domingo, 19 de setembro de 2010

Ciclo de jogos complicados tem paragem na Madeira

O FC Porto defronta amanhã o Nacional da Madeira, naquela que será a deslocação mais complicada até ao momento. Têm sido assim nos últimos anos, quer contra o Nacional, quer contra o Marítimo e este ano não fugirá á regra até porque o Nacional continua forte em casa.

Depois de um ciclo de 6 jogos, onde o FC Porto conquistou a Supertaça apurou-se para a Liga Europa e venceu os 3 primeiros jogos do campeonato, novo ciclo chega de 6 novos jogos, mas com grau de dificuldade mais elevado. Iniciou muito bem, com uma vitória contra o SC Braga e os primeiros 3 pontos na Liga Europa, mas agora surge uma das 2 deslocações complicadas. A outra será contra o Vitória pelo meio novo jogo para a Liga Europa (CSKA Sofia) e embate no Dragão contra a Olhanense. É claramente ambicioso, o FC Porto conquistar vitórias em todos estes jogos, mas não deixa de ser realista face ao bom momento que apresenta.

Caso o FC Porto consiga ultrapassar este ciclo, só com vitórias, significará que no campeonato a vantagem para terceiros irá aumentar e que na Liga Europa fica claramente lançada para o apuramento para a próxima fase.

E é com esta motivação que o FC Porto entrará em campo frente ao Nacional, já sabendo do resultado dos adversários mais directos. Independentemente do que irá acontecer com terceiros, o FC Porto terá que se apresentar mais concentrado que no último jogo frente ao Rapid e voltar a imprimir uma velocidade que contra o Rapid, só a espaços é que conseguiu.

O Nacional está um pouco debilitado na zona atacante, mas o seu sector defensivo e do meio campo são talvez as grandes armas desta equipa, que mostrou contra o Benfica que tem capacidade para segurar o jogo. Convém referir, que apesar de ter iniciado o campeonato com duas vitórias, uma em Vila do Conde e em casa frente ao Benfica, o Nacional, perdeu os 2 seguintes jogos, copiosamente frente ao Vitória de Guimarães, em casa, e na deslocação a Leiria, o que evidencia fragilidades defensivas (5 golos sofridos) e apenas 2 marcados.

Villas Boas tem o adversário estudado e saberá muito bem onde atacar o seu adversário. Não me parece que este jogo possa vir a complicar para o FC Porto, pois o meio campo dá garantias de solidez defensiva e criatividade, a defesa tem estado praticamente intransponível e o ataque, caso Hulk e Varela voltem a desequilibrar, será mortífero.



Boas noticias para Villas Boas é que apenas Mariano é baixa. Todos os restantes são treinam sem limitações, apesar de alguns deles claramente não terem o ritmo para poderem ser convocados e opções para este jogo. Não houve surpresas na lista de convocados, apenas o facto que foram convocados 19 jogadores que poderá dar a entender que existe alguém em dúvida para este jogo.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Varela, Walter, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Ukra, Rúben Micael e Otamendi.

Face ao adversário, não é previsível que Villas Boas altere o esquema para 4X4X2, até porque Hulk e Varela estão bem e o adversário está nitidamente fragilizado no sector defensivo. Curiosidade para saber quem será o lateral direito, se Fucile, agora que está nitidamente a ganhar ritmo ou Sapunaru, regressando assim ao lugar de titular.

Equipa provável: Helton, Fucile, Alvaro, Maicon e Rolando, Fernando, Moutinho e Belluschi, Varela, Hulk e Falcão.

O jogo tem início marcado para as 19:45 com transmissão na TVI. Dado os últimos comentários infelizes dos jornalistas quer da TVI, quer da SIC, sobretudo na promoção que fizeram aos erros de arbitragem do SLB e a triste figura na transmissão do FC Porto - Rapid, um apelo a todos que assistam ao jogo pela internet, ou em alternativa, sem som.

Espera casa cheia na Madeira e esperamos todos um estádio vestido de azul e branco, pois existem portistas suficientes na ilha para encher o estádio. O FC Porto merece e precisa deste apoio, sobretudo quando não joga no Dragão.

Força Porto.

Ricardo Jorge

Sem comentários: