sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FC Porto. Um rei do tamanho da Torre dos Clérigos


in jornal i

Nos últimos cinco anos, os portistas são aqueles que mais dinheiro fizeram com vendas de jogadores: 249,1 milhões, o dobro do Benfica.

Incrível mas verdadeiro. É português o clube que melhor vende (por favor, não confundir com o clube que mais vende, em quantidade de jogadores) desde o Verão de 2006 até ao de 2010 - e, atenção, não estamos aqui a contar com os 98,9 milhões de euros do Verão 2004 (ver ao lado), quando o FC Porto se deu ao luxo de despachar sete recém-campeões europeus, incluindo os três marcadores de golos dessa final da Champions, com o Monaco: Carlos Alberto, Deco e Alenitchev. Não, aqui não entram esses números exorbitantes. É só de 2006 em diante e, mesmo assim, o FC Porto domina as atenções, com 29 milhões de euros de avanço sobre o Real Madrid.

Se estendermos o ranking de 2004 a 2010, o FC Porto é ainda o rei, com 397,9 milhões de euros, seguido do Real Madrid (306,2 milhões de euros), Inter (305,7 milhões) e Manchester United (279,2 milhões).

REALIDADE Todos os anos, o FC Porto vende com critério, sem targets específicos. No top 10 dos mais vendidos de 2006 a 2010, só há um clube repetido: o francês Lyon, com Lisandro e Cissokho. De resto, é uma autêntica Torre de Babel, que não entra em conflito com a dos Clérigos. Que o diga Manchester United (Anderson), Real Madrid (Pepe), Inter (Quaresma), Zenit (Bruno Alves), Chelsea (Bosingwa), Marselha (Lucho González), Liverpool (Raul Meireles) e Werder Bremen (Diego).

Há todo um leque original de compradores que vão ao baú do FC Porto e enchem-no de dinheiro: 249,1 milhões de euros, para ser mais exacto. Quase o dobro do Benfica (125 milhões), a segunda força nacional neste capítulo das vendas. O Sporting está em terceiro, com 64,7 milhões de euros - aliás, no panorama dos grandes da Europa, os leões foram os menos empreendedores dos últimos cinco anos, só acompanhado de perto pelo Bayern Munique (80 milhões), sempre cauteloso na hora de pagar por quem quer que seja, menos por Robben, a quem deu 24 milhões de euros ao Real Madrid e agora paga 11 mil euros por dia para o ver a recuperar de uma lesão até Janeiro.

Virando o bico ao prego, o melhor Verão de sempre em termos de vendas foi do Inter, em 2009, com 104,4 milhões, graças sobretudo ao Barça (69,5 milhões por Maxwell e Ibrahimovic) e ao Genoa (28 milhões pelo quinteto Acquafresca, Bonucci, Meggiorini, Fatic e Bolzoni).

O caso de Van der Vaart é só um, entre muitos, e serviu essencialmente para o Real Madrid encaixar finalmente algum dinheiro com uma transferência, após um Verão inteiro a gastar 81 milhões de euros em reforços (Di María, Özil, León, Khedira, Ricardo Carvalho e Canales). Com Van der Vaart no Tottenham, o Real Madrid ultrapassa o Inter no ranking dos clubes mais vendedores nos últimos cinco anos. Porque isto do negócio do futebol não é só comprar e comprar, e também passa por vender uns activos, os madridistas sobem ao segundo lugar mas continuam atrás do FC Porto, o rei do mercado.

Sem comentários: