sábado, 10 de agosto de 2013

É este o nosso destino…



Arranca hoje a época 2013/2014 com a Supertaça Cândido de Oliveira. Este ano o troféu foi restaurado, mas conta a história que o FC Porto tem mais troféus que todas as restantes equipas. Ainda que seja um troféu menosprezado por aqueles que menos conquistaram, sempre tem mais história do que por exemplo a taça da Liga!

A preparação do FC Porto terminou com saldo claramente positivo. Em resumo, temos equipa para as competições nacionais, já para as internacionais falta claramente um pequeno toque no ataque e garantir as permanências de Mangala, Otamendi, Fernando e Jackson, os jogadores que mais se tem falado em interessados.

E esse pequeno toque no ataque é claramente um jogador que equilibre um dos flancos do ataque. O problema não é falta de opções mas sim uma opção mais forte que possa equilibrar o ataque na companhia daquele que se tem destacado mais, Varela.

Iturbe prometeu nesta preparação, mas sem confirmação oficial, não se percebe a ausência da convocatória para mais logo. Se foi por opção então fica a primeira crítica oficial ao treinador, pois demonstra incoerência face ao que se passou nas opções da pré-época. Se é um sinal que vai voltar a ser emprestado, então fica a primeira crítica à SAD e ao treinador, pois assim já começo a dar alguma razão ao jogador!

Os restantes mostraram alguns atributos mas nenhum valor suficiente ao nível de Varela e mesmo Iturbe. Kelvin, o herói da época passada, precisa de jogar com regularidade e uma coisa é surgir a espaços na equipa, outra coisa é ser titular no FC Porto. Não está ainda preparado. Izmaylov não é um extremo! No ano passado foi uma solução de recurso, mas não encaixa no esquema de jogo. Para ser um médio disfarçado de extremo, já temos Josué, Defour e mesmo Quintero. Licá chegou este ano e jogou muito pouco. Com surpresa surge na convocatória e até pode ser titular. Tem uma vantagem, pode jogar no meio e com jeito ainda pode vir a ser a principal alternativa a Jackson! Ricardo jogou ainda menos, mas parece que vai ficar no plantel, poderá ser a 4º opção para as alas, uma opção para a lateral da defesa e ainda face à juventude ir rodando na equipa B.

Perante isto, se o FC Porto quer ir mais longe na Europa, precisa de um extremo de qualidade.

Mas no imediato há uma prova oficial para ganhar. Paulo Fonseca diz que teve dificuldades em escolher os 18 eleitos e até é fácil de perceber porquê!
Claramente, a SAD está expectante pelos ataques no final do mês a alguns jogadores, nomeadamente a um dos defesas centrais (Otamendi ou Mangala), a Fernando e a Jackson e por essa razão o plantel continua extenso, Abdoulaye, Josue, Carlos Eduardo são jogadores que poderão ficar caso venha a ser confirmada alguma saída indesejada.

Logo, está explicada a dificuldade de escolha. Mas só se percebe face à quantidade de jogadores, pois face à qualidade e sobretudo aos indicadores da preparação, Paulo Fonseca não deveria ter dúvidas.

É incompreensível, num cenário de estarem aptos e contarem para o futuro, que Castro e Iturbe não tenham surgido na convocatória. Comparativamente com Josué e Herrera, Castro jogou mais, já está adaptado ao clube e perante a opção de Paulo Fonseca apresentar uma equipa mais rotinada fica a dúvida no ar, se Castro não estará de saída, o que no mínimo preocupa face ao cenário de estar no último ano de contrato!

Já no caso de Iturbe, também jogou mais do que Licá, Kelvin e nesse sentido deveria ser claramente aposta. A opção por Licá poderá significar mais uma opção para o centro do ataque, já no caso de Kelvin, começa a sentir-se no ar alguma pressão em coloca-lo a jogar como premio do golo decisivo na época passada!

Convocados: Helton, Fabiano, Fucile, Otamendi, Mangala, Maicon e Alex Sandro, Fernando, Josué, Herrera, Defour, Lucho e Quintero, Varela, Kelvin, Licá, Ghilas e Jackson.

Fica a dúvida se Paulo Fonseca irá apresentar o esquema utilizado na pré-época em todos os jogos com excepção do jogo com o Nápoles, ou se irá optar por um médio a fazer de falso extremo, tal como na época passada, quando James jogava.

Face ao excelente jogo de Quintero e à ausência de opções de qualidade idêntica a Varela, é bem provável que Paulo Fonseca apresente um esquema semelhante ao jogo com o Nápoles e o falso extremo poderá ser mesmo Quintero!

E será esta a principal dúvida até mais logo, porque os restantes 10 estão mais que confirmados.

Equipa: Helton, Fucile, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Defour e Lucho, Quintero, Varela e Jackson.

Mais logo o estádio de Aveiro estará cheio e perspectiva-se uma festa do futebol. O adversário entrará motivado mas ao mesmo tempo com algumas dificuldades para apresentar uma equipa tão forte como no ano passado.

Independentemente do adversário o FC Porto é favorito e terá que provar em campo pois facilidades não irão surgir, tal como no ano passado frente à Académica, que o FC Porto venceu por 1-0 e já perto do fim.

O jogo está marcado para as 20:45 e terá transmissão na RTP.

Força Porto.
Ricardo Nuno Gonçalves Jorge

Sem comentários: