quinta-feira, 5 de maio de 2011

Contra tudo e contra todos lá estaremos…

Wallpaper de Manuel Costa, membro do blogue.

Esta foi sem dúvida a semana mais polémica, em quantidade de temas, dos últimos anos no futebol Português. Não só envolveu a 28ª jornada da Liga como foi de forma habilidosa envolver os jogos da Liga Europa.

Inúmeras as coincidências que a serem verdade só demonstram a burrice latente dos prevaricadores. Tantas coincidências… o Sporting fez o ruído que fez quando o árbitro até ajuizou bem os lances polémicos, curiosamente, até ficaram mais amarelos e vermelhos por mostrar a jogadores do Sporting, depois em Braga, assistimos a episódios caricatos… primeiro um golpe de karate que atingiu um jogador do Braga e não foi vermelho, depois as agressões do Fernando Couto, as fotos no balneário do famoso Bruno Paixão, o jogo acima dos limites da União de Leiria, as noticias no dia de segunda e terça-feira sobre estes acontecimentos e ontem, como se do Braga não se conseguisse espremer mais nada, ou o trabalho já estaria feito, eis que surge mais uma novela dos jantares do Pinto da Costa com árbitros, desta vez, num restaurante no Porto, bastante conhecido e desta vez com o arbitro do jogo, que curiosamente, até cometeu erros atrás de erros na primeira parte contra do FC Porto.

É caso para dizer, que alguém apostou forte, muito forte nesta Liga Europa é tenta não perder os milhões que apostou, a qualquer preço.

Sem qualquer tipo de ligação a este tema partilho aqui um link interessante (http://visaodemercado.blogspot.com/2011/05/breves-estara-o-benfica-por-detras-da.html) repleto de coincidências, quem sabe, não estaremos mais logo a comentar este mesmo link associado a frustrações clubistas por mais um insucesso!

Alheio a estas manobras de bastidores estão os jogadores, equipa técnica e toda a comitiva que partiu para Espanha, confiantes e ansiosos pela confirmação da presença em Dublin.

As notícias que o Villarreal ainda sonha com a final apenas servem para destabilizar o FC Porto. Quem viu o jogo da primeira mão não terá dúvidas da diferença de valor das equipas. Basta reparar no sector avançado, Falcão marcou, Rossi e Nilmar falharam. Já no defensivo, Helton e companhia susteram o poderio atacante do Villarreal, já os Espanhóis não tiveram capacidade de fazer o mesmo.
Ainda assim, é certo que o ambiente vai estar em polvorosa e espera-se um Villarreal a iniciar a partida com ritmo forte e agressivo à procura do primeiro golo bem cedo. Para isso nada melhor que um FC Porto à sua imagem, um FC Porto no seu esquema habitual, que possa pensar em marcar golos no campo do adversário. Se assim for, o FC Porto não só garantirá a presença em Dublin como se arrisca a somar mais uma vitória, que seria história pelo facto de ter ganho todos os jogos no campo do adversário este ano, para as competições europeias.

Villas Boas apenas tem como indisponíveis Fucile, Rafa, Belluschi e Mariano, este último por não estar inscrito. Infelizmente, nem Fucile nem Belluschi conseguiram recuperar a tempo, seriam sem dúvida duas opções fortes para este jogo.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, João Moutinho, Falcao, Rodríguez, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael e Otamendi

Outra notícia que tem sido pública é o facto de João Moutinho poder vir a ser poupado para este jogo, iniciando o mesmo no banco. Não seria absurdo de todo isso acontecer, uma vez que é o único jogador em risco para a final em Dublin.

Villas Boas não deverá alterar o seu esquema de jogo, mesmo com a ausência de Moutinho a confirmar, mas deverá integrar James Rodriguez que pela sua capacidade de jogar mais no meio poderá dinamizar a equipa a jogar em 4X4X2, sendo o apoio de Hulk e Falcão lá na frente. No meio campo, Fernando, Guarin e Ruben Micael deverão assegurar lugar no onze.

Equipa provável: Helton, Sapunaru, Alvaro, Otamendi e Rolando, Fernando, Guarin e Ruben Micael, James, Hulk e Falcão.

A equipa do FC Porto respira confiança, motivação e uma capacidade física surpreendente face ao aproximar do final da época e o número sucessivo de jogos face às boas prestações que a equipa tem tido. Outro dado que tem sido notado é a capacidade de finalização, retratada nos últimos jogos.

Independentemente do excelente resultado no Dragão, mais ainda por ter sido contra uma equipa forte, o FC Porto necessita de encarar este jogo com vontade de ganhar mas com inteligência necessária para fazer o jogo que lhe interessa face ao tipo de jogo que o adversário irá colocar no terreno.

Antevisão de Villas-Boas e Sapunaru:





O sonho de Dublin está perto, muito perto e chegou a hora da confirmação de todo o valor que esta equipa tem demonstrado, internamente e no estrangeiro.

A todos os adeptos que estarão presentes um sinal de apreço e que possam festejar juntamente com a comitiva a presença na final de Dublin.

O jogo está marcado para as 20:05 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto.
Ricardo Jorge

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Os escrotos encomendaram a notícia de ontem na "Maria" dos jornais espanhóis, tentando denegrir a nossa imagem, e tentar por em causa o mérito do resultado da primeira mão.

Aliás, são de uma falta de identidade e personalidade tamanha as declarações do treinador espanhol, que aqui reconheceu o nosso mérito na goleada «...Não podemos pensar que com 1-0 estava resolvido. Tivemos oportunidade de fazer o segundo e sofremos o empate. A partir daí viu-se o melhor Porto, com mais mérito deles do que demérito nosso. Com as suas melhores qualidades fizeram cinco golos.»

«Dominámos na primeira parte, jogámos bem, mas depois aquela jogada do Cazorla que não dá o segundo golo, é chave....A partir daí o Porto empatou e mostrou a sua velocidade, força, competência, o factor físico, os cabeceamentos... Não posso, agora, dizer que é justo ou injusto. Eles conseguiram-no.»

Agora após a notícia vem inventar lances em que não há razão de queixa passível de análise sequer, que terão prejudicado a sua equipa... É um treinador jovem e caiu na armadilha do ridículo.

Quanto ao jogo, espera-se um Villarreal com uma entrada forte e agressiva no jogo, para tentar na 1ª. parte marcar o máximo de golos possíveis para relançar a eliminatória. A nós Porto cabe-nos ter lucidez, sangue frio, pois a pressão já começou fora do campo e vai estender-se às bancadas sobre o árbitro. Temos de fazer um jogo de controlo, e temos plenas capacidades para marcar golos fora.

Villas-Boas, face a estas pressões deverá não arriscar colocando Moutinho em campo, à beira de exclusão por amarelos, embora Moutinho seja um jogador inteligente e emocionalmente equilibrado que não entra em quezílias.
Acredito na passagem à final e só uma hecatombe nos pode tirar a passagem a Dublin.

Abraço

Paulo

P. Ungaro disse...

Boas,

Estamos a um pequeno passo de mais uma final europeia. Com todo o merito, com um futebol do melhor que se tem visto este ano, uma concretização que os numeros falam por si ... no entanto mais uma vez nos querem derrubar fora de campo.
Claro que ja se sabia a importancia que teria uma equipa espanhola na final, mais ainda sendo o principal patrocinador lá da zona, só que estes energumenos não entendem que este tipo de guerrilha só nos torna mais fortes. E por isso agradeço-lhes desde ja.
Mais uma vez apelo á concentração, á raça e á nossa determinação para irmos lá vencer e mais uma vez convencer.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

É hoje, no El Madrigal, casa do Villarreal C.F., que o F.C.Porto pode carimbar o passaporte para Dublin e 7 anos depois, voltar a uma final europeia. Por tudo o que temos conseguido, cá dentro e lá fora, Liga Europa, onde contamos por vitórias todos os jogos fora de casa; porque estamos a jogar bem, motivados, moralizados, confiantes; porque alcançamos um resultado fantástico; parece coisa feita a presença do Dragão na capital da República da Irlanda. Mas não é e andará muito mal o F.C.Porto se assim pensar. Falta disputar um jogo, um jogo complicado, frente a uma equipa boa, que acredita e não é da boca para fora. Uma equipa que virá com tudo, que tentará marcar cedo, galvanizar-se, fazer história. A vantagem portista é óptima e goleadas a este nível, não acontecem todos os dias, mas para que não aconteçam surpresas desagradáveis, é necessário no El Madrigal, o melhor Porto, um Porto dos grandes dias, humilde, realista, concentrado, de fato de macaco vestido e com vontade e o espírito correcto. Se for assim, com mais ou menos sofrimento, estaremos em Dublin. Se vestirmos o fato de gala e jogarmos em bicos dos pés, corremos sérios riscos de ver a final pela televisão.
Posso parecer pessimista, mas como sabem, esta é a minha forma de ver as coisas. Megalomanias, fanfarronices bacocas, género, "somos os maiores, ninguém nos segura, só falta saber por quantos vamos ganhar...", não fazem o meu estilo e diz-me a experiência que esses, os que vão por aí, se as coisas correrem mal, são os primeiros a baixar o pau.

Um abraço