quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Facto desportivo do ano de 2010 * Campeonato dos Túneis!

Após o famoso jogo Benfica vs FC Porto de 20 de Dezembro de 2009 a contar para a 14 jornada da Liga Sagres 2009/2010, devido às provocações e consequentes incidentes no túnel da Luz, Hulk foi punido com 4 meses de suspensão pela Comissão de Disciplina da Liga. 

Em 26 de Março de 2010, 3 meses após o castigo, o Conselho de Justiça da Federação reduziu castigo de quatro meses de suspensão, atribuído pela Comissão de Disciplina da Liga, para três jogos.

Hulk que viu o seu castigo reduzido de quatro meses de suspensão para três jogos. Ficou "feliz", mas sentiu-se "injustiçado" e "prejudicado". Pois tiraram-lhe a alegria de jogar: "Para os jogadores, a pior coisa que pode acontecer é não poder jogar. A nossa maior alegria é treinar durante a semana e no fim-de-semana jogar."
Hulk disse adeus ao Campeonato do Mundo da África do Sul."Fui prejudicado durante três meses e alguns dias. Estar só a treinar, sem poder jogar é muito difícil", afirmou Hulk, realçando que todo o "staff" portista o ajudou a superar este mau bocado.
O jogador "revoltado com a situação" disse que não acha "justo só receber o salário sem poder ajudar o clube. Todos fomos prejudicados.

Hulk só regressou em 28 de Março de 2010, à 24 jornada e até final do campeonato vencemos todos os jogos, tendo Hulk apontado nessa recta final 3 golos, e feito inúmeras assistências. Marcamos em 6 jogos 23 golos dos 70 golos apontados em todo em campeonato, ou seja 33% dos golos foram marcados após o retorno de Hulk.

À partida para a 15 jornada estávamos a 4 pontos de Braga e Benfica que lideravam o campeonato, e já tínhamos perdido na Luz e Braga.
Privados de Hulk em 9 jornadas, empatamos 3 jogos e perdemos 1, o que em pontos perdidos dá 9!!!.
À 24 jornada antes do retorno de Hulk estávamos com 11 pontos de atraso para o Benfica. Terminamos o campeonato a 8 pontos do Benfica pois vencemos no Dragão por 3 a 1, ou seja só recuperamos 3 pontos dos 11 de atraso.

Mas se tivéssemos Hulk, e as estatísticas provam-no, por certo não teríamos perdido 9 pontos na sua ausência "intencionada".

Desde que temos Hulk, e contando a Liga 2009/2010 e a Liga 2010/2011, nunca mais perdemos, e apenas sofremos dois empates ... já nesta época!

O FC Porto foi gravemente penalizado com a punição a Hulk.

O campeonato 2009/2010 foi viciado pela interpretação do Dr. Ricardo Costa, que deveria ter tido o bom senso de ouvir e recorrer a quem percebe da matéria para haver justiça.

Aquando do caso apito dourado foram céleres ao solicitar a opinião do Prof. Dr. Freitas do Amaral, não entendo porque naquele caso tão dúbio e de difícil enquadramento legal, não se recorreu ao Prof. Dr. Meirim, por exemplo.

O campeonato deveria ter sido impugnado para que estes senhores aprendessem a respeitar o FC Porto.

Gosto de ganhar em campo, mas para tal têm de nos deixar faze-lo de igual para igual!

FC Porto sem Hulk não foi o mesmo, assim como Barcelona sem Messi não seria o mesmo, e Real Madrid sem Ronaldo não seria o mesmo!

São jogadores como Hulk que marcam a diferença e dão a ganhar campeonatos!

Não fomos a tempo de salvar a época passada, por causa da vaidade de um Dr. Ricardo Costa, que com a sua interpretação da lei, contrária aos dos vários especialistas em direito desportivo, prejudicou o FC Porto!


Portanto, para mim o facto mais marcante de 2010, foi o campeonato dos túneis!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Concordo que sem Hulk as coisas ficaram pior, mas para além disso faltou crença, faltou liderança, faltou aquela vontade e aquele espírito do Dragão que fazem a diferença.

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Tem razão amigo Vila Pouca, faltou também quem no balneário transformasse aquela injustiça, numa vontade e garra inabalável de vencer.

Abraço

Paulo