sábado, 11 de dezembro de 2010

Festa da Taça volta ao Dragão...

Depois de ter rubricado uma das piores exibições da época, ainda assim mais uma vitória, o FC Porto volta a pisar o palco do Dragão para receber o Juventude de Évora, em mais uma eliminatória da taça de Portugal.

Foi precisamente há 12 anos que estas duas equipas se defrontaram, também para a mesma competição e no Porto, no velhinho estádio das Antas. Nesse encontro o FC Porto somou uma das vitórias mais expressivas da história e teve em Jardel o goleador da noite, com 7 golos em 45 minutos.


Não é de todo improvável que nova goleada possa surgir pois a equipa está ferida pela exibição descolorida no jogo com o Vitória de Setúbal e igualmente pelas criticas que ecoaram pelos corredores do futebol, com especial foco vindo de Alvalade, quer pela voz de Costinha, Paulo Sérgio, Manuel Fernandes e até um jogador do Vitória veio a público falar.

Para fechar este capitulo, procurarei estar atento a jogos em que o Vitória possa sim ser claramente prejudicado para registar as declarações do seu treinador, o que até pode ser já amanhã, quando o Vitória receber o Sporting.

No Dragão, mora um FC Porto que apenas empatou 1 jogo oficial esta época. È abismal a diferença de qualidade individual e colectiva das duas equipas, pelo que, impõe-se uma demonstração de força e qualidade a este FC Porto.

Villas Boas viu esta semana a lista de indisponíveis engrossar com Cristian Rodriguez, contudo Alvaro Pereira regressa aos convocados, ainda que não seja previsível a titularidade. Quanto aos convocados, não havia muitas decisões a tomar, com Beto, Fernado, Cristian Rodriguez e Varela indisponíveis e Souza ainda sem ritmo, Villas Boas não teve dificuldade em escolher os convocados, deixando apenas de fora Fucile e Rolando, numa perspectiva de gestão de esforço.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Hulk, Rafa, Sereno, Walter, James, Sapunaru, Castro, Ukra, Rúben Micael, Otamendi e Pawel Kieszek.

É com grande satisfação que os adeptos do FC Porto vão poder ver James Rodriguez, cuja titularidade foi assumida por Villas Boas. Este jovem precisa de oportunidades e face ao decréscimo de qualidade evidenciada por Ukra e Cristian Rodriguez face à dupla Varela-Huk, já era tempo suficiente para que James tivesse esta oportunidade.

De estranhar a ausência de Souza, uma aposta no inicio da época e uma vez recuperado e integrado há mais de 1 semana esperava-se o regresso aos convocados, em detrimento por exemplo de João Moutinho que tem feito jogos atrás de jogos.

Ainda que convocados João Moutinho, Alvaro Pereira e Falcão não deverão ser opção inicial, ficando como alternativas a entrar no jogo, até porque já na próxima quarta-feira o FC Porto tem novo jogo para a liga Europa.

Equipa provável: Pawel Kieszek, Sapunaru, Rafa, Maicon e Otamendi, Guarin, Ruben Micael e Belluschi, Hulk, James e Walter.

Espectactiva então para ver Kieszek e James que vão ter a primeira oportunidade a titulares.

Na abordagem a este jogo Villas Boas tocou já no tema mercado de inverno para reforçar que James, Ukra e Castro irão permanecer no plantel, plantel de 26 jogadores em que é esperado que 1 ou 2 jogadores possam sair.




Não são esperados muitos adeptos ao Dragão, mas ainda assim, dada a hora do inicio e as melhorias climáticas o Dragão poderá registar uma boa assistência. A todos aqueles que possam ir ao Dragão não faltem.

Força Porto.

Ricardo Jorge

4 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Hoje vamos ter pela certa, um Juventude de Évora motivadíssimo no Dragão, pois não tem nada a perder. Só tem a ganhar ... tentar fazer história, jogar contra alguns dos seus ídolos, e quem sabe mostrarem qualidade para dar o salto para divisões superiores.

Ao nosso Porto, independentemente de quem jogue, não há desculpas para falhar. Os atletas tem de encarar o jogo com seriedade, ambição e garra, tal como se um jogo contra uma grande equipa se tratasse. Só assim se constroem equipas com mentalidades vencedoras.

Espera-se naturalmente uma vitória do nosso Porto, e não precisa ser de goleada como a de à 12 anos, basta ser uma vitória "sem espinhas".

Espera-se uma grande festa no estádio, que as gentes de Évora compareçam, e que os portistas aproveitem o jogo para trazer as suas famílias ao Dragão neste dia de festa da Taça.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Bem pessoal, como já estão menos cansados e o adversário é do terceiro escalão do futebol português, estão reunidas as condições para voltarem ao ritmo normal, entrarem fortes, determinados, dominadores, vencerem e convencerem, coisa que tem acontecido pouco nos últimos tempos - convencerem, claro!, que vencerem têm conseguido... É preciso recuperar o andamento perdido depois do jogo frente ao Benfica, a concentração, a ambição e no caso de alguns, por exemplo Maicon e E.Rafael, os níveis de confiança. Jogo bom para Walter e principalmente James, mostrarem valor; jogo, tudo o indica, de casa cheia, já que os bilhetes são baratinhos - o mais caro 8 euros -, é a um sábado, às 18 horas e o tempo, não sendo de Verão, também não vai estar tão mau como na segunda-feira... É a festa da Taça na sua planitude, é provável que muitos aproveitem a ocasião e vão ao Dragão pela primeira vez. Portanto, vamos lá caprichar, proporcionar-lhes um bom espectáculo, deixar-lhes uma boa imagem, puxá-los para o nosso lado, de forma que saiam do estádio felizes e tenham muita vontade de regressar.
Não estou a pedir nada de especial...

Um abraço

P. Ungaro disse...

Teremos que manter a concentração total para o jogo de hoje, não podemos deixar de recordar que ja fomos afastados em casa por equipas idênticas em tempos idos, por isso não da para relaxar. Ja agora era bonito ver o Falcao a bater o record do Jardel :)

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Gaspar Lança disse...

Foi um bom jogo, dominámos do início ao fim e deu para ver James Rodríguez a brilhar!
Também João Moutinho esteve muito bem e marcou pela primeira vez de Dragão ao peito.

Há que dar os parabéns a toda a instituição, estamos a fazer uma magnífica época e prova disso é o novo registo: 34 jogos sem perder.

Um abraço.