sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chegou a hora de vencer em Lisboa

O FC Porto chegou ontem ao final da tarde a Lisboa, naquela que é a primeira visita à capital nesta época. Chegou a hora de vencer em Lisboa.

Mas quem é afinal o favorito para o clássico? Villas Boas diz que é quem ganhar, Paulo Sérgio diz que é o Sporting. Claramente e sem rodeios o FC Porto apresenta-se em Alvalade amanhã como o grande favorito para ganhar o jogo. É inequívoca a qualidade, tranquilidade e a motivação que supera qualquer adversário.
E mesmo apesar de no ano passado o FC Porto ter visitado Alvalade numa fase que estava melhor que o Sporting e ter perdido por 3-0, este ano, para além de estar bastante melhor que o adversário, o FC Porto está confortavelmente no primeiro lugar a contrário do ano passado que procurava recuperar pontos na tabela.

Este Sporting, comparativamente com o do ano passado à entrada da 12ª jornada, tem mais 3 pontos na Liga e claramente uma imagem de equipa goleadora na Liga Europa, ou seja, estatisticamente está mais forte, mas ao olhar para a performance actual no campeonato conclui-se que marca tantos golos como os sofre o que diz bem da posição que ocupa actualmente na Liga. Como ponto forte a equipa demonstra boa circulação de bola no meio campo mais ofensivo, contudo uma das maiores fragilidades desta equipa é sobretudo a intranquilidade e o sector defensivo.
E deve ser por aqui que o FC Porto poderá tirar vantagem, tal como fez contra o outro rival de Lisboa, procurando o ataque, mantendo o seu esquema preferido e aquele que a equipa está mais rotinada.

Villas Boas teve boas noticias durante a semana. Fernando e Varela regressaram aos treinos sem limitações e Moutinho, que assustou no inicio da semana, conseguiu recuperar e é também opção. Ou seja, o FC Porto apresenta-se praticamente na máxima força, se bem que não é previsível que Fernando seja titular, quer pela longa paragem que enfrentou, quer pela excelente integração que Guarin teve. A grande baixa é Alvaro Pereira, que aparentemente poderá ser já opção no próximo jogo da Liga Europa.

Mas esta equipa liderada por Villas Boas já deu provas que com algumas alterações no onze continua com a mesma motivação e dinâmica de jogo, capaz de continuar a vencer. Amanhã, para além da inegável qualidade existe a motivação extra de defrontar um rival, na sua casa, e ter oportunidade de à 12ª jornada poder ter vencido os 3 maiores rivais que este ano se apresentaram como equipas a procurar um lugar nos 3 primeiros lugares.

Ainda assim, uma grande surpresa na convocatória. Walter, que não consta do boletim médico não foi convocado, tendo sido titular nos dois últimos jogos. É verdade que no jogo da taça esteve muito apagado, naquele que poderia ter sido mais um jogo para evoluir e ganhar confiança. Não existe explicação oficial, mas à falta de justificação oficial é espectável que tenha sido este o motivo. De regresso está também Cristian Rodriguez, curiosamente afastado dos dois últimos jogos do FC Porto e noticia esta semana por estar de saída do FC Porto
Por falar em comunicação social, esta semana procuraram escrever páginas sobre João Moutinho e o regresso a Alvalade. Para quem escreve, destaca e critica actos de violência de claques de clubes, sobretudo a do FC Porto, é no mínimo incoerente esta atitude. Realçar aqui a postura do presidente do Sporting, apelando à calma e elogiando o profissional João Moutinho. Com segundos interesses ou não, ficou a postura pública.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Hulk, Fucile, Rolando, Rafa, Varela, James, Sapunaru, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi.

Villas Boas deverá manter o mesmo esquema táctico e não deverá mudar muito aquilo que tem sido a estrutura base e as rotinas do FC Porto. Esquema está definido quanto aos intervenientes deverão ser os seguintes:

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Fucile, Rolando e Maicon, Guarin, Moutinho e Belluschi, Hulk, Varela e Falcão.

A chave deste jogo poderá passar claramente pelo meio campo. É aqui que o FC Porto tem mostrado uma qualidade de jogo acima da média, responsável pelo equilíbrio entre uma defesa coesa e agressiva e um ataque desequilibrador e mortífero.

Outro ponto de interesse é sem dúvida como João Moutinho se vai apresentar neste clássico. Quer o FC Porto quer o Sporting estiveram de acordo acerca do grande profissional que o João Moutinho é. E não é de estranhar pois foi capitão do Sporting vários anos e ainda muito novo o que prova a maturidade acima da média que João Moutinho tem.

O árbitro designado para este jogo foi Jorge Sousa, aquele que foi um dos melhores na época passada, este ano apita pela primeira vez o Sporting e pela segunda vez o FC Porto. No primeiro jogo apitado que envolveu o FC Porto foi em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, jogo que o FC Porto venceu por 2-0. O tal jogo que os dirigentes do Benfica continuam a falar de um penalti a favor do Rio Ave não marcado mas precedido de fora de jogo.

Antevisão de Villas-Boas:



Última nota para o apelo a todos os portistas, sobretudo da área de Lisboa que possam vir apoiar o FC Porto, naquele que se antevê um grande jogo de futebol. Se existem estádios em Portugal que o FC Porto mais precisa de apoio são os dos rivais de Lisboa.

O jogo está marcado para as 21:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje é dia de um grande clássico do futebol português, e como tal o jogo é de tripla.

O Sporting vai querer dar o seu grito de revolta, e tentar vencer-nos, para tentar ganhar animo para o restante campeonato.

Nós FC Porto se jogarmos ao melhor nível que tivemos esta época, por certo levaremos de vencida este Sporting, pois por muito respeito que tenho pelo Sporting, somos superiores e temos uma equipa muito mais equilibrada.

Vão estar cerca de 3000 adeptos portistas em Alvalade, e espera-se que tudo corra pelo melhor, e que haja uma grande festa de futebol, e que o árbitro faça um bom trabalho.

Logo se vencermos daremos um passo decisivo, nesta ainda longa caminhada rumo à reconquista do ceptro de campeão nacional.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

Rage disse...

Hoje vamos ter um duro teste nesta caminhada para o titulo.
Não percebi o empolamento que a imprensa quis fazer de um caso já ultrapassado como o do Moutinho uma vez que nenhum dos clubes quis entrar nessa guerra.Normalmente dizem que os culpados são os dirigentes ou os treinadores mas neste caso quem fomentou possíveis actos de violência foi apenas a imprensa.
Queremos uma vitória e para isso temos de jogar bem melhor do que o que temos feitos nos últimos dois jogos.

Cumprimentos