentários:

Dragaoatento disse...

03/03/2013 - Do tempo em que Jesualdo Ferreira passou à frente da equipa do FC Porto, vi-o sempre como uma pessoa equilibrada, pelo que desconhecia-lhe a actual faceta de facciosismo exorbitante!
Se calhar o facto do Severino candidato à presidência do Sporting ter afirmado que o Jesualdo era um infiltrado do FC Porto, pode ter-lhe causado algum trauma que lhe retirou parte do seu habitual discernimento e lucidês.
É que aquando da expulsão de Marcos Rojo, Jackson foi nitidamente ceifado por dois sportinguistas: Rojo e Rinaudo. Ora não me parece ter havido um lance identico (como referiu Jesualdo, talvez esteja a precisar de usar óculos) na área dos portistas. Pode ter havido algumas pequenas faltas do Otamendi, ou de outro portista qualquer, mas nada que se compare ao lance da expulsão do jogador do sporting, cujos protagonistas foram o Rojo e o Rinaudo! Mais, na minha óptica houve mais faltas dos sportinguistas a roçar a violência que passaram sem a respectiva sanção disciplinar. Porem nada de anormal para os leões habituados que estão desde tempos antigos, ou seja, de épocas anteriores, a distribuir lenha sempre que defrontam os Dragões em Alvalade. É aliás, sistema corrente para os lados de Alvalade, sempre que são inferiores futebolisticamente, tentam suprir essa dificuldade intimidando o adversário, procurar impor-se por processos subterrâneos.
Como jogaram os portistas
Helton 100% eficaz! Danilo cumpriu sem brilhantismo. Maicon idem aspas. Otamendi safou-se num ambiente em que chegou a ser agredido por uma cotovelada de Van Wolfswinkel, sem este ter sido advertido! Alex Sandro sem ter jogado mal não foi contudo tão influente no ataque como de costume.
No meio-campo notou-se a falta dum Moutinho dinamisador e esclarecido. Fernando como é seu costume: bem a defender, mas sem infuência no ataque. Defour esforçado cumpriu sem grandes rasgos. Lucho não sabe jogar mal mas apercebe-se que já lhe falta velocidade para conseguir fazer a diferença. Varela bem tentou furar a muralha leonina, continua a faltar-lhe porem a capacidade de explosão que evidenciava uns tempos atrás. Izmaylov apesar de todo o seu esforço e de ter sido muito vigiado pelos ex-colegas, o seu rendimento não foi de molde a justificar a fama que o precedeu. Jackson não obstante não ter conseguido marcar, foi a meu ver, o melhor portista em campo. Pelo que estou convencido que dada a marcação feroz que lhe foi movida seria muito difícil fazer melhor. James notou-se que está sem o ritmo que o notabilizou uns tempos a trás! Atsu é um avançado rápido mas que precisa de espaço, que ontem não teve, para evoluir e ser eficaz. Liedson nem aqueceu nem arrefeceu!

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Perdemos a liderança do campeonato em Alvalade numa fase decisiva da época.

Fizemos uma mau jogo, e apesar de termos tido a posse de bola, foi ao Sporting que couberam as melhores oportunidade de golo.

O nosso futebol caracteriza-se como sendo de "muita parra e pouca uva". Há que ser mais assertivos no ataque.

VP errou, pois a estratégia para este jogo por parte do Sporting era previsivel.

Perdemos 2 pontos onde deviamos ter obtido 3.

Agora há que levantar a cabeça, melhorar a assertividade do nosso jogo, e lutar pelo tri.

Abraço e boa semana

Paulo