sábado, 21 de maio de 2011

Ultimo passo para fazer História…

O FC Porto, depois de no jogo mais fantástico da época ter assegurado a passagem à final da Taça de Portugal, tem amanhã a possibilidade de dar o último passo para fazer História no futebol Português.

É um facto que a época 2010/2011 tem sido marcada por inúmeros recordes históricos do FC Porto e do futebol Português em geral, mas em caso de vitória amanhã, o FC Porto conseguirá mais dois feitos, o clube Português com mais títulos da história de Portugal e pela primeira vez a tripla vitória consecutiva na Taça de Portugal. Para já, sem ainda ter jogado, o FC Porto estará pela 3ª vez consecutiva no Jamor e a lutar pelo título, feito que nunca tinha alcançado.

Terminada a polémica do local do jogo, deixar uma nota muito pessoal. O estádio do Jamor é provavelmente o estádio de futebol com a melhor envolvência, quer de paisagem quer de aproveitamento desportivo que conheço. É certo que não tem as melhores condições para receber finais ou outros jogos, tais como os da Selecção Nacional, contudo, não é com certeza Jorge Nuno Pinto da Costa o culpado por isso. Quem sabe, se em vez de se ter feito 10 estádios no Euro 2004, fossem feitos apenas 7, fosse possível nos 3 que se poupariam, ter remodelado e construído um autêntico complexo desportivo no Jamor, que albergasse as Selecções Nacionais e o histórico jogo da final da Taça de Portugal.

O futebol é transversal à Regionalização e o FC Porto cada vez mais tem de ser um clube nacional e consolidar como o maior representante de Portugal.

Depois de mais uma conquista na Europa, a 7ª, e de uma onda de festejos que durou 2 dias, o FC Porto regressou hoje aos treinos e as noticias não foram as melhores. Depois de ter sido o herói em Dublin Falcão irá falhar o jogo de amanhã, tal como Otamendi, ambos com problemas físicos. Já se sabia que Fucile, Rafa e Cristian Rodriguez irão estar de fora, mas nada fazia crer mais estas 2 baixas para amanhã.

Ainda assim a confiança e motivação está bem lá no alto e no grupo não se pensa em outra coisa que não mais uma vitória, a última vitória da época e a consagração que todos esperam obter no final do jogo.

Villas Boas convocou todos os disponíveis com excepção de Pawel, mas todos estarão amanhã no Jamor.

Lista de convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Fernando e Rúben Micael.

Ainda que Otamendi e Falcão estivessem disponíveis o FC Porto não deixaria o jogo de amanhã de ser de grau de dificuldade elevado. O Vitória de Guimarães tem uma equipa forte, não muito técnica mas uma equipa agressiva e aguerrida, movidos por uma onda de forte apoio que são os seus adeptos.

Curiosamente a última final que o Vitória de Guimarães disputou foi contra o FC Porto e curiosamente na época 1987-1988, época seguinte de sonho do FC Porto que continuo nessa época. Curiosamente, o FC Porto venceu e nas meias-finais tinha eliminado o Benfica.

Assim, esta equipa do Vitória de Guimarães tem amanhã a 5ª oportunidade de conquistar a Taça de Portugal e juntar assim o seu 2º título oficial da história. Curiosamente, o único título que conquistou foi a Supertaça em 1988, frente ao FC Porto e no jogo seguinte ao da última presença na final da Taça.

Como motivação extra, este Guimarães deverá contar com a presença de espírito do amigo Benfica, presença que se fez sentir no campeonato, sobretudo em Guimarães onde arrancaram um empate ao FC Porto e um dos maiores prémios de jogo para cada jogador.
Amanhã o Vitória para além de conquistar um título poderá igualmente impedir que o FC Porto passe o amigo Benfica no total de títulos oficiais de toda a história do futebol Português.

Villas Boas com as ausências de Otamendi e Falcão faz com que não se consiga prever como vai jogar no sector atacante. As hipóteses são jogar com Hulk no centro, entrando James para a equipa, ou apostar no esquema preferencial colocando Walter no centro. Dado o que tem sido a opção quando Falcão não está em campo, Hulk deverá assumir essa posição, permitindo ao FC Porto mais dinamismo no ataque, com Varela e James a trocarem simultaneamente de posição.

Na defesa, Maicon assumirá a posição de Otamendi, situação que já tinha feito no último jogo do campeonato, dessa vez por opção de Villas Boas.

Equipa Provável: Beto, Sapunaru, Alvaro Pereira, Maicon e Otamendi, Fernando, Guarin e Moutinho, Varela, James e Hulk.


Antevisão de Villas-Boas:


Final Taça Portugal antevisão AVB from Dragus Invictus on Vimeo.

Vão estar em maioria os adeptos do FC Porto, pelo que se espera uma grande festa de futebol, que se vai inicia bem cedo, num local magnífico, com uma temperatura de verão e todos esperemos com mais uma festa do FC Porto, que poderá terminar em grande estilo a época 2010/2011.

O jogo está marcado para as 17:00 horas e terá transmissão na RTP.
Força Porto.
Ricardo Jorge

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Amanhã os nossos jogadores podem mais uma vez fazer história, conquistando pela terceira vez consecutiva a Taça de Portugal, e juntar a conquista deste troféu ao da Liga Europa e ao de Campeão Nacional.

Espera-se um jogo aberto, pois o Guimarães por norma, é uma equipa de futebol mais de "jogo pelo jogo".

O Guimarães tem excelentes executantes no seu plantel, e só um Porto concentradíssimo, lutador e respeitando o adversário vencerá este "caneco".

Somos favoritos, mesmo sem Falcao e Otamendi, e estou convicto que vamos triunfar uma vez mais.

Que seja uma grande festa, com respeito entre adeptos e que o árbitro João "pode ser" Ferreira não estrague o jogo.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com