sexta-feira, 8 de março de 2013

Sem Margem para falhar

Depois da desilusão da última jornada em Alvalade, onde o FC Porto perdeu o primeiro lugar de uma forma constrangedora quanto tinha tudo para conquistar os 3 pontos, não existe margem para falhar mais logo.

Primeiro porque o FC Porto joga no Dragão, e no Dragão não pode voltar a acontecer jogos como contra o Olhanense! Segundo, porque agora, a equipa já tem de olhar para cima e mesmo faltando algumas jornadas para o final, o objectivo é recuperar os pontos de desvantagem e não correr o risco de acumular mais!

Pressão? O FC Porto é um clube exigente, é essa a imagem de marca como tal há que colocar em campo toda a qualidade da equipa, independentemente das ausências, e conquistar os 3 pontos que se exige.

O adversário não vai ser fácil. O Estoril tem sido, a par com o Paços de Ferreira e o Rio Ave as equipas sensação desta Liga. Com orçamentos muito reduzidos e no caso do Estoril, na época que regressou ao primeiro escalão, tem feito um campeonato excelente. E quem está atento a este clube, percebe que não é só uma questão de bons resultados. A equipa tem bons jogadores, joga coesa, com qualidade, prova disso os bons resultados até agora conseguidos e as dificuldades que já criou por duas vezes ao FC Porto.

Contudo o FC Porto é claramente favorito. E tem de assumir esse favoritismo. Para isso é preciso uma postura muito diferente daquela que teve em Alvalade. Há partida assim será, não só porque joga no Dragão e frente a um adversário, teoricamente mais acessivel se bem que não é isso que diz a classificação, mas também porque vem de um mau resultado.
Victor Pereira continua sem poder contar com Moutinho e Mangala, provavelmente, no caso de Moutinho, por precaução para o jogo com o Malaga. Duas ausências de peso, no entanto, a ausência de Moutinho notou-se mais em Alvalade do que propriamente a de Mangala.

Pensar já no jogo do Malaga pode ser mortifero para quem não se quer atrasar na classificação. Victor Pereira fez apenas uma alteração nos convocados, deixando de fora Sebá e fazendo regressar Quino.

Lista de convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Maicon, Quiñones, Castro, Jackson, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

Apesar de não ter mexido quase nada na convocatória, são esperadas alterações na frente de ataque. A dupla Izmaylov e Varela em Alvalade estiveram muito abaixo do real valor. Por outro lado nem James nem Atsu trouxeram algo de novo à equipa. Liedson, pelos escassos minutos que esteve em campo e o facto de não lhe terem colocado a bola, foi mais um que não conseguiu contribuir no ataque.

Não sendo credivel que Victor Pereira apresente a dupla Liedson e Jackson, ainda que fosse muito interessante de ver este esquema de jogo implementado, é provável que James, que não esteve nada bem, possa avançar para a titularidade da equipa e fazer dupla com Atsu, substituindo assim a dupla que foi titular em Alvalade.

No sector do meio campo e defensivo nada de novo, Victor Pereira irá apostar nos mesmos 8 que estiveram em Alvalade.

Equipa provável: Helton, Danilo, Alex Sandro, Maicon e Otamendi, Fernando, Defour e Lucho, James, Atsu e Jackson.

Importante que Victor Pereira faça a leitura do jogo em tempo real e consiga perceber quando as coisas começarem a ficar complicadas. O Estoril não vai ao Dragão jogar deliberadamente ao ataque pelo que é muito provável que vá colocar muitos homens atrás da linha da bola e se assim for, Victor Pereira não pode voltar a fazer as mesmas substituições de sempre, trocando um jogador de uma posição por outro para a mesma posição.

Aliás, mais logo será também um teste a Victor Pereira depois de ter tido uma postura muito cautelosa, com o impacto de ter empatado, quando se exigia claramente a vitória.

O jogo está marcado para as 20:00 e terá transmissão na Sporttv.

A todas as mulheres Portistas, um feliz dia internacional da Mulher e que possam comemorar mais logo em pleno Dragão.

Força Porto.
RicardoNuno Gonçalves Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Depois da queda para o segundo posto, após o empate que soube a derrota em Alvalade, não há mais margem para errar.

Não podemos perder mais pontos em nossa casa.

O Estoril tem bons executantes, mas é uma equipa da segunda metade da tabela, e que por obrigação temos de vencer.

Se tivermos a atitude certa, conseguiremos vencer.

Abraço e boa semana

Paulo

Anónimo disse...

Emapate que soube a derrota?
Mas que jogo é que vocês viram?
O Sporting até teve as melhores chances de golo.
Ter muita posse de bola não ganha jogos, é preciso jogar à bola, e o Porto não jogou nada.
José Carlos

P. Ungaro disse...

Boas,

Depois de termos patinado na semana passada contra uma equipa que luta para não descer (pela forma como jogou) temos que voltar a marcar posição com um jogo de raça e determinação, e não esperar que mais cedo ou mais tarde a bola entre.
Não ha margem para mais deslizes sendo que a acontecer podemos hipotecar as hipóteses de revalidar o titulo.
Vamos a eles ... FORÇA !!!

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

Dragaoatento disse...

Paulo!

Inteiramente de acordo.

Todas as equipas em Portugal estão ao alcance do FC Porto, só é preciso que a equipa não facilite e os seus futebolistas sejam 100% profissionais. A equipa do FC Porto tem de convencer-se que actualmente não há jogos fáceis e que têm em todos os jogos de dar o litro, caso contrário, estarão sujeitos a serem desfeiteados. Porque é evidente, se os jogadores relaxarem as coisas podem correr mal

Abraço,
AM