sábado, 18 de setembro de 2010

Figuras Históricas * Alberto Babo

Alberto Babo

Natural da Freguesia de Meinedo, concelho de Lousada, Distrito do Porto, de onde eu também sou natural, meu primo em segundo grau, jogou no FC do Porto de 1960 a 1981, venceu dois campeonatos nacionais da 1ª divisão portuguesa e uma Taça de Portugal em 1981. 
Fez parte da célebre equipa que venceu o campeonato nacional em 1971/72, da qual também faziam parte Fernando Gomes, Fernando Assunção e Dale Dover!

Como treinador venceu um Campeonato Nacional sénior da 1ª e 2ª divisão, três Campeonatos Nacionais de juniores, um campeonato nacional de juvenis e dois Campeonatos Nacionais de esperanças.
Foi o primeiro vencedor do Torneio Internacional de V. F. Xira (Xirabasket) juniores e vencedor do Torneio Internacional da Amadora em juniores. 

Época 1995/1996
 Foi treinador adjunto do FC do Porto, conquistou um Campeonato Nacional de FPB EM 1981/82, venceu dois da Liga Profissional 1995/96 a 97, arrebatou uma Taça de Portugal em 1995 e também uma Super Taça.

Como treinador principal, no FC Porto e no Queluz, foi eleito várias vezes treinador do ano e sendo ainda detentor do recorde de vitórias consecutivas num campeonato profissional (27).

Campeões Nacionais 1998/1999
A nível internacional tem mais de 50 vitórias, entre as quais se destaca a caminhada até aos quartos de final da Taça Saporta (substituiu a Taça da Europa de Clubes), em 1999/2000, comandando uma equipa do FC Porto que tinha jogadores como Jared Miller, Rui Santos, Paulo Pinto, Nuno Marçal, Fernando Sá, João Rocha, etc.

Saiu do FC Porto em 30 de Maio de 2008.
«A Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD informa que o vínculo laboral do treinador da equipa profissional, professor Alberto Babo, cujo prazo expira no final da presente época, não será renovado.
Após análise circunstanciada de todo o trabalho desenvolvido e ponderados diversos aspectos da relação existente, foi tomada a decisão de não prorrogar o contrato, por todos tida como a mais adequada.
A Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD gostaria, entretanto, de enaltecer o portismo, a dedicação e o empenho profissional sempre colocados pelo professor Alberto Babo ao longo destes anos na defesa dos interesses do clube, não só como treinador principal, mas também como responsável pela formação de muitos jovens atletas.
A Administração da Futebol Clube do Porto – Basquetebol, SAD»


Entrevista a Alberto Babo publicada no Bibó Porto Carago (clica para visualizar).

Sem comentários: