sábado, 19 de março de 2011

Ultimo passo para o principal objectivo

Amanhã, o FC Porto pode dar o último passo para o principal objectivo da época, caso vença a Académica, nada mais nada menos que o 25º título de campeão nacional.

E amanhã, caso o FC Porto vença, atinge os 68 pontos, a mesma pontuação que atingiu o ano passado em toda a época, quando ficará a faltar ainda 18 pontos para disputar até final da época.

Esta vitória significará igualmente a série de 12 vitórias consecutivas para a Liga, marca que este ano mais ninguém conseguiu e conseguirá.

E não menos motivador, amanhã o FC Porto, caso vença a Académica, garante a possibilidade de sagrar-se campeão no estádio dos vermelhos, curiosamente, o mesmo palco que no ano passado nos afastou em definitivo da conquista do título, não pela derrota, mas sobretudo pela armadilha montada naquele que é o mais famoso túnel de Portugal.

Ainda que existam muitas motivações para o jogo de amanhã, é certo que o FC Porto vem de uma série de jogos, complicados, que exigiram esforço físico significativo.

Villas Boas avançou mais um detalhe que a juntar à necessidade de rotação de alguns jogadores pelo esforço físico dos últimos jogos, reforçará esta necessidade, uma vez que existem alguns jogadores no limite dos cartões amarelos e assim ficarem impedidos do jogo no campo do rival. São eles Helton, Fucile, Alvaro Pereira e Guarin.

Ainda assim, Villas Boas não fez muitas alterações na convocatória, fez regressar Alvaro Pereira Maicon e Mariano, para as saídas de Sapunaru, Otamendi e Souza. No caso de Sapunaru é a rotação habitual que Villas Boas tem feito, no caso de Otamendi, provavelmente com algumas limitações físicas e Souza, claramente por opção. Ainda não foi desta que Walter regressou aos convocados. Apesar das parcas palavras de Villas Boas sobre o tema, é claro que Walter não conta. O porquê, fica para mais tarde alguém explicar...

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Sereno, Varela, James, Beto, Fernando e Rúben Micael.

Ainda sem a manutenção assegurada e com o terceiro treinador na época, a Académica luta ainda por assegurar rapidamente um lugar na primeira Liga. Tudo indica, pela qualidade que possui que irá conseguir mas é provável que na véspera do jogo que pode conduzir à final da taça de Portugal, que amanhã esta Académica apresente-se de forma diferente. Ainda assim, a Académica surpreende por ser a 3º pior defesa do campeonato e o 5º melhor ataque, ou seja, claramente uma equipa desequilibrada entre sectores mas que tem permitido realizar bons jogos, sobretudo contra equipa mais fortes.

A Académica marca igualmente esta caminhada do FC Porto rumo ao título. Na primeira volta, foi talvez o jogo mais difícil que o FC Porto teve, não pelo adversário, mas sim pelas condições do relvado, provavelmente nunca visto em Portugal. Foi sem dúvida uma vitória que marcará a vitória neste campeonato.

São esperadas algumas alterações no onze inicial do FC Porto. Villas Boas deu a entender na conferência de antevisão deste jogo, gerindo o esforço físico bem como a situação dos cartões amarelos. Beto deverá surgir na baliza em detrimento de Helton, na defesa Maicon e Alvaro Pereira estarão igualmente no onze, no meio campo é provável que Guarin e Moutinho comecem o jogo no banco, por troca por Belluschi e Ruben Micael, que poderá ser a grande surpresa no onze. No ataque, caso Villas Boas arrisque, Hulk poderá começar o jogo no banco, é evidente nos últimos jogos algum desgaste físico e muitas bolas perdidas, ainda que continue a ser uma peça vital na equipa.

Equipa provável: Beto, Fucile, Alvaro Pereira, Maicon, Rolando, Fernando, Ruben Micael e Belluschi, Varela, James e Falcão.

Antevisão de Villas-Boas:



Até ao momento o ritmo de venda de bilhetes estava elevado o que pressupõe uma assistência considerável para o jogo de amanhã para apoiar mais uma vitória rumo à conquista do campeonato já na jornada seguinte.

O jogo está marcado para as 20:15 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto. O dia está a chegar.
Ricardo Jorge

2 comentários:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã vamos receber uma Académica que procura assegurar a manutenção.

Vai ser portanto uma Académica num sistema defensivo sólido, e a apostar no contra-ataque, e na velocidade de Sougou e Diogo Valente para servir Éder.

A classificação da Académica não se coaduna com a qualidade do plantel. Após a saída de Jorge Costa, passaram por momentos de intranquilidade, e com José Guilherme à frente não tiveram os resultados esperados. Desde que entrou Ulisses Morais, esta equipa melhorou, ganhou confiança e ainda não perdeu, tendo mesmo uma vitória em Guimarães.

Tem jogadores de qualidade como Éder, Sougou, Miguel Fidalgo, Diogo Valente, Hugo Morais e sem esquecer o jovem talento Bischoff. Na defesa tem os experientes centrais Luiz Nunes e Berger e o excelente GR francês Peiser.

Ao Porto cabe assumir o jogo desde o primeiro minuto, e não ficar à espera que o golo surja com o passar do tempo. Quanto mais cedo resolvermos, mais cedo Villas-Boas poderá rodar a equipa dando descanso aos mais utilizados.

Com uma vitória amanhã ficaremos a 1 vitória do 25º. titulo, que até poderemos vencer segunda-feira se o Benfica perder em Paços de Ferreira.

Espera-se uma boa casa, com o público a puxar pela equipa, para que alcance este importante triunfo.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

dragao vila pouca disse...

Calendário do F.C.Porto, depois do jogo frente à Académica e após a pausa para compromissos com as selecções:
Abril, dia 3, Benfica, na Luz; dia 7, Spartak de Moscovo, no Dragão; dia 10, Portimonense, no Algarve; dia 14, Spartak, em Moscovo; dia 17 ou 18, Sporting, no Dragão; dia 20 Benfica, na Luz, para a Taça de Portugal; dia 24, Setúbal, no Bonfim; e se passarmos os russos, continuamos assim, a jogar de três em três dias...

Meus caros amigos, se olharem para o calendário do F.C.Porto chegarão, como eu cheguei, rapidamente à conclusão, que é fundamental ganhar à Académica e ficar em condições de conquistar o título, principal objectivo da época, logo nas jornadas seguintes. O calendário aperta, são jogos uns atrás dos outros, com viagens longas pelo meio e numa altura em que o desgaste já se faz sentir nas pernas dos jogadores... mesmo que a gestão do esforço físico esteja, como está, a ser bem tratada pela equipa técnica e médica do F.C.Porto.
Assim, frente aos estudantes, que raramente são um adversário fácil e com o novo treinador ainda não perderam, temos de ultrapassar o cansaço, natural, de um jogo muito exigente, ser competentes e encarar a equipa da cidade do Mondego com o espírito correcto. Se o conseguirmos, ganharemos, porque somos melhores individual e colectivamente, estamos num bom momento e vamos ter um estádio cheio a apoiar. E depois, quando a cabeça está bem, tranquila, o suporte psicológico das vitórias conquistadas faz milagres e ajuda a superar tudo.
Vamos a isso Porto, vamos manter o rumo, conquistar a décima segunda vitória consecutiva, quarta do mini-ciclo de cinco, que o nosso treinador estabeleceu como objectivo e que termina a 3 de Abril, na Luz, frente ao clube do regime.

Um abraço