sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pré-época * FC Porto 4 - Tourizense 1 *


Crónica publicada no jornal "O Jogo"

James com licença para marcar
CARLOS GOUVEIA
TOMAZ ANDRADE

André Villas-Boas estreou-se com uma goleada (4-1) ao Tourizense no comando técnico do FC Porto, apostando num onze com quatro reforços - Sereno, Souza, João Moutinho e Ukra - e, para começar, usou o mesmo sistema táctico dos últimos tempos: o 4x3x3. A partida foi disputada à porta fechada, como tem sido habitual nos últimos anos, mas O JOGO sabe que Falcao, Castro, James Rodríguez e Hulk foram os autores dos golos azuis e brancos, tendo o adversário reduzido a contagem já perto do apito final, por intermédio de Hugo, numa altura em que Ventura defendia as redes. Ao intervalo o resultado era de 1-0. Villas-Boas mudou a equipa na segunda-parte, usando todos os jogadores disponíveis, alguns juniores incluídos, e não deixou de testar uma variação táctica próxima do 4x4x2.

O FC Porto dominou de princípio ao fim e podia ter marcado mais golos, tantas foram as oportunidades criadas. Sapunaru, por exemplo, teve um cabeceamento perigosíssimo, a cruzamento de João Moutinho. Pipo, avançado dos sub-19, também dispôs de um par de ocasiões flagrantes.

Ao fim de sete dias de intensos treinos no Olival, o FC Porto defrontou um adversário acessível e já velho conhecido destas andanças para que André Villas-Boas medisse o pulso à equipa. Como é evidente, o resultado é o que menos importa ao novo treinador. Contudo, não deixa de ser interessante constatar que Falcao não perdeu o vício de marcar durante as férias (ele que fez 34 golos em jogos oficiais em 2009/10), que Hulk continua a fazer assistências - ofereceu um golo a Castro - e que o reforço James Rodríguez, em quem os responsáveis portistas depositam grandes esperanças, se apresentou com vontade de conquistar espaço. Além do golo, com o pé esquerdo, ainda apontou um livre directo que o guarda-redes contrário defendeu com dificuldade. Castro não se intimidou com a concorrência interna e também tratou de mostrar serviço ao técnico.

Tendo sido disputado à porta fechada, não foi possível ver João Moutinho estrear-se com a camisola do FC Porto. Em todo o caso, fica o registo da confiança depositada por Villas-Boas no ex-jogador do Sporting, oferecendo-lhe a titularidade ao lado de Belluschi, e com Souza, outro dos reforços, como médio mais defensivo. Curiosa, também, a opção por Bacar no lado esquerdo da defesa. Em todo o caso, sendo este apenas o primeiro esboço do dragão, não se pode concluir que Addy - o outro lateral-esquerdo disponível - tenha perdido relevância no plantel. Recorde-se que Álvaro Pereira e Fucile ainda estão no Mundial.

Rúben Micael foi considerado apto e fez os primeiros minutos desde a lesão. De fora ficaram apenas os lesionados: Guarín, Varela (ambos em treino condicionado), Mariano (tratamento) e, ainda, Farías que manteve o trabalho de ginásio. Samir, o quarto guarda-redes também não se equipou, mas por opção técnica.


Souza e Moutinho juntos no meio no primeiro esboço de Villas-Boas

O primeiro esboço de André Villas-Boas ficou, obviamente, limitado devido às lesões e às ausências de muitos internacionais, considerados jogadores-chave do FC Porto. Ainda assim, deu para retirar algumas ideias: o 4x3x3 foi o desenho inicial. Este é o sistema táctico preferido do treinador, que já confessou ser um romântico do futebol e um admirador do Barcelona, a equipa que ninguém detesta ver jogar.

Outra ideia importante foi a titularidade do brasileiro Souza na posição de médio-defensivo. Melhor fisicamente do que Fernando (porque estava a jogar até há pouco tempo), Villas-Boas quis ver em acção o reforço, dando-lhe indicações para a importância do passe e saída do seu espaço com a bola controlada. Um pouco mais à frente jogou outro reforço, João Moutinho, que ficou com Belluschi ao seu lado. Ou seja, dois médios pequenos, mas cheios de raça e técnica. O trio do meio-campo alimentou um ataque com duas caras conhecidas (Falcao ao meio e Rodríguez à esquerda) e o regressado Ukra. Na segunda parte, o treinador portista rodou o plantel disponível e usou também alguns juniores.

Centrais a rotinar

Sem Fucile, Álvaro Pereira, Rolando ou Bruno Alves, ainda de férias, Villas-Boas improvisou na defesa, sobretudo à esquerda. No centro, Sereno e Maicon vão ganhando rotinas, e não é descabido considerar essa como dupla possível para a Supertaça. Rolando pode ainda intrometer-se, mas começa a época mais tarde. Bruno Alves, mesmo que não seja transferido, cumprirá castigo nesse jogo. Villas-Boas mudou a equipa na segunda parte, misturando novatos com opções seguras, como Hulk ou Rúben Micael.

Golos em detalhe

1

Falcao a encostar

Cristian Rodríguez - sempre muito activo na ala, mostrando vontade para apagar de vez a última época - avança sem grandes obstáculos e assiste Falcao. O colombiano só tem de encostar o pé e confirmar os dotes do costume.

2

Castro pela baliza dentro

Assistência de Hulk apanha Castro embalado. O médio desmarca-se com facilidade, passa o guarda-redes com serenidade e acompanha a bola até dentro da baliza. Castro vai marcando golos...e pontos

3

James: peito e pé

FC Porto insiste no ataque, numa sucessão de ressaltos que lhe são favoráveis. Num deles, James pára a bola de peito e atira em jeito, de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa.

4

Hulk, de penálti

Um defesa do Tourizense corta a bola com a mão. O penálti foi assinalado e Hulk foi o escolhido para o marcar, num sinal de que poderá também fazê-lo ao longo da época. O Tourizense viria a reduzir a desvantagem pouco depois.

Sem comentários: