sexta-feira, 8 de março de 2013

Resolver cedo para depois gerir!

O FC Porto regressou hoje às vitórias, depois do dissabor do resultado obtido em Alvalade.

Por vezes em 15 minutos consegue-se aquilo que em 90, amiúde, é muito complicado.

Uma entrada forte no jogo, com velocidade de circulação de bola e pressão alta, permitiu-nos resolver cedo uma partida que se avizinhava complicada.

O Estoril é uma turma bem orientada, com bons executantes, bom toque de bola, que está a efectuar uma excelente campanha, e que nas últimas duas jornadas, obteve outras tantas vitórias.

Ao FC Porto cabia o favoritismo, mas havia a expectativa de ver como reagia a equipa à perda da liderança da liga.

Relativamente ao onze de Alvalade, VP só mexeu nas alas, colocando Atsu no lugar de Izmaylov, e James no lugar de Varela.

Logo aos 4 minutos, Maicon abriu o marcador numa finalização oportuna de cabeça, após pontapé de canto bem cobrado por James.
A equipa continuou na senda do segundo golo, que acabou por acontecer aos 14 minutos, após mão clara de Mano que deu lugar à marcação de um penalti convertido por Jackson.

A partir do dois a zero, pesou no subconsciente dos jogadores a partida da Champions na La Rosaleda, e o jogo tornou-se maçudo, entediante, com um Porto a gerir as operações, e um Estoril sem capacidade para importunar a baliza à guarda de Helton.

O pouco público do Dragão queria um jogo na mesma toada do primeiro quarto de hora, contudo tal não sucedeu, e os assobiadores saudaram a equipa aqui e ali.

O FC Porto nem uma dezena de remates efectuou, e esteve longe de ser um rolo compressor de futebol atacante.
Na segunda metade podíamos ter marcado mais um golo, e estou me a lembrar do lance de Danilo que culminou com um remate a centimetros do golo.

VP aos 57 minutos iniciou a gestão do plantel, retirando James e Lucho. 


Até final, foi o tic-tac do relógio e do nosso bem conhecido jogo, em contagem decrescente para a última apitadela do árbitro.

A figura do jogo foi Jackson, que marcou o seu 23 golo na liga, não vacilou no penalti, trabalhou imenso e teve alguns pormenores fantásticos.
Destaque também para Maicon que voltou aos golos, e que conseguiu uma exibição tranquila. 
O brasileiro bem merece, após uma lesão que lhe tirou a titularidade e depois de injustamente ter estado à mercê de alguns assobiadores.
Destaque para El Bandido que hoje demonstrou mais confiança, e que uma vez mais demonstrou a sua influência na cobrança de bolas paradas. James apesar de ter tido duas perdas de bola disparatadas, apareceu mais solto na partida e mais influente no nosso jogo ofensivo.
É muito importante que James regresse ao bom nível que vinha demonstrando antes da lesão.
Por último, destaque para um jogador que muito aprecio, que tem o Paulinho Santos "style", estou a falar de Castro.
Este rapaz disputa cada bola como se não houvesse amanhã, leva a equipa para a frente, e deixa envergonhados os colegas que estejam a pensar "pastar a burra".
É um jogador com raça, que tem genes portistas e que devemos acarinhar.

Agora venha daí a Champions, e que na La Rosaleda consigamos a qualificação para os quartos de final.
Somos melhores, mas os espanhóis tem um colectivo forte, e há que ser sérios e concentrados.

Força Porto!

Bom fim de semana

Paulo

4 comentários:

Dragaoatento disse...

Paulo!

Boa análise.
Depois o Nuno Almeida permitiu o jogo subterrâneo do Estoril e os Dragão talvez a prevenirem alguma lesão resguardaram-se.

Abraço e bom fim de semana

AMonteiro

dragao vila pouca disse...

15 minutos a jogar e o resto a poupar?

Veremos...
A resposta à interrogação só pode ser dada após os jogos de quarta-feira frente ao Málaga e domingo a oito dias contra o Marítimo, jogo a disputar na Madeira. Mais, a análise ao jogo de hoje que o F.C.Porto venceu com toda a justiça, mas com uma exibição muito abaixo do que seria exigível, também só devia ser feita após esses dois jogos. A razão é simples: se depois de tanto poupar e com isso irritar, ao ponto de levar muita gente arrepender-se de ter ir ao estádio; transformar o jogo, depois do 2-0 - Maicon aos 4 e Jackson de penálti aos 13 -, num longo e penoso bocejo; isso não significar uma exibição de qualidade, com total disponibilidade física e mental na Andaluzia e na Pérola do Atlântico, então o que se passou hoje no Dragão é motivo de grande preocupação para o futuro. Tanta falta de concentração e de atitude, tanta displicência, tanta vontade de complicar em vez de simplificar, tanta desinspiração, se não teve a ver com a cabeça já estar noutro lado, principalmente na montra que é a Champions, então, repito, temos de ficar a pensar no pior.

Abraço

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Depois de um calendário rigoroso e antes de um jogo para a Champions, não me choca este tipo de exibições, tanto mais que ela aconteceu depois de quase garantida a vitória.

É verdade que esta equipa, mesmo em poupança, tinha a obrigação de oferecer melhor espectáculo.

Agora todos esperamos um bom desempenho frente ao Málaga, até para justificar de algum modo esta economia de esforço.

Um abraço

Ana Andrade disse...

Boas,
foi uma vitória tranquila, conseguida cedo e que nunca esteve em causa. Portanto,
objectivo cumprido.


Cumprimentos

Ana Andrade

www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com