sábado, 15 de janeiro de 2011

Vai começar a segunda parte dos jogos…

Amanhã, o FC Porto inicia a 2º volta da Liga com 8 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, vantagem confortável contudo, tal como foi a primeira volta, muitos desafios de grande dificuldade são esperados, sobretudo durante o mês de Fevereiro, e esperemos os próximos subsequentes, dada a participação na Liga Europa.
Ou seja, até ao desafio da Liga Europa, o FC Porto irá para a Liga efectuar 5 jogos, o correspondente à 20ª jornada, que foi antecipada para o mês de Janeiro. Será um teste fundamental à estratégia delineada pelos responsáveis do FC Porto, que em linhas gerais, aposta forte neste 1ª terço da 2ª volta.
O jogo de amanhã não se espera outro resultado que não seja a vitória e consequentes 3 pontos.

O adversário, o primeiro nesta caminhada de sucesso, demonstrou no jogo da primeira mão uma atitude bastante agressiva e surpreendente, ao ponto de o FC Porto só ter conseguido obter a vitória perto do final e num lance de grande penalidade, independentemente da justiça da vitória, foi um jogo muito complicado. Quem diria que a Naval, depois desse jogo só tenha somado 8 pontos e se encontre no último lugar da Liga.
Com vários treinadores já, desde o inicio da época, surge agora Carlos Mozer para evitar a descida de divisão. E começou muito bem, na última jornada, com uma vitória em Guimarães sobretudo por ter estado em inferioridade numérica. Resultado que vem trazer nova motivação para a equipa da Figueira da Foz.

Mas o FC Porto começa a recuperar alguns jogadores chave aumentando assim as opções para os jogos, sobretudo jogadores como Falcão, Varela, Fernando e Álvaro Pereira, jogadores chave que estiveram algum tempo indisponíveis, no caso de Álvaro Pereira, continuará indisponível mais algumas semanas.

Sem grandes movimentações no mercado, pelo menos sem eco na comunicação social, o FC Porto continua a emagrecer o plantel, dando mais competitividade no grupo e permitindo aqueles com menos jogos rodarem em outros clubes. Tal como Villas Boas reforçou recentemente, o FC Porto não precisará de reforços. Muito provavelmente ainda se poderá registar uma saída, no sector ofensivo, concretamente nas alas, onde actualmente o FC Porto conta com 6 unidades (Hulk, Varela, James, Mariano, Ukra e Cristian Rodriguez), unidades a mais para esta segunda metade da época.

Para o jogo de amanhã a grande novidade é o regresso de Falcão, quase 1 mês depois do último jogo e tendo falhado os 3 primeiros jogos de 2011. É sem dúvida um regresso muito esperado e a opção mais forte para o eixo do ataque. Quem está de regresso também é João Moutinho, depois de ter falhado o jogo para a taça com o Pinhalnovense.

De fora e por impedimento físico continuam Álvaro Pereira, Beto, Cristian Rodriguez e Souza. Por opção ficaram de fora Sereno, Ukra e Walter. No caso de Ukra poderá ser mais um indicador que esteja na linha da frente para ser emprestado, visto o número exagerado de jogadores para a posição onde este actua. No caso de Walter, e com o regresso de Falcão, perde espaço na convocatória, uma vez que a polivalência de Hulk permite que a opção recaia sobre um jogador das alas do que propriamente uma 2ª opção para o eixo do ataque. Isto pode significar que o FC Porto não vai mesmo contratar até final de Janeiro um novo atacante para o eixo do ataque.

Lista convocados: Helton, Kieszek, Fucile, Rafa, Sapunaru, Maicon, Otamendi e Rolando, Fernando, Guarin, Belluschi, Ruben Micael e João Moutinho, Varela, James, Mariano, Hulk e Falcão.

Com mais opções Villas Boas tem igualmente mais dores de cabeça para definir um onze. Enquanto que na defesa, parece que Sapunaru e Fucile continuaram a alternar e no eixo, Rolando e Otamendi ganharam posição sobre Maicon, já no meio campo e ataque as decisões não estão tão claras.

No meio campo, Villas Boas deverá manter a aposta em Guarin em detrimento de Fernando. Deve dizer-se que é justo que assim seja. Por duas razões, Fernando ainda não está com o ritmo de outros tempos e Guarin, para além de estar a não comprometer o sector defensivo, está a marcar golos e a levar a equipa para a frente. Ainda assim, não sendo espectável neste jogo, Villas Boas poderá optar de futuro, pelo trio Fernando, Moutinho e Guarin, reforçando a agressividade no meio campo em detrimento de um jogo mais pensado, que Belluschi transmite à equipa.

No ataque, e em simultâneo com a ascensão de James, o regresso de Mariano e Varela, Villas Boas tem aqui novo problema para resolver. A aposta deverá recair sobre James, pois continua a mostrar bom futebol, mas Varela espreita igualmente o regresso à titularidade, o que poderá fazer com que aumente a resposta dos jogadores dentro de campo, ganhando a equipa com isso.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rafa, Otamendi e Rolando, Guarin, Moutinho e Belluschi, Hulk, James e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas:


Outro aspecto importante é a questão dos cartões amarelos. Neste momento, Álvaro Pereira, Belluschi e Hulk, estão no limite dos cartões amarelos, pelo que se impõe uma gestão cuidada, sobretudo no caso de Hulk.

Quarto jogo oficial e consecutivo, neste mês, no Dragão. Uma grande barrigada para os adeptos portistas da cidade do Porto e arredores, que assim têm estado com a equipa mais de perto.

O jogo está marcado para as 18:00 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto. Rumo a mais uma vitória.

Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã vamos ter um adversário motivado depois da excelente vitória em Guimarães. Esta Naval andou à deriva neste campeonato, não se coadunando a qualidade do seu plantel com a posição que ocupa na tabela classificativa.
É uma equipa com jogadores bons tecnicamente, capazes de segurar bola e de a circular com qualidade. Godemeche, Alex Hauw, Marinho e Fábio Júnior são jogadores de qualidade. Na defesa têm um central que aprecio, João Real, e contam ainda com os experientes Orestes e Daniel Cruz.
Já vão no 3º. treinador da época, mas Mozer trouxe motivação a esta equipa.
O Porto tem por isso de entrar com mais rapidez na circulação, da que tem tido nos últimos jogos, e tentar resolver a contenda cedo. Vai ser um jogo de paciência, e por isso os adeptos têm de apoiar a equipa.

Estou convicto que se jogarmos ao nosso nível ganharemos, pois somos superiores.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Como vimos hoje no Sporting/Paços de Ferreira, não há jogos, nem adversários fáceis e a Naval, que está moralizada e com um treinador da escola, estamos a fazer as coisas pelo outro lado, também não será pera doce. Para evitar contratempos, alcançar a vitória e manter o rumo, pede-se um belo Porto, que se não for capaz de nos oferecer ópera, que nos ofereça uma musiquinha agradável.

Um abraço